Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Da importância de múltiplos perfis de rede social para a atividade intelectual organizada

1) Para quem atua na rede social escrevendo, o pleno domínio da comunicação da leitura e da escrita é mais importante, quando se trata de discutir assuntos mais complexos, como política, economia, filosofia ou direito, a ponto de obter relevantes informações estratégicas.

2.1) Se tomar por base minhas experiências em uma rede de namoro como o Twoo, as conversas tendem a ser superficiais, mais básicas - o que não me é satisfatório, pois não atende minhas necessidades profissionais.

2.2.1) No facebook, onde exerço importante atividade intelectual, eu poderia perfeitamente recrutar gente da Alemanha ou da Polônia que seja católica e que esteja na linha de frente de modo a defender os valores tradicionais. Como muitos não têm a paciência de usar o google para traduzir o que escrevo em minha língua nativa, o português, e discutir o conteúdo que produzo, eu acabo não recrutando essas pessoas.

2.2.2) A comunicação por eles não será tão dinâmica, visto que terei que traduzir tudo o que produzi para o alemão ou mesmo polonês, o que demanda tempo. Por um lado, isso é bom, pois vejo que não posso misturar contatos; por outro lado, fico limitado a ter que tomar as amizades que posso dentro do meu cenário, onde a direita tem uma mentalidade conservantista e tacanha.


3.1.1) Enfim, eis algumas ponderações relativas à necessidade de criar múltiplas contas. Na conta onde falo polonês, eu falarei polonês; onde falo inglês, eu falarei inglês; onde falo alemão, eu falo alemão. Cada língua é uma faceta e um mundo novo, o que pede um perfil de trabalho diferente.

3.1.2) Como você serve a Cristo em um mundo diferente, geograficamente distante e espiritualmente alternativo, então você precisa usar seu conhecimento e sua autoridade de modo a criar uma integração ente as pessoas de tal maneira que o senso de tomar dois ou mais países como um mesmo lar em Cristo seja a expressão mais plenamente acabada dessa verdade, enquanto fundamento, uma vez que ela é universal, fundada no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Se você conseguir fazer esse trabalho, uma nova moeda é criada, com base no saber produzido a partir da reunião de diferentes realidades num único sistema pessoa e real, a ponto de você se tornar primeiro cidadão em Cristo desses dois mundos, ao bem servir a todos bem, dentro de suas próprias circunstâncias.
3.2.1) O fator unificante se de toda essa complexidade dá na minha pessoa real, coisa que só pode ser presenciada pelo ouvinte onisciente, já que o ser sincero reconhece a realeza de Cristo, a realidade das coisas fundadas na conformidade com o Todo que vem de Deus.

3.2.2) Unificar pessoas de línguas e culturas diferentes num mesmo perfil dá problema. Eis aí a nefasta influência do multiculturalismo num ambiente de rede social: circunstâncias diferentes pedem perfis de trabalho diferentes.

3.2.3) A reunião desses dados dispersos num único sistema pessoal e real só pode ser feita fora da rede e depois reintroduzida num outro perfil. E para isso, o conteúdo precisa ser traduzido e posto em nuances de tal forma que o alemão ou o polonês possam compreender o que digo para a minha audiência no Brasil e no mundo português, incluindo a chamada Lustiânia Dispersa.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de setembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário