Pesquisar este blog

domingo, 19 de maio de 2013

Dicas de Economia - Margem de Reserva Patrimonial e Margem de Financiamento


1) Atentem bem para a diferença entre a margem de reserva patrimonial e margem de financiamento

2) A margem de reserva patrimonial é aquilo que você tem e que vai ser usada pra te tirar de um eventual sufoco. Não pode ser dilapidada. Um exemplo: você tem 1000 reais. Dependendo da sua necessidade, você pode deixar uma margem de 50% a 80% de dinheiro como reserva (se optar por reserva de 50%, a outra metade, 500 reais, será usada para financiar seus projetos e interesses; se optar por garantir 80% - 800 reais -, você terá 200 para gastar no que quiser).

3) A margem de financiamento é aquilo que você reserva para poder investir, no sentido de satisfazer as suas necessidades. É o seu orçamento e se baseia no princípio de que toda entrada (decorrente das vendas, do salário, pro exemplo) corresponde a uma saída (decorrente das compras, por exemplo). Suponhamos que eu tenha 800 reais, já devidamente reservados, e que acabo de receber 120 reais decorrente da venda de alguma coisa - todas essa receita que recebi nas vendas vai para o meu orçamento; se eu gastar 90, sobram 30. Se não houver nenhuma necessidade adicional a satisfazer, a sobra vai automaticamente pra minha reserva,pois nunca se sabe o que vai vir amanhã para nós.
4) O que você vai gastar ou poupar vai depender de você. As margens de poupança e de financiamento que serão estabelecidas ao longo de sua existência neste mundo dependerão de você também. A margem é subjetiva, pois varia de pessoa para pessoa. Dependerá de bom juízo e de prudência para que o fruto do seu trabalho acumulado seja sabiamente usado, seja a seu favor, seja a favor de terceiros. Por isso sempre tenha Deus no coração, de modo a que possa fazer uma boa escolha.

5) Evite a avareza, no sentido de poupar por poupar. Seja generoso, sim, pois ajudar a quem precisa é muito bom. mas não seja insensato a ponto de dilapidar seu patrimônio, a ponto de cair em miserabilidade, de modo a ficar dependente da boa vontade dos outros, coisa muito escassa neste mundo. O verdadeiro sentido da capitalização moral está no sentido de saber fazer bom uso da riqueza e fazer boa destinação daquilo que será arrecadado, em razão do fruto do seu trabalho. Administrar bem o seu patrimônio implica promover o bem comum como a ordem do dia. Por isso, seja sensato e modesto nos seus gastos. O excesso e a imprudência são pecados, pois geram gravosos problemas para a alma humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário