Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Comentários sobre a diferença entre bens concretos e bens imaginários (da doutrina geral sobre os bens, de Carl Menger)

01) Carl Menger nos aponta que é preciso distinguir bens verdadeiros dos bens imaginários.

02) Os bens imaginários são aqueles que, segundo a crença geral e disseminada das pessoas em sociedade, satisfazem a necessidade humana, ainda que não estejam fundados na verdade. Exemplo disso são as drogas, os ídolos, os amuletos de sorte, as mandingas, a feitiçaria, a prostituição etc. Os povos primitivos são ricos em bens imaginários e são bárbaros por não conhecer a verdade em Cristo, já que a própria ciência tem a sua razão de ser nos fundamentos da fé cristã.

03) Nem toda opinião geral e disseminada em sociedade se funda na verdade, mas nas conveniências humanas, muitas das quais imaginadas, arquitetadas, planejadas, de modo a destruir ou relativizar a verdade. É preciso que se pesquise a causa que leve as coisas a satisfazerem as necessidades humanas no seu sentido mais pleno, de modo a que gere bem-estar e comodidade. O verdadeiro conhecimento científico se funda tanto na fé quanto na observação da realidade, mas nunca no modismo mundano.

04) Os verdadeiros bens atendem a 4 pressupostos:

A) Existem para atender necessidades humanas concretas, fundadas tanto no corpo, como na mente ou na alma humana. Essas necessidades é que fazem com o que os seres humanos tomem o seu país como um lar, pois isto é que dá sentido à vida. A necessidade de subsistir e a necessidade de existir como um ser vivente, livre e produtivo são as duas maiores necessidades que um homem possui. Não é só de pão que se vive - a palavra de Deus também alimenta.

B) Os bens devem possuir qualidades intrínsecas no tocante à satisfação dessas necessidades, bem como o reconhecimento de que esses bens vão fazer algum bem às pessoas. Em outras palavras, os bens devem ter utilidade. Sem isso, a vida não terá o valor que Deus quer que se tenha. Se os bens não servirem para te preparar para a vida eterna, então utilidade não terão.

C) A necessidade de que esse item, se possuído, vise a atender a essas necessidades. Este é o fundamento do direito das coisas. As coisas são possuídas porque são ocupadas, e por serem ocupadas é porque são úteis. Exemplo disso são as casas - elas servem para moradia, hospedagem, habitação provisória ou como local para prestação de algum serviço. A fé verdadeira é um serviço que exige um lugar apropriado para ser administrada, enquanto um remédio para a alma.

D) E o poder de dispor desse bem de modo a que essas necessidades sejam bem atendidas. Esta é a propriedade: ela é o poder de reunir os bens que estão dispersos no mundo e a ordená-los e integrá-los a um mesmo patrimônio, a uma mesma destinação, tendo por conseqüente a administração dos mesmos em doses homeopáticas, como se fosse um remédio para satisfazer a nossas necessidades. Exemplo disso são os sacramentos. Os sacramentos são divinos e foram confiados à Igreja para que fossem administrados junto à população, de modo a salvar os seres humanos do pecado e das vicissitudes do mundo.

05) A fé verdadeira, fundada na mais pura razão e no acontecimento de que Cristo nasceu, morreu por nós e venceu a morte, com a ressurreição, não é um bem imaginário. Ela nos revela um conhecimento verdadeiro, inestimável e insubstituível sobre o que é o ser humano - e isso é produto de verdadeira ciência.

06) O verdadeiro progresso material decorre fundamentalmente do fato de que o ser humano, através da doutrina cristã, conseguiu compreender o mundo a partir do momento em que começou a compreender os planos do Criador. É nesse sentido que se funda o dogma da infalibilidade papal, quando faz pronunciamentos ex catedra no tocante ao conhecimento da verdade revelada. Os dogmas são imutáveis porque se fundam em conhecimentos objetivos acerca da alma humana, enquanto criatura feita por Deus para ser a primazia da criação. Por ser isso, o homem é amado por Ele, a tal ponto que Este enviou seu Filho para expiar os pecados do mundo. Não existe sacrifício maior do que este.

07) Sem esse conhecimento da alma humana é impossível compreender o alcance e a natureza dos dons dos homens e o efeito que esses dons podem trazer de benéfico à sociedade, quando forem integrados de modo a uns servirem-se em função dos outros, através da interdependência. Sem essa integração desses dons, que se encontram nos indivíduos, não existiria um patrimônio comum de virtudes e defeitos para servir de parâmetro para o que é bom ou ruim, conforme os planos de Deus. Sem isso, não haveria livre associação, muito menos sociabilização.

08) A perda desse informação sobre a alma humana, a relegação arbitrária desse conhecimento para o esquecimento, é a causa de todo esse relativismo moral. O tecnicismo, enquanto conseqüência do divórcio entre a fé e o conhecimento técnico no sentido de satisfazer as necessidades humanas concretas, é o produto mais bem acabado desse relativismo moral que permeia hoje a sociedade. 

09) Essa relegação arbitrária se funda no amor em si, causa do pecado original. E, por conseqüência, esta é a causa do retorno do barbarismo e da ignorância, bem como dos bens imaginários. Isto é o gnosticismo, em essência.

Um comentário:

  1. 18/08/2012 3.696 - Mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz,

    Queridos filhos, sois preciosos para o Senhor e Ele vos ama. Abri vossos corações e aceitai Sua vontade para vossas vidas. Não desanimeis. A vossa vitória está nas mãos do Senhor. Confiai n’Ele que é o vosso Bem Absoluto e vos conhece pelo nome. Eu vim do Céu para chamar-vos à conversão. Sede dóceis. A humanidade precisa do vosso testemunho sincero e corajoso. Viveis no tempo das grandes tribulações. Buscai forças nas Palavras do Meu Filho Jesus e na Eucaristia. Não temais. Eu rogarei ao Meu Jesus por vós. Acalmai vossos corações. Quem está com o Senhor jamais experimentará o peso da derrota. Coragem. Dobrai vossos joelhos em oração e tudo acabará bem para vós. Os que estão em Toluca gritarão por socorro. Eu sou a vossa Mãe Dolorosa e sofro por causa dos vossos sofrimentos. Avante sem medo. Esta é a mensagem que hoje vos transmito em nome da Santíssima Trindade. Obrigada por Me terdes permitido reunir-vos aqui por mais uma vez. Eu vos abençôo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ficai em paz.

    APELOS URGENTES
    www.apelosurgentes.com.br

    ResponderExcluir