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quarta-feira, 25 de março de 2020

Notas sobre os primórdios das Zonas de Processamento e Exportação

1.1) Durante o tempo dos descobrimentos, os portugueses fizeram do sigilo uma obsessão. 
 
1.2) A maior prova disso é que as as feitorias, além de obter recursos exóticos que não eram produzidos em outros lugares no mundo, eram uma forma de se obter informações sobre as demais potências estrangeiras que assediavam os povos que estavam sob a proteção e autoridade de Portugal. Por isso, as feitorias eram instrumentos da inteligência militar e diplomática a serviço do comércio e da propagação da fé cristã.

2.1) Muitas pesquisas secretas foram conduzidas com base nas matérias-primas que eram obtidas a partir dessa política de sigilo que Portugal conduzia nos territórios que povoava ou que estavam sob sua proteção.

2.2) Essas pesquisas secretas levaram ao fabrico de muitos produtos artesanais, cujo valor agregado gerava ainda mais mais lucro, após a exportação. O maior exemplo disso é o vinho do Porto, que era feito da uva cultivada em Portugal com o açúcar cultivado no Brasil.

2.3.1) A própria produção de açúcar mesma foi conduzida de maneira secreta. Foi a partir dela que se uniu a atividade industrial e agrícola de modo a formar a primeira agroindústria propriamente dita: o engenho.

2.3.2) Graças a essa tecnologia, era perfeitamente possível estabelecer uma atividade econômica planejada. E esse planejamento se dava nas câmaras republicanas, onde as classes produtivas das cidades (através do princípio da concórdia entre as classes, tão bem apontado na encíclica Rerum Novarum) decidiam o que iam produzir em comum acordo de modo que todos se beneficiassem com a riqueza criada em comum. Uma espécie de plano diretor da cidade era estabelecido de tal forma que a matéria-prima criada na vila era processada nas guildas de artesãos das próprias vilas de modo a serem exportadas para outros países da Europa. E para isso se valiam da extensa rede comercial que Portugal construía nos quatro cantos do mundo, enquanto servia a Cristo em terras distantes, por conta daquilo que foi estabelecido em Ourique.

3) Os primórdios da ZPE (Zona de Processamento e Exportação) podem ser traçados a partir da teoria do sigilo dos descobrimentos portugueses e do protecionismo educador decorrente do fato de se tomar as terras recém-descobertas como um mesmo lar em Cristo, a ponto de os povos nativos serem tomados como também partícipes da missão de servir a Cristo em terras distantes.
 
José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 25 de março de 2020 (data da postagem original).

segunda-feira, 16 de março de 2020

Novos ensaios sobre a cegueira ou estudos para uma sociologia do absurdo

1) Interrogações insistentes são sintomas de histeria - sinal de que feri o ego de uma alma conservantista. A maior prova disso é que reproduzi o prefácio de Ernest Hambloch para a obra Sua Majestade, O Presidente do Brasil. O prefácio foi escrito em 1934. Acreditam que teve gente que viu nisso uma crítica ao bolsonarismo?

2) Ou o bolsonarismo renovou o presidencialismo ou isso é ignorância grosseira sobre o assunto. Não é toa que colho a reação das pessoas, através de suas interrogações insistentes e histéricas, como dados sociológicos que me servem de base para escrever os artigos que escrevo. Como não sei escrever literatura, isso me leva a elaborar uma sociologia do absurdo, já que a ignorância no Brasil não tem limites.

3.1) Ferir essas almas que conservam o que é conveniente e dissociado da verdade é a melhor forma de derrotar a esquerda, ainda que se digam de direita, nominalmente falando. Há pelo menos uns 500 tons de vermelho nesse verde-amarelismo - 1 para cada ano de quinhentismo.

3.2.1) Vamos ver com quantos paus-brasis se faz uma boa Cúria Romana, pois a república não passa de canoa furada.

3.2.2) Era através do pau-brasil que se extraía o escarlate que era usado nas vestes principescas do Cardeal, daquele que morreria por Cristo, imitando o exemplo dos mártires.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de março de 2020.

Por que o rico precisa vender tudo o que tem, quando se converte a Cristo?

1) Quando uma pessoa materialmente rica, que era cheia de si até o desprezo de Deus, é convertida em ubogi (em pobre que é amigo de Deus), a primeira coisa que ela faz é uma terra arrasada: ela vende todos os seus bens de modo a viver a vida sob a dependência de Deus (e o catolicismo, a conformidade com o Todo que vem de Deus, é exatamente isso).

2) Conforme vai progredindo na fé, mais ela é chamada para servir a outros ubogis. E a riqueza, neste ponto, é uma prerrogativa que é destinada para se servir ao bem comum. Se sirvo bem a Deus, então Deus faz de mim um príncipe (bogaty) de modo que eu sirva a outros Cristos-mendigos.

3.1) Quando a pessoa é cheia de si até o desprezo de Deus e é muito apegada a seus bens materiais, então esse processo de morrer para si de modo que Cristo possa reinar nessa pessoa é o mais doloroso, o mais difícil. É por meio desse processo que o biedny vira ubogi, pois a purificação se dá pelo fogo, pela dor, pois a verdade só se aprende conservando a dor de Cristo e não nos prazeres da vida material. Trata-se de um quase-exorcismo, pois é assim que os ricos deixam de ser uma classe ociosa e passam a ser uma classe produtiva, fundada em Cristo, visto que usam a sua riqueza e suas habilidades de estabelecer atividade economicamente organizadas de tal maneira que o Santo Nome de Deus seja publicado em terras distantes, seja aqui no Brasil ou mesmo nos confins da Amazõnia, ou até mesmo na Lusitânia Dispersa.


3.2.1) O verdadeiro homem cristão se purifica no fogo e é forjado ao longo dos anos.

3.2.2) Tal como o bronze, ele precisa ser o espelho da forma e o vinho da mente de Cristo. Como é o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem que vive nessa pessoa, sua vida pessoal será um verdadeiro evangelho, um verdadeiro tributo em sangue que deve ser dado a quem derramou seu sangue na cruz pelo perdão de nossos pecados. Só assim que conservamos a dor de Cristo, a ponto de sermos conservadores.

3.2.3) Se não temos a serva do Senhor como a nossa mãe e advogada, como daremos testemunho da verdade, a ponto de estarmos à direita do Pai?


José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de março de 2020.

Da fraqueza moral e espiritual dos conservantistas, quando se trata de combate moral e espiritual

1.1) Conservantistas não passam de falsos bravos.

1.2) Ainda que recebam uma boa injeção de testosterona espiritual - por meio do sebastianismo que move esta terra, que por sua vez é movido através da ação do Espírito Santo, constituído na forma de Império e que foi enviado de modo a fazer a obra de Cristo, tal como foi estabelecida em Ourique -, eles não passam de um incrível exército de Brancaleone. Se a guerra for prolongada, posto que se funda na eternidade, a moral deles fica arrefecida, pois tudo a eles se reduz a razões pragmáticas, pois só sabem conservar o que é conveniente e dissociado da verdade.

2) Se o sebastianismo é injeção de testosterona espiritual, então é fundamental que alma esteja muito bem alimentada na verdade, por meio de eucaristia. Esta guerra contra a república e contra a mentalidade revolucionária é uma guerra espiritual - e ela tem que ser ganha através da freqüência assídua aos sacramentos.

3.1) A instrumentalização do sebastianismo com o intuito de conservar o que é conveniente e dissociado da verdade não torna um biedny um ubogi.

3.2) O biedny pode ser rico ou pobre, mas não é amigo de Deus - e para ser amigo de Deus, ele precisa se emendar. E para isso é preciso combater.

3.3.1) O combate é um ato de amor - lutamos para que nossos inimigos se emendem e se convertam.

3.3.2) Quando eles se emendam, ele viram ubogis - e conforme vão progredindo na fé, vão se transformando em bogatis, pois a verdadeira riqueza vem de Deus e ela foi feita para servir ao bem comum de modo que amemos e rejeitemos as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, na conformidade com o Todo que vem de Deus.

3.3.3) O homem cheio de si até o desprezo de Deus precisa ser destronado de modo que Deus reine nessa pessoa - e se essa pessoa ocupa cargo importante, Cristo reinará nessa nação.
 
José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de março de 2020.

Por que minha rede social online não decorreu da minha base social real?

1) Em qualquer sociedade sadia, toda base social online começa a partir de uma base social real. Você adiciona pessoas que conheceu na vida real, pessoas que têm realmente algo a acrescentar.

2) No meu caso, eu nunca encontrei pessoas que fossem realmente amigas do conhecimento. Eu sempre encontrei imbecil pelo caminho. No colégio, sempre fui vítima de bullying, por ser muito diferente dos outros, por conta de gostar muito de estudar.

3) Essa geração que me achincalhou no colégio chegou à faculdade junto comigo (não eram as mesmas pessoas, mas tinham mais ou menos a mesma idade que a minha). Muitas se tornaram esquerdistas. Apenas um colega daquela época está aqui: Heitor-Serdieu Buchaul. Ele é o único que conheci pessoalmente antes da vida online.

4) Da vida online, eu conheci o Helleno De Carvalho e o Felipe Lamoglia. Ou seja, do universo de mais de 500 pessoas, eu conheço apenas 3. Não dá nem 1%.

5) Não faz sentido, portanto, argumentar que deleto uma pessoa "do bem" ou "do mal", haja visto que não convivi com essas pessoas. As que conheci pessoalmente antes da vida online, eu nem as adicionei - além não terem nada a acrescentar, eu também não sou masoquista.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de março de 2020.

Notas sobre o bolsonarismo enquanto suposta (ou pretensa) renovação do absolutismo presidencial

1.1) Uma coisa que tem me chamado a atenção é a ignorância do brasileiro com relação à sua própria História. 
 
1.2) Quando ofertei o livro Sua Majestade, O Presidente do Brasil - que é uma crítica ao presidencialismo, aos males que esse tipo de regime sempre praticou -, nego pensou que fossem críticas ao Bolsonaro, ignorando todos os outros que lhe antecederam.

2) A impressão que tenho é: ou ele renovou o presidencialismo (a ponto de todos os presidentes anteriores se reduzirem a meros pavimentadores de caminho para ele, a ponto de ser uma espécie de Messias do regime,  justamente por ter Messias no nome - o que é uma baita ignorância da realidade) ou deve ser algum tipo de ignorância mesmo. E conservar isso conveniente e dissociado da verdade é estar à esquerda do Pai.

3.1) Uma pessoa como Loryel Rocha, se visse o que presenciei na minha página de escritor (de pessoas fazerem várias interrogações insistentes em razão do prefácio que Ernest Hambloch fez para a obra, escrita em 1934), apostaria na tese de que o presidencialismo estaria sendo renovado a base de muita injeção de sebastianismo, uma espécie de testosterona espiritual, fundada no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.

3.2) Mas a verdade é que nem o presidencialismo, nem o parlamentarismo branco prosperarão no Brasil, dado que esses regimes conservam o que é conveniente e dissociado da verdade.

3.3.1) O Brasil foi feito para servir a Cristo em terras distantes, tal como foi estabelecido em Ourique. E por isso, o primeiro cidadão do Brasil (o príncipe de Bragança, que é vassalo de D. Sebastião desde seu desaparecimento em Alcácer-Quibir), governa o Brasil enquanto ele não retorna de seu exílio, já que D. Sebastião é o verdadeiro rei - por isso, sucessor de D. Afonso Henriques, vassalo de Cristo.

3.3.2) Por essa razão, o regente - uma figura mais precária que o vassalo - deve ser mais fiel a Cristo tanto quanto o verdadeiro ungido, até porque é figura provisória. Ele deve ser leal na missão de servir a Cristo em terras distantes, dando continuidade a esse serviço público estabelecido de modo a propagar a fé Cristã.

3.3.3) Como o metal da coroa não se corrompe em razão da verdade que pesa sobre a cabeça do soberano, já que honrá-la em nome de Cristo é de grave responsabilidade, é bom que o vírus coroado (o "coronavírus") se propague pelo bem de todos nós, em toda a América Portuguesa. E isso certamente afetará Portugal e os antigos domínios de Além-Mar, incluindo a Lusitânia Dispersa.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de março de 2020.

Como cordeiro enviado em meio aos lobos - notas sobre a natureza da minha rede social

1) Há quem me diga: "Dettmann, você deletou fulano, que é uma pessoa do bem..."

Eu respondo:

2) Ao contrário da maioria dos meus contatos, minha base social online não decorreu de colegas de colégio, de colegas de faculdade, de colegas de trabalho ou mesmo de pessoas de minha própria paróquia. Só uma ou outra pessoa é que conheci pessoalmente, enquanto todas as demais eu conheci online, fazendo o trabalho que sempre fiz aqui.

3.1) Quando deleto alguém, não deleto por conta de caráter, pois não tive a oportunidade de conviver com esta pessoa num certo ambiente por um certo tempo, como a escola, a faculdade ou o ambiente de trabalho. Eu geralmente deleto por divergência de idéias. Não é da minha natureza brigar - por isso, prefiro me afastar por um tempo para só depois voltar.

3.2) Outro exemplo é quando vejo a pessoa apoiar certas coisas que condeno e sinto que não tenho competência para chamar a atenção da pessoa de modo que ela se emende, visto que ela se fechou demais para a verdade ou está fazendo o jogo dos vermelhos. Para estas situações, deixo-a quebrar a cara sozinha de modo que ela busque se reconciliar com Deus primeiro para só então se reconciliar comigo.

3.3) Em geral, eu olho para o que a pessoa mais ama: se a pessoa está conservando alguma conveniente e dissociada da verdade, isso é indicativo de que devo me afastar. O conservantismo é caminho do demônio. E mesmo que a pessoa seja "do bem," o respeito humano por um conservantista pode ser um verdadeiro câncer, um verdadeiro veneno.

4.1) O único local onde vocês podem me encontrar é na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Pechincha. Estou sempre lá aos domingos, à noite. Nunca fugi de uma conversa olhos nos olhos, com Deus como testemunha.

4.2.1) Como muitos são de outros lugares do Brasil e só buscam os lugares mais badalados do Rio de Janeiro, certamente acabam não levando em consideração esta parte do Rio menos nobre da qual eu faço parte - o que só confirma o que venho falando a respeito do conservantismo.

4.2.2) Se viessem por conta do que faço, eu garanto que passaríamos um bom tempo conversando e nos entendendo. Mas esse tipo de coisa não vai acontecer, pois isto é para poucos, para os destemidos, para os que servem a Cristo em terras distantes, tal como foi estabelecido em Ourique.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 15 de março de 2020.