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sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Como os entrepostos contribuem para distribuir o senso de se tomar o país como se um lar em Cristo em escala continental?

1) Se prestação de serviço leva à aproximação, então ela é uma forma de se cumprir aquilo que foi edificado em Ourique: ir servir a Cristo em terras distantes.

2) Em tempos em que a prestação de serviços à distância se dava por meio de via terrestres, cidades eram fundadas de modo a colaborar com as cidades prestadoras de serviço de modo a que chegassem ao seu destino. Muitas cidades que serviam de entreposto das metrópoles eram colônias, pois seus moradores tinham ligação com essa cidade por meio de laços de parentesco.

3) Quanto mais longa for a rota comercial, maior a necessidade de entrepostos. Além de servirem de locais de descanso dos tropeiros, das caravanas, isso estimulava a economia local a atender os tropeiros em sua missão. E isso ajuda a que um país seja tomado como se fosse um lar numa escala continental.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2016.

Marcar os pares nas postagens é uma marca de pessoalidade (e na rede social isso é capaz de ir além disso, por meio da mão invisível de Deus)

1) Desde que comecei a marcar meus pares nas postagens de facebook, e faço isso toda vez que falo algo importante, o número de pessoas interessadas naquilo que estou a dizer aumentou consideravelmente. Afinal, o que escrevo se funda no fato de servir a Cristo em terras distantes, pois o que se funda na verdade não pode ser negado. Trata-se de uma atualização do que foi estabelecido em Ourique para os tempos atuais.

2) O lado bom de marcar os pares nas postagens em que tenho algo de relevante a dizer é que eu prezo a audiência que eles me dão, uma vez que eles amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento - além disso, você faz do mural deles seu próprio mural, uma espécie de entreposto moral feito de modo a que todos os que prezam o pensamento de meu par passem a prezar o meu também. Além de ser uma poderosa forma de continentalização de almas, isso cria um poderoso mercado moral, visto que mais gente passará a colaborar comigo naquilo que eu mais precisar.

3) Marcar meus pares mais importantes nas postagens em que falo algo de importante é uma boa estratégia para se semear consciências, pois é preciso colonizar outras terras a partir de outros murais. Afinal, é preciso falar a verdade, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus, a toda criatura por Ele amada.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2016.

Notas sobre a importância de rastrear as idéias de um autor

1) O professor Olavo aconselha rastrear sempre a origem da informação, ou seja, conhecer o autor de primeira mão da idéia.

2) Isso é importante, pois é como encontrar o rio. Se o rio for venenoso e se você não for capaz de purificar as águas desse mesmo rio, é melhor você se servir de alguém que lhe sirva de aqueduto, de porto seguro para você assimilar o que há de melhor dele sem que haja perigo de sofrer os malefícios próprios de quem semeia má consciência em você.

3) É preferível, pois, aprender de um autor sem precisar lê-lo diretamente. E para isso você deve buscar bons comentaristas, se a fonte for venenosa pra você.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2016.

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A imitação indireta de autores famosos te protege do contágio direto com o que é venenoso desse autor, evitando que você tenha má consciência

1) Quando você aprende sem precisar ler, de certa forma, por osmose, você imita aquele que está a imitar algum autor famoso, uma vez que este intermediário leu diretamente da fonte - e esse autor intermediário é como um aqueduto, pois ele te serve as águas límpidas da fonte da sabedoria. E isso é economia de tempo e de esforço, caso este que lhe serve de intermediário for uma pessoa honesta e confiável

2) Quando você imita indiretamente algum autor famoso, você pega esse autor famoso já mastigado, pois somente aquilo que ele tem de bom é reproduzido na imitação, uma vez que os defeitos deste autor indiretamente imitado foram corrigidos pelo intermediário. Se esse autor famoso - quando for diretamente lido por você, ao ler direto da fonte - te induz a pecar ou começa a semear má consciência em você, é conveniente e sensato manter uma certa distância dele, a partir da presença de um autor intermediário que é imune à má influência, uma vez que este autor intermediário purificará a água, tornando-a potável, própria para o consumo.

3) Exemplo disso: tendo a imitar indiretamente o professor Olavo - e a base de imitação são os melhores alunos do Olavo que comentam o que ele diz. A forma diluída do pensamento do Olavo é que nem homeopatia, pois só o que tem de melhor dele passa - e o que não é bom não é aproveitado, uma vez que isso não vai causar mal algum.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2016.

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O verdadeiro direito das obrigações nasce do direito que é próprio dos compromissos

1.1) Em Direito, obrigações se fundam com base na oferta e na demanda e se pautam pelo interesse econômico, uma vez que o prestador do serviço está interessado apenas no dinheiro e tende a impessoalizar os serviços, sem olhar o coração ou o caráter das pessoas, muito menos a ideologia das mesmas. 

1.2) Numa ordem descristianizada, a expressão "fazer o bem sem olhar a quem" tem seu sentido completamente esvaziado, uma vez que o mau pode ser mascarado, promovido e vendido como se fosse algo bom. Além disso, se um contrato for quebrado, haverá conflitos de interesses qualificados pela pretensão resistida - e isso pede a intervenção da justiça, levando a um aumento do processo de judicialização da vida social, uma vez que a fraternidade universal, fundada em Cristo, simplestente não existe.

2) Devemos separar o conceito de obrigações do conceito de compromisso.

2.1) Em Direito Natural, as verdadeiras obrigações se fundam na Aliança do Altar com o Trono, edificada em Ourique. Estas coisas são necessárias - sem elas, o processo de tomar o pais como se um lar em Cristo perde o seu completo sentido. Por isso mesmo, o verdadeiro direito das obrigações se pauta naquilo que se funda no bem que é capaz de edificar por si mesmo ordem pública.

2.2) Já o compromisso se funda em direito pessoal, na ordem fundada no mundo interior, coisa que é no mundo que se dá da porta de casa para dentro, a intimidade. Todo aquele que serve a seu semelhante, no sentido de ensiná-lo a tomar o país como se fosse um lar em Cristo, o faz levando o seu irmão em consideração, como se visse nessa pessoa a figura de Cristo.

2.3) O compromisso transcende o mundo interior, atinge a vizinhança e ganha a cidade, posto que prepara o caminho para os grandes compromissos constitucionais que levam o país ser tomado como se fosse um lar - o que leva a uma obrigação, seja por força de lei natural, seja por lei positiva fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus (natural right, como dizem os ingleses). Dentro destes termos, o compromisso é o germe da obrigação, pois ele edifica uma liberdade sólida, fundada em Cristo, e não uma liberdade líqüida, voltada para o nada, uma vez que liberalismo não é libertarismo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2016.

Como a engenharia genética pode imitar o cinema?

1) Se o DNA é uma seqüência de códigos genéticos, então a engenharia genética não é muito diferente do que ocorre no cinema: corta-se uma seqüência aqui e edita-se uma outra seqüência ali e acolá. E neste ponto a vida biológica imita o cinema.

2) Se o cinema, hoje, é engenharia social, então a engenharia genética vai se tornar, num futuro não muito distante, engenharia biológica, fazendo da eugenia e do transumanismo algo mais nefasto do que ideologia de gênero.

3) Acham isso absurdo? Então joguem o jogo Sid Meier's Alpha Centauri. Não só livros servem de instrumento para imaginar as possibilidades de ação; os jogos eletrônicos também são um importante instrumento para ver o que está sendo imaginado, uma vez que o que foi imaginado deve ter partido de uma coisa que existe no plano da realidade. Afinal, projetistas de jogos lêem de tudo um pouco - e pegam o que há de interessante de modo a compor um jogo, mais ou menos ou como um compositor de música faz: ele ouve boas músicas, de todo o tipo de gênero.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2016.

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As possibilidades de ação política precisam ser imaginadas, por mais absurdas que estas sejam (notas sobre a relação entre política e literatura)

1) Se política implica possibilidades de ação, então essas possibilidades pelo menos precisam ser imaginadas primeiro. Por isso, é preciso vermos a literatura de um povo, de modo a vermos como anda a visão de um povo, tanto a real quanto a imaginada. O que está sendo debatido no Parlamento é um espelho de sua literatura.

2) A maior prova disso é que Katherine Verdery falou, em seu artigo "Para onde vão as nações e o nacionalismo?" em nações homossexuais (sic). Isso no ano 2000, numa época em que isso não existia, no plano da realidade. Hoje, já existe isso - ao longo do meu mural, eu já coletei reportagens esparsas sobre o tema.

3) É por isso que devemos ler a literatura comunista, uma vez que a imaginação está sendo toda ditada por eles. E como disse Albert Camus, o absurdo, por mais absurdo que seja, é a primeira verdade, mesmo que neste processo esteja toda uma sabedoria humana dissociada da divina manipulando todo o processo imaginário de modo a que o senso de conservar o que é conveniente e dissociado da verdade seja distribuído entre os ingênuos, os mais incautos, que lêem um livro mais como um passatempo, como um hobby.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro de 28 de janeiro de 2016.

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