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quarta-feira, 27 de abril de 2016

Do escritor como um agricultor cultural

"Providing for body and soul can be a heavy responsability" (frase tirada da classe Patron, constante do jogo The Guild 2)

Eu digo mais, quanto ao ato de escrever:

1) Alimentar meus pares com dizeres que edificam a consciência é fornecer alimento para a alma. É uma responsabilidade tão tremenda quanto a do camponês que passa o tempo arando a terra.

2) O escritor, dentro da seara cultural, é também um agricultor: um agricultor de almas.

3) Quando almas são formadas dentro da conformidade com o Todo que vem de Deus desde o berço, menor a probabilidade de o mal pescar os virtuosos para o pecado, de modo a conduzi-los ao Cabo das Tormentas, para a perdição eterna. É um trabalho tão importante quanto o de pescar almas, tal como se fazia com os pagãos e os gentios.

Da relação entre nacionidade e hospitalidade

1) Quando se vai para um outro lugar, é preciso que se tenha em mente de que aquele lugar para onde se vai será sua morada, dentro daquela circunstância. Mesmo que a circunstância seja temporária, o lugar deve ser tomado como se fosse um lar, enquanto esta for sua circunstância. É mais ou menos a lógica do poeta Vinícius de Moraes: que isso seja infinito enquanto dure. 

2.1) Eis aí a grande diferença do hostel para o hotel. 

2.2) No hotel, a coisa é fundada de maneira impessoal, fundada no amor ao dinheiro: como foi feito para turismo de negócios, ele é perfeito para turismo em áreas onde a impessoalidade é a norma do dia, como as grandes cidades.

2.3) Em lugares mais familiares, em lugares onde não existe a impessoalidade, o senso de tomar o lugar como se fosse um lar se faz mais necessário. E isso leva necessariamente à hospitalidade.

2.4) A casa onde moro, o meu mundo interior, é o lugar onde desenvolvo as verdadeiras amizades. Caso um contato meu de internet esteja querendo fazer alguma coisa de relevo no Rio de Janeiro, ele pode simplesmente se fixar na minha casa pelo tempo que for necessário. Ele come minha comida, pode usar minha biblioteca e dorme num quarto de hóspedes - além disso, é próprio do Cristão dividir as coisas com os irmãos necessitados. Tão logo ele cumpra a sua missão, ele volta pra casa e acerta as contas comigo.

2.5) A hospitalidade e a nacionidade caminham juntas. 

2.6) Como isso é conforme o Todo que vem de Deus, o serviço hospitaleiro deve ser recompensado, levando-se conta o tempo que meu hóspede passou em minha casa e o quanto esta casa foi crucial para o desenvolvimento de sua atividade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de abril de 2016.

Matérias relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/12/notas-sobre-hospitalidade-uma-visao-que.html

Engenharia genética e o processo de proletarização do campo

1) A natureza fornece alguns recursos importantes, como certas espécies de vegetais que podem ser usadas em agricultura. Elas são pegas a partir de plantas selvagens.

2.1) Ao longo da civilização, a agricultura constituiu-se uma atividade basilar, pois fornecia todos os bens necessários para o atendimento das necessidades humanas. Do trigo vinha a farinha - e da farinha, combinada com água e outros bens complementares, temos o pão. Graças a isso, a classe camponesa, na Idade Média, adquiriu um poder político muito grande.

2.2) Com a engenharia genética, um novo tipo de bem complementar surgiu: a espécie geneticamente modificada. Da competição do modelo geneticamente modificado com a espécie domesticada, a espécie domesticada terminará extinta - logo, a cultura do colonato terminará escrava de empresas inescrupulosas que trabalham com engenharia genética, como a famigerada Monsanto. Da mesma forma, todo o conhecimento que se tinha por conta da cultura do colonato se perderá, por conta do progresso fundado na ganância, causa da entropia.

2.3) Essas espécies geneticamente modificadas forçam uma atividade agrária organizada tal qual uma fábrica, o que leva a se especular com comida, o que é um pecado contra a Doutrina Social da Igreja, pois querem proletarizar o campo da mesma forma como fizeram na cidade. Se o campo for proletarizado, haverá poder de vida e de morte sobre os que moram na cidade, pois a cidade é um eco-sistema dependente do campo, o que acaba gerando uma luta de classes mais ampla, de proporções gigantescas: campo x cidade.

3.1) Para haver engenharia genética dentro da conformidade com o Todo que vem de Deus, todo esse conhecimento deve estar nas mãos das famílias da forma mais ampla possível, através do distributivismo. Famílias sensatas preservarão suas espécies domesticadas e usarão espécies geneticamente modificadas de modo a colonizar novos ambientes onde a produção agrícola de certos gêneros não era possível, o que expande a fronteira agrícola e o senso de se tomar o país como se fosse um lar.

3.2) Se a genética veio a partir de um padre, então a engenharia genética deve se pautar por postulados próprios da conformidade com o Todo que vem de Deus e não trair tudo aquilo que há de mais sagrado.

sábado, 23 de abril de 2016

Notas sobre como o libertarismo esvazia tudo aquilo que decorre da dor de Cristo

1) Aqui no Pechincha, onde eu moro, sempre soltam fogos de artifício, por conta do dia de São Jorge.

2) Eles não estão comemorando a bravura e o martírio de São Jorge, por lutar contra o mal de modo a defender a fé em Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida - na verdade, o que esses macumbeiros comemoram é o artigo 5º da Constituição de 1988, que garante a falsa liberdade de se crer no que quiser, ainda que isso esteja dissociado da verdade.

3) O libertarismo esvazia culturalmente tudo aquilo que decorre da dor de Cristo e só conserva o que é conveniente e dissociado da verdade. Por conta disso, acaba edificando liberdade para o nada.

4) Combater isso é crucial para se combater a mentalidade revolucionária e restaurar a Aliança do Altar com o Trono estabelecida em Ourique.

Sobre o voto censitário

1) Se a pessoa tem renda que decorre de trabalho, isso é sintoma de responsabilidade. E quanto maior a renda decorrente do trabalho, maior a responsabilidade de se fazer uma boa escolha. Por isso que o sufrágio era restrito - se fosse universalizado, a escolha irresponsável era certa.

2) Quando se faz uma má escolha, a renda per capita da população cai. E um dos sintomas de progresso material da população e de sua liberdade está na renda per capita.

3) O problema do voto censitário está quando o grosso da renda está concentrado em poucas mãos, quando o poder de usar, gozar e dispor é dominado e concentrado por todos aqueles que amam mais o dinheiro do que a Jesus Cristo. Além disso, há um outro problema: a política se reduzirá a aspectos econômicos - os aspectos morais deixarão de ser levados em conta, uma vez que há na sociedade a falsa noção de que a fraternidade universal inexiste e que a riqueza é um sinal de predestinação, de virtude, o que certamente prepara o caminho para o comunismo.

Os caminhos criados pelo Espírito Santo são criados de maneira improvisada, mas sólidos e seguros

1) Uma mente inspirada na conformidade com o Todo que vem de Deus - por estar amparada em sólidos princípios morais, em sã doutrina e em uma boa teoria - pode escrever sobre coisas de maneira improvisada, sem planejamento algum - e a coisa terá o selo da bondade, pois escrever para os outros é um ato de caridade e isso geralmente é atribuído ao Santo Espírito de Deus.

2) Uma leitura ou outra serve de referência, mas só no Espírito Santo é que fazemos as pontes de modo a que possamos construir os caminhos necessários de modo a encontrar o verdadeiro tesouro: o saber.

3) O processo de construir, de inteligir essas pontes, está na empiria - quanto mais experiência você tiver na vida reta, na fé reta e na consciência reta, mais você poderá extrair o que há de bom em cada leitura. 

4) Não adianta ler 80 livros se você não estiver devidamente inspirado. Uma vez feito esse trabalho, depois vem a transpiração - tal como vemos na tradução ou na revisão do texto, de modo a que ele fique gramaticalmente correto.

Sobre o fato de ser guiado pelo Espírito Santo

1) É verdade que o Espírito Santo, tal como o vento, sopra onde quer - mas, ao contrário dos seres com vocação para biruta de aeroporto, quem se deixa ser inspirado por Ele sempre acha um caminho, de modo a estar em conformidade com o Todo que vem de Deus.

2) É como o bandeirante - caminhando e explorando esses caminhos que encontra, sempre encontrará verdadeiros tesouros. E esses tesouros são espirituais, pois valem mais do que ouro e prata.