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terça-feira, 27 de outubro de 2015

Dando uma de Fábio Salgado de Carvalho

1) O apátrida nascido nesta terra não respeita a ortografia dos nomes das pessoas - até porque é um bárbaro que toma o país como se fosse religião de Estado e não se incomoda muito com a questão de o  Estado legislar a seu bel-prazer sobre a língua, já que se contenta com o conhecimento disponível, com aquilo que é permitido por esse mesmo Estado para se ensinar a toda população, coisa que é nas conveniências deste Estado, que por sua vez são fundadas em sabedoria humana dissociada da divina. Eu já cansei de ver gente escrever "Octávio" ou Otávio, em vez de escrever Octavio, que é a verdadeira forma, na ortografia antiga.

2) Se ele escreve Wojtyla, em vez de Wojtyła, imagine agora o nome da nova primeira-ministra da Polônia, que é Beata Szydło?

3) Certa vez, um certo alguém escreveu Dabrowski, em vez de Dąbrowski, como deve ser. É como escrever "lingüiça" sem o trema e a cedilha. Quando chamei a atenção dele, ele preferiu conservar o que é conveniente e dissociado da verdade: a ignorância. E aí tive de bloqueá-lo.

4) Se o Fábio Salgado de Carvalho ralha zé-povinho por um erro de vírgula, agora eu vou ralhar vocês quando errarem nomes poloneses (estou brincando, não vou fazer isso com vocês - afinal, não sou arrogante como ele).

5) Eu tenho boas razões para chamar a atenção de vocês, pois vocês estão tratando a forma certa de escrever com indiferença, o que faz com que os revolucionários destruam a língua portuguesa a seu bel-prazer. Não seria melhor vocês me perguntarem como se escreve a forma correta do meu nome ou a de um nome polonês? Eu estudei polonês e estou aqui para ajudar. Perguntar como se escreve o nome certo de uma pessoa é uma forma de demonstrar empatia pelos outros, pois isso é tomá-la como um espelho de seu próprio eu, coisa que é conforme o Todo que vem de Deus.

6) Uma mera pesquisa no Google já mostra como se deve acentuar corretamente. E preocupar-se em escrever o nome corretamente de uma pessoa é tentar ver nela um espelho de seu próprio eu  - por isso que sempre me preocupei em escrever corretamente o nome das pessoas.

7) Enfim, essa indiferença com a qual se trata a ortografia é o que faz com que eu chame a maioria dos nascidos nesta terra de apátridas - e é por conta disso que este país não vai pra frente, pois muitos agem fora da missão que o Crucificado nos deu por força de Ourique. Os apátridas são muitos - e os brasileiros somos poucos. E depois ficam ofendidinhos, quando chamo as coisas pelo seu verdadeiro nome - no fundo, eu tenho razão para dizer isso, pois eu busquei a verdade e ela me libertou.

Ver também:

1) Mais sobre a cultura da indiferença praticada pelos apátridas: http://adf.ly/1QgHsX

2) Um subsídio para a sociologia da apatria: http://adf.ly/1QgI6p

3) Como detectar o conservantismo nas menores atitudes? http://adf.ly/1QgIIX

4) Não se pode ser condescendentes com os conservantistas: http://adf.ly/1QgIjG

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2015.

Eis um debate importante que me aconteceu

Tiago Barreira:

01) Creio que exista uma diferença entre a remuneração dos serviços prestados aos amigos, fundada no mercado pessoal, e aquela prestada no mercado impessoal - neste segundo mercado não se pode esperar um retorno certo da ajuda dada a alguém, posto que você não conhece a pessoa, a ponto de incorporá-la ao seu mundo interior - e há momentos e circunstâncias em que esta integração se torna inviável. Eis ai o momento em que a impessoalidade se torna um fator de risco e fonte do conflito de interesses qualificado pela pretensão resistida.

02) Tenho dúvidas, por exemplo, quanto ao atendimento das necessidades humanas em um mercado pessoal, pois no mercado impessoal é possível se fazer promessas claras e objetivas e a violação da promessa leva a uma punição legal.

03) Tendo a ver o mercado pessoal como se fosse um casamento - é muito difícil manter o atendimento de expectativas mútuas entre um casal, ainda mais onde os papéis de cada um estão cada vez mais confusos e obscuros. 

04) Afinal, não há cristalização mais clara das trocas pessoais como há na instituição do casamento, que é uma das mais antigas da sociedade. Por isso que a economia fundada nas relações familiares tende a ser a base do cristianismo - por isso que a regra basilar do distributivismo é a amar a sua família - e isso implica amar o próximo como a si próprio sistematicamente. 

José Octavio Dettmann:

01) Esta dúvida que você tem aponta para a existência de dois mercados: o mercado pessoal descristianizado, em que todos têm a sua própria verdade, e o mercado pessoal cristianizado, cujas leis de lealdade e reciprocidade se dão na carne, na conformidade com o Todo que vem de Deus.

02) No mercado pessoal descristianizado, nós temos toda uma economia voltada para o ativismo revolucionário. É o capitalismo a serviço da mentalidade revolucionária, voltado para tornar qualquer utopia fundada em sabedoria humana dissociada da divina possível. Essa edifica ordem herética.

03) Toda economia personalista fundada numa liberdade fora da liberdade de Cristo é a economia da mentalidade revolucionária - é a economia fundada no ativismo. E essa economia não merece ser estudada, a não ser como um meio para se obter informações estratégicas sobre de que modo devemos combater a mentalidade revolucionária. Basta ver a "caridade" do terceiro setor e das ONGS, que é uma caridade interessada, pois tem mero caráter publicitário. A descristianização da caridade leva ao assistencialismo e ao populismo. No fundo, ONGS não passam de extensões do Estado, subsidiadas por impostos.

04) Agora, quando eu trato a economia personalista, eu olho para dentro de uma tradição cristã, pois Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Nela, nós vemos uma economia personalíssima se tornar pessoal - a economia do mundo interior, do quarto, começa primeiro a envolver as pessoas da casa e depois vai para as ruas e para as paróquias. E ela cresce até um certo ponto - e a partir deste ponto a pessoa perde o controle de tudo isso. Enfim, a extensão máxima da economia pessoal é o espaço da família e da vizinhança. O cerne do problema está na limitação do ser humano - o mercado pessoal abrange o ambiente próximo e local, mas não abrange regiões distantes. E neste ponto, o comércio supre aquilo que falta. 

05) Da mesma forma como promovo a minha livre iniciativa, existem muitas outras em concurso e elas se encontram, de modo a formar um sistema de mercado que extrapola o campo da ação individual - eis a economia da cataláxia. Eis aí que temos um mercado impessoal formado pelo encontro das mais diferentes iniciativas e circunstâncias em torno de um ponto em comum. Isso não nega a teoria dos cículos concêntricas - o que ocorre é a comunhão de vários cículos concêntricos que se tornam um cículo público, comunitário, formado por conta do compartilhamento desses círculos e que transcende a soma de suas partes - e esse círculo espera ser colonizado por quem queira empreender e servir bem. Eis aí o ponto em que a ação pessoal é renovada, de modo preencher esse novo espaço vazio no corpo social, por conta da mudança de cenário, de circunstância.

06) Em todo o caso, o mercado impessoal é complementar ao mercado pessoal - eis aí o ponto de contato entre o micro e o macro. A economia impessoal abrange o comércio entre regiões, assim como o comércio nacional e internacional - e ela preenche os espaços que os indivíduos, sozinhos, não conseguem preencher. Ela leva à noção de país tomado como se fosse um lar e pede a colaboração do Estado de Direito, na construção deste projeto civilizatório, que é de muitos. Eis aí que a nação, por conta da nacionidade, acaba se tornando um Estado-mercado, cuja influência pode extravasar as suas fronteiras naturais, por conta da virtude cultural e civilizacional que essa nação exerce. E a economia, tal como conhecemos, cuida deste segundo mercado.

07.1) Se formos ver a ferro e fogo, existem dois tipos de economia: uma que examina a questão pessoal e a outra que examina a questão impessoal. E como falei, uma completa a outra. São duas ciências que levam a um sistema geral de conhecimento, a uma ciência geral da economia, que é a ciência da ação humana em geral. O estudo da ação humana abrange três áreas: a economia a sociologia e história

07.2.1) A sociologia trata das ações sociais que não envolvem o uso da moeda - os pactos e as trocas fundados na lei da reciprocidade e da cooperação, cuja lei se dá na carne. Enfim, ela estuda a ação da pessoal. O problema da sociologia, tal como a conhecemos, está no fato de que ela não leva em conta os critérios morais, posto que ela foi fundada em olhares outsiders, tomando os fatos como se fossem coisas que tivessem a sua própria verdade. 

07.2.2) Se a sociologia se contrapõe à economia ao observar o papel de ações não-monetárias que promovem a ordem social, por outro ela erra ao ignorar a importância que se deve dar ao caráter moral dessa ação. O verdadeiro conhecimento sociológico pede um olhar insider. Se Cristo é a verdade, então devemos estudar a ação social de modo a que ela fique em conformidade com o Todo que vem de Deus e não buscar justificativas, de modo a nos libertarmos da liberdade em Cristo, pois a negação da cruz no leva à prisão. 

07.3) A História estuda a ação social no tempo - de que forma ação humana mudou o comportamento da sociedade, a ponto de gerar uma renovação do senso de tomar o país como se fosse um lar, a partir de novas perspectivas conhecidas, a partir do melhor conhecimento da conformidade com o Todo que vem de Deus. Essa renovação, no sentido romano do termo, é chamado de revolução - e o tempo dela se dá na eternidade. Nada tem a ver com o sentido germânico do termo, que é materialista, violento e destrutivo.

07.4) A economia estuda o aspecto monetizado da ação social. E isso implica o estudo dos aspectos práticos, de modo a que a troca saia de modo mais rápido, em maior quantidade e volume e de uma maneira mais eficiente. E isso pede administração. É a economia que pede necessariamente a constante presença e interação de agentes e corpos intermediários - e são esses corpos intermediários que fazem com que a troca continue ocorrendo, mesmo com o passar das sucessões. E isso é que gera a estabilidade dos preços.

08) Neste sentido, a economia impessoal é conforme o Todo que vem de Deus. Basta ver o caso da Igreja como um banco, pois ela é a caridade organizada. Isso pede uma política organizada voltada para se promover a caridade, o que nos leva à noção de país tomado como se fosse um lar. E isso pede a aliança do altar com o trono - mais do que conveniente, essa ação é necessário, de modo a que Cristo seja a verdadeira ordem de todo o mundo civilizado. Tanto as relações econômicas garantem a ordem no que diz respeito ao plano interregional, nacional e internacional quanto vemos as relações sociais garantirem aquilo que se vê no plano local. Eis aí o cerne da integração da economia com a sociologia e história.

09) É possível, sim, estudar praxeologia, sem se contaminar com a ideologia que prega uma liberdade fora da liberdade em Cristo: o libertarismo. Pois liberalismo implica magnificência, conformidade com o Todo que vem de Deus.

10) De certo modo, estamos cristianizando Mises e Weber, de modo a desfazer esta barafunda. Sinto que é possível, sim, separar a impessoalidade que é conforme o Todo que vem de Deus com a aquilo que o protestante fomentou: a negação da crença da fraternidade universal. A heresia protestante contaminou a impessoalidade, de modo a contaminar a ordem fundada na pessoalidade, de modo a gerar uma economia personalista marcada na mentalidade revolucionária. Afinal, a heresia se deu em praça pública.

É preciso casar arte com ciência, da mesma forma que a fé e a razão


1) Se o cientista precisa o usar os sentidos, de modo a captar a verdade, aquilo que é conforme o Todo que vem de Deus, então o artista, para distribuir esse senso aos demais, precisa ser um cientista antes de fazer o que faz. 

2) Tal como a fé e a razão, essas duas pontas podem ser bem unidas - basta que você estude a verdade e a transmita de um jeito sério e organizado. Você precisa levar todos aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento àquilo que é verdadeiramente conforme o Todo que vem de Deus. 

3) Enfim, a arte é um tipo de evangelização - e para se fazer evangelização, você precisa ser científico, pois estudar a realidade é preciso, de modo a que se perceba aquilo que é bom e correto.

4) Fazer arte pela arte é como buscar a liberdade fora da liberdade em Cristo. É algo vazio, desumano, fundado na mentalidade revolucionária. É algo voltado para o nada - e nada de bom poderá a advir de algo destituído de finalidade, tal como é a arquitetura do Niemeyer.

Notas sobre a função empresarial

1) Os austríacos costumam falar em função empresarial pura. E que nela você pode criar riqueza a partir do zero. Eu discordo quanto ao fato de que é possível criar algo a partir do zero - se você está servindo aos outros por conta do fato de que as pessoas amam e rejeitam as mesmas coisas que você, tendo por Cristo fundamento, então a função empresarial se funda no princípio da causalidade.

2) Se você tem um amigo A que tem Euros, você presta serviços a ele em troca desses Euros. Se um outro amigo B está precisando viajar e está precisando de Euros, você dá esses euros, em troca de alguma coisa relevante, seja no presente, seja no futuro. 

3) A função empresarial é conforme o Todo que vem de Deus se as pessoas com as quais você lida amam e rejeitam as mesmas coisas, tendo por Cristo fundamento. Isso faz toda uma diferença, a ponto de ser uma contracultura àquela que toma a indiferença como o norte de todas as coisas, que tem caráter revolucionário, já que nega a fraternidade universal.

4) Quando você está atento a todos os detalhes, você sabe aquilo de que seus amigos estão precisando - e aí você vai atendendo as necessidades dos seus amigos até o momento em que é chegada a hora da devida recompensa pelos serviços prestados; como essa ajuda teve causa produtiva, já que você se importou com os outros, a ponto de investir tempo e trabalho para executar um empreendimento organizado, você merece ser remunerado, a título de juros. Como Deus é quem tem o controle do tempo, o que será dado vai ser bem maior do que aquilo que a sabedoria humana é capaz de convencionar, isso se seus amigos tiverem Deus no coração. De nada adianta fazer uma ação organizada se Deus não for o centro de todas as coisas.

5) Receber coisas diversas de dinheiro é extremamente vantajoso quando você serve a todos os seus pares, tendo por Cristo fundamento. E para se tomar o país como se fosse um lar, é preciso saber atender a certas pessoas em especial naquilo que elas mais necessitam, naquele momento, nas suas verdadeiras necessidades. 

6) É por essas razões que o nacionismo pede uma economia personalista - e a base dela é a comunidade dos que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. Sem a amizade, fica impossível empreender servindo - e se você não for um bom servidor, você não poderá influir nas pessoas a ponto de trocarem o que é errado e falso pelo certo e conforme o Todo que vem de Deus. 

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2015 (data da postagem original).

É preciso se fazer sociologia com olhos de católico

1) Confesso que acabei virando uma espécie de cientista social, ao olhar as coisas de dentro da Igreja - bem ao contrário dos demais, que faziam e ainda fazem sociologia com olhos de outsider. Afinal, você só consegue chegar à verdade estando em conformidade com o Todo que vem de Deus - e isso implica olhos de insider.

2) Esse negócio de se fazer sociologia da religião olhando de fora, como se todas as religiões fossem boas, é uma verdadeira pseudociência. Se Cristo é o caminho, a verdade e a vida, então que se faça sociologia ou ciência social dentro do ambiente católico - e isso se faz tomando o país como se fosse um lar, com base na pátria do céu.

3) Pelo menos, ao longo desta semana eu tentei examinar algumas questões que me pareceram importantes - como a questão dos bancos e a questão da moeda, enquanto artefato histórico. O apego ao passado, simbolizado no artefato histórico, isso nos aponta para Deus - sendo o dinheiro um artefato histórico, uma ferramenta de trabalho, isso gera um desapego, coisa que nos leva ao distributivismo. Parece estranho, mas é interessante examinarmos a questão por esse lado. Eu me vali do fato de ser um colecionador de moedas para ter essa visão, além de toda a experiência que tenho de tanto investigar o nacionismo.

4.1) Minha amiga Sara Rozante​ fica admirada com a forma com que trato as coisas, sob o ponto de vista Cristão. Questões que antes eram irrelevantes e secundárias acabam se tornando primárias e basilares.

4.2) Isso que faço não é muito difícil de se fazer - basta tomar a sã doutrina como referência e analisar todas as questões, pois uma boa pesquisa pede fundações bem alicerçadas. Se Cristo é o caminho, a verdade e a vida, então o que está consolidado nos dogmas é a consolidação de tudo o que já aconteceu ao longo de dois mil e quinze anos de História.

5) Afinal, estudar certos pontos do passado ou do presente tomando por base algo já consolidado é ser científico. E se você for cientifico tomando fato social como se fosse coisa, partindo do zero, isso é ser pseudocientífico. Trata-se de um verdadeiro conservantismo - por isso que não levo a sério a sociologia de Dürkheim.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O colecionismo evoca a inocência perdida

1) O lado bom do colecionismo é que, quando você vê a moeda como um artefato histórico, isso restabelece o senso da inocência perdida. E para se tomar o pais como se fosse um lar, é preciso ser uma criança espiritual. E uma criança espiritual dá as coisas em generosidade e presta um serviço de uma maneira justa, em conformidade com o Todo que vem de Deus. Por isso que Cristo nos pede que sejamos como são as crianças.

2) Olhar o dinheiro tão-somente pelo seu poder de compra, pelo seu valor de face, é olhar as coisas de uma maneira superficial, coisa que é fora da conformidade com o Todo que vem de Deus.

3) O pensamento econômico, marcadamente deste mundo e materialista, tende a negligenciar este aspecto que é muito valorizado pelos numismatas. De nada adianta você saber otimizar a riqueza de um país se você não ama aquilo que é importante, que é o senso de se tomar o país como se fosse um lar em Jesus Cristo. E sendo o país tratado como se fosse um lar, a moeda terá a dimensão própria da eternidade, e será tratada como um artefato histórico - e não como algo descartável, tal como fazem os comerciantes de moeda. E sendo um artefato histórico, as pessoas se apegam a ele pelo que evoca da pátria e não pelo que ele vale no momento - e quando um amigo precisa de ajuda, esse dinheiro deve ser dado, já que ele ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.

4) Em uma cultura de sobrevivência, fundada em um ambiente civilizacional miserável, isso gera o amor ao dinheiro pelo seu poder de compra. Como o Estado faz a emissão da moeda e a manipula, a ponto de gerar inflação, o Estado tende a ser tomado como se fosse religião e acaba sendo totalitário. Agora, em um país onde a cultura de vocação de servir a Cristo é forte, a moeda vira símbolo de confiança - e tende a ser valiosa se ela evoca fortes memórias do senso de se tomar o país como se fosse um lar. E num país tomado como se fosse um lar, o serviço é prestado de maneira generosa e o pagamento pelo serviço se dá de maneira generosa. Isso é um atestado da fraternidade universal, fundado na conformidade com o Todo que vem de Deus.

Como o colecionismo de moedas dribla a usura

1) Uma das vantagens de se fazer colecionismo de moedas em circulação é que você está atento aos detalhes - e isso é uma qualidade própria do historiador do tempo presente; se você estiver atento às circunstâncias em que você se encontra, você adquirirá as moedas quase que de graça, seja por conta do troco ou por conta da generosidade dos amigos. Como são artefatos históricos que haverão de se valorizar no futuro, você deve guardar as moedas para a posteridade - e quando essas moedas estiverem valorizadas, como uma peça histórica, você as vende, guardando um exemplar para si, como um testemunho do passado vivido pela família, na tentativa de se tomar o país como se fosse um lar, em Cristo.

2) Por conta de um amigo que tive na faculdade, eu obtive para a minha coleção moedas de euro, moedas de libra esterlina e moedas de coroa norueguesa. Por conta de contatos do meu irmão, obtive algumas cédulas da moeda vietnamita. Todas moedas que estão em circulação no momento.

3) Eu aconselho que você faça mais ou menos como eu faço: à medida que você vai adquirindo moedas, por conta do colecionismo, você pode usá-las nas próprias compras, se ainda estiverem em circulação e se você as tiver em grande quantidade, mais ou menos o que você faria ao trocar figurinhas. O que é constantemente repetido vai sendo despachado  - e algumas peças acabam sobrando, sendo guardadas com finalidade histórica, pois elas terão valor lá na frente, dependendo do estado e da beleza dos detalhes. Quando as moedas saírem de circulação e passarem a ter valor histórico, aí você pode trocá-las e obter algum dinheiro, tal como se faz com todos os outros artefatos históricos.

4) Quem disse que ser historiador te leva à falência? O conhecimento da dimensão histórica, coisa própria da nobreza, somado ao senso de se empreender no presente e no futuro, são elementos que fazem com que a economia se fortaleça a partir do processo de se tomar não só um país como se fosse um lar mas também vários, por conta da oportunidade e das circunstâncias.

5) Fazer comércio de moeda em circulação, tal como se faz na usura, é não só imoral como também é uma prática cultural abjeta, pois o materialismo é um retrato da miséria espiritual humana, pois o dinheiro tende a ser tratado com impessoalidade e desdém, como se fosse um lixo. Pois amar o dinheiro por conta unicamente do seu poder de compra é um vício de caráter, pois revela ambição desmedida - e isso é ser indiferente para com o próximo, que deve ser visto como um espelho de seu eu - se Deus te ama, você deve amar o próximo como a si mesmo - nele encontramos o espelho do Deus verdadeiro que foi gerado e não criado - e ele é da mesma substância que o Pai.