Pesquisar este blog

sábado, 10 de outubro de 2026

A natureza intelectual dos relacionamentos e a corrupção do conhecimento pela fofoca

Todo relacionamento humano deveria ser uma oportunidade de conhecer melhor o próximo. Quando me relaciono com alguém, minha atitude é predominantemente intelectual: procuro conhecer seus gostos, sua personalidade, seu pensamento, sua experiência profissional e suas experiências pessoais. Quanto mais conheço uma pessoa, mais elementos tenho para compreender sua trajetória, suas motivações e a maneira como ela interpreta o mundo. Se ela mantém diários, cadernos de conhecimento ou outros registros de suas experiências e reflexões, tenho ainda mais condições de compreender seu universo interior.

Essa maneira de me relacionar, fundada na estudiosidade da vida alheia, traz consigo uma responsabilidade moral: a de contribuir, na medida das minhas possibilidades, para que essa pessoa alcance o céu, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Conhecer o próximo significa, portanto, assumir uma responsabilidade diante dele e de Deus. Não se trata simplesmente de acumular informações sobre uma pessoa como um fim si mesmo, mas de compreender quem ela é para poder ajudá-la a se aperfeiçoar moral e espiritualmente.

O problema é que a maioria das pessoas com quem me relaciono não parece adotar a mesma atitude. Para muitos, a sociabilização não tem como finalidade principal a aquisição da sabedoria, pois as informações obtidas sobre os outros podem servir para alimentar conversas, satisfazer curiosidades, conquistar prestígio em determinados círculos sociais ou, em situações mais graves, exercer chantagem e constranger alguém. Aquilo que poderia servir à compreensão do próximo transforma-se, assim, em instrumento de dominação.

O conhecimento do próximo e a responsabilidade moral

Existe uma diferença fundamental entre conhecer alguém para ajudá-lo e conhecer alguém para obter poder sobre ele.

No primeiro caso, o conhecimento exige estudiosidade, atenção e disposição para compreender a realidade. É preciso escutar, observar, estudar o pensamento da pessoa e procurar entender as circunstâncias que contribuíram para formar seu caráter. Essa atitude pressupõe que o próximo não seja reduzido a uma coleção de defeitos, episódios constrangedores ou informações que possam ser utilizadas contra ele.

No segundo caso, o conhecimento é subordinado a interesses que nada têm a ver com a sabedoria. A informação deixa de ser um meio de compreensão e passa a funcionar como moeda de troca. Conhecer uma fraqueza alheia torna-se uma oportunidade de obter vantagens; descobrir um segredo converte-se em possibilidade de constrangimento; tomar conhecimento de um erro transforma-se em ocasião para destruir a reputação de alguém.

A diferença entre essas duas atitudes não está necessariamente na quantidade de informações que cada pessoa possui, mas na finalidade para a qual elas são utilizadas, pois uma pessoa pode conhecer profundamente a biografia de outra e, ainda assim, não possuir verdadeira sabedoria, uma vez que o conhecimento dos fatos, quando dissociado da prudência e da caridade, pode servir tanto à edificação quanto à destruição. Por isso, a aquisição de informações sobre o próximo deve ser acompanhada de uma reflexão sobre os deveres morais que decorrem desse conhecimento.

Na perspectiva cristã, essa responsabilidade adquire uma dimensão sobrenatural, pois se cada pessoa possui uma alma destinada à eternidade, o relacionamento humano não pode ser reduzido à satisfação de interesses passageiros, uma vez que conhecer alguém significa também reconhecer que essa pessoa possui uma dignidade que não depende de sua reputação social, de seus êxitos profissionais ou da ausência de pecados.

Nesse sentido, a caridade não exige que ignoremos os erros do próximo, mas exige que não transformemos esses erros em pretexto para humilhá-lo, explorá-lo ou alimentar a curiosidade de terceiros. A correção fraterna, quando necessária, tem uma finalidade distinta da exposição pública, uma vez que procura contribuir para a emenda de quem errou e não simplesmente tornar o erro conhecido por todos.

A fofoca como corrupção do conhecimento

A fofoca representa uma das formas mais evidentes de corrupção da sociabilização, no lugar de produzir sabedoria, ela transforma o conhecimento da vida alheia em matéria-prima para o entretenimento social. Nesse processo, os fatos são frequentemente retirados de seu contexto, as intenções são presumidas e as informações incompletas passam a circular como se fossem verdades estabelecidas, pois um comportamento ambíguo pode ser interpretado da maneira mais desfavorável possível; um erro cometido em determinada circunstância pode ser apresentado como se definisse integralmente o caráter de uma pessoa; uma suspeita pode adquirir, pela repetição, a aparência de certeza.

A situação se agrava quando os participantes dessa circulação de informações não procuram verificar a verdade do que dizem. Nesse sentido, o objetivo deixa de ser compreender a realidade e passa a ser manter uma narrativa socialmente conveniente, pois  aquilo que importa não é necessariamente o que aconteceu, mas aquilo que pode ser contado para produzir determinada impressão sobre alguém.

É nesse sentido que a fofoca pode ser compreendida como uma forma de conservantism, pois ela procura conservar uma imagem, um juízo ou uma posição social porque isso convém a determinado grupo, independentemente de a narrativa corresponder aos fatos. O indivíduo é aprisionado à reputação que os outros construíram para ele, e qualquer informação que contrarie essa reputação corre o risco de ser ignorada ou reinterpretada.

Esse conservantismo não deve ser confundido com a preservação legítima de valores, instituições e tradições, pois preservar aquilo que é verdadeiro e bom exige discernimento, ao passo que conservar uma acusação porque ela é conveniente exige apenas a disposição de manter um juízo previamente estabelecido. A primeira atitude procura subordinar a vontade à realeza de Cristo, enquanto a segunda procura subordinar a realidade aos interesses de quem deseja conservar determinada narrativa.

Há, portanto, uma inversão moral: o conhecimento, que deveria ajudar a distinguir o verdadeiro do falso e o justo do injusto, converte-se em instrumento para perpetuar suspeitas, ressentimentos e rivalidades.

A vida privada e os limites morais da sociabilização

A Constituição Federal de 1988 estabelece, no artigo 5º, inciso X, que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. Esse princípio jurídico expressa uma exigência que ultrapassa a mera conveniência social, pois o fato de uma informação ser conhecida por alguém não significa que essa pessoa adquira o direito irrestrito de divulgá-la, uma vez que ela não pode ser tratada como um território livremente explorável por qualquer pessoa que tenha conseguido acesso a informações íntimas. O conhecimento de um segredo, por exemplo, não confere automaticamente autoridade moral para revelá-lo. Da mesma forma, a proximidade com alguém não autoriza a transformação de suas confidências em assunto de conversas com terceiros.

É necessário, contudo, distinguir a proteção legítima da intimidade da tentativa de impedir toda e qualquer comunicação sobre fatos de interesse público, uma vez que a privacidade não constitui imunidade absoluta contra a apuração de ilícitos, assim como a publicidade de uma informação não elimina os deveres de veracidade, proporcionalidade e respeito à dignidade humana, pois o problema está em transformar a sociabilização em uma espécie de tribunal informal, no qual pessoas que não conhecem suficientemente os fatos assumem o papel de acusadores, julgadores e executores da sentença social. Nesse tribunal, muitas vezes não existe oportunidade de defesa, não se examinam provas de maneira criteriosa e não se reconhece a possibilidade de erro por parte de quem acusa, pois a condenação pode ocorrer muito antes de qualquer processo judicial, pois quando uma acusação se espalha por um círculo de amizades, por uma comunidade profissional ou pelas redes sociais, a reputação do indivíduo já pode ter sido comprometida. Mesmo que posteriormente se demonstre a falsidade da narrativa, a correção nem sempre alcança as mesmas pessoas que receberam a acusação original.

O processo social, nesse sentido, pode preceder o processo judicial e produzir consequências concretas antes que qualquer autoridade competente examine os fatos.

Calúnia, difamação, injúria e a pretensão de julgar o próximo

O ordenamento jurídico brasileiro distingue diferentes formas de ofensa à honra. Em linhas gerais, a calúnia consiste na falsa imputação de fato definido como crime; a difamação envolve a imputação de fato ofensivo à reputação; e a injúria atinge a dignidade ou o decoro da pessoa.

Essas distinções são importantes porque nem toda fofoca constitui necessariamente um desses crimes, embora possa ser moralmente reprovável e, conforme as circunstâncias, gerar consequências jurídicas. A caracterização de um ilícito depende dos elementos concretos de cada caso, e não apenas da percepção de que houve uma conversa desagradável ou uma exposição indevida, assim como também é necessário compreender que a chamada exceção da verdade não funciona como uma defesa universal contra qualquer acusação de ofensa à honra, pois sua admissibilidade e seus efeitos variam conforme o tipo penal e as circunstâncias legalmente previstas. Além disso, a veracidade de uma informação não torna automaticamente legítima toda forma de divulgação, sobretudo quando estão em jogo a intimidade, a finalidade da exposição e outros direitos protegidos.

A reflexão moral, entretanto, alcança uma questão mais profunda do que a simples classificação jurídica das condutas: por que razão alguém considera que tem o dever de espalhar pelo mundo os pecados do próximo, sejam eles reais ou apenas supostos? Na perspectiva cristã, Deus não precisa que os homens divulguem indiscriminadamente os erros uns dos outros para que a verdade seja conhecida, uma vez que Ele é onisciente, pois nada lhe escapa e nenhum segredo humano pode acrescentar algo ao conhecimento divino, uma vez que a pretensão de fazer da fofoca uma espécie de serviço prestado à verdade torna-se, assim, particularmente contraditória quando não existe uma finalidade justa que a sustente.

Isso não significa que devamos ocultar crimes, impedir a proteção de possíveis vítimas ou  nos silenciarmos diante de injustiças, uma vez que existem situações em que comunicar um fato às autoridades competentes ou alertar pessoas em risco constitui um dever, pois a diferença reside na finalidade, na necessidade, na proporcionalidade e na responsabilidade com que a informação é transmitida, uma vez que denunciar uma injustiça para que ela seja corrigida não é a mesma coisa que divulgar um episódio para satisfazer a curiosidade alheia, ao passo que procurar proteger uma vítima não equivale a promover o constrangimento de alguém como forma de entretenimento. A verdade exige responsabilidade quanto ao modo como ela é comunicada.

O homem cordial e a aversão ao conhecimento

Essa reflexão permite estabelecer uma conexão com o conceito de homem cordial, desenvolvido por Sérgio Buarque de Holanda em Raízes do Brasil, e com a crítica de Olavo de Carvalho à mentalidade que dificulta a formação intelectual.

Em Sérgio Buarque, a cordialidade não significa simplesmente bondade, gentileza ou cortesia, uma vez que o conceito diz respeito à predominância de relações pessoais e afetivas na vida social brasileira, em contraste com a impessoalidade exigida pela ordem racional e institucional, pois o homem cordial tende a transportar para a vida pública as disposições próprias do convívio familiar e das relações de proximidade.

Quando essa lógica se manifesta de maneira desordenada, os vínculos pessoais podem adquirir precedência sobre critérios objetivos, uma vez que a simpatia ou a antipatia passam a influenciar os julgamentos; a lealdade ao grupo pode prevalecer sobre a fidelidade aos fatos; e a convivência deixa de ser uma oportunidade de investigação para se tornar um mecanismo de confirmação de impressões e preconceitos.

É nesse ponto que a sociabilização pode se tornar avessa ao conhecimento, pois conhecer verdadeiramente alguém exige disposição para examinar o que essa pessoa pensa, compreender seus argumentos e confrontar as próprias impressões com a realidade. Isso demanda tempo, disciplina e, sobretudo, a disposição de reconhecer que nossas primeiras avaliações podem estar erradas.

A fofoca, ao contrário, oferece um atalho, uma vez que não é necessário estudar a pessoa, compreender sua trajetória ou investigar as circunstâncias de suas ações. Basta aceitar uma narrativa, repeti-la e obter, por meio dela, a aprovação de um grupo.

A crítica de Olavo de Carvalho à superficialidade intelectual e às formas de sociabilidade que substituem o exame da realidade por convenções e impressões pessoais ajuda a aprofundar esse problema, pois o conhecimento exige que o indivíduo saia da esfera de suas reações imediatas e procure compreender aquilo que existe independentemente de suas preferências.

Não se deve, entretanto, atribuir a Sérgio Buarque ou a Olavo de Carvalho, sem referência textual específica, a formulação literal de que o homem cordial é avesso ao conhecimento. Trata-se aqui de desenvolver uma interpretação que aproxima o conceito de cordialidade da crítica à sociabilização superficial: quando as relações pessoais se tornam o critério dominante de julgamento, a investigação intelectual corre o risco de ser substituída pela conveniência afetiva.

O resultado é uma sociedade na qual as pessoas podem conversar muito umas sobre as outras sem necessariamente conhecer umas às outras, pois a circulação de informações não se converte em sabedoria porque falta o trabalho intelectual que permitiria compreender seu significado.

Estudar o próximo sem transformá-lo em objeto de domínio

A solução não consiste em abandonar os relacionamentos ou em tratar toda informação pessoal como algo que jamais possa ser compartilhado, mas em restituir ao conhecimento sua finalidade própria e reconhecer os limites morais que devem orientar a aquisição e a transmissão de informações, uma vez que estudar o próximo requer atenção à sua história, ao seu pensamento e às suas circunstâncias. mas também requer distinguir o que a pessoa efetivamente disse daquilo que terceiros afirmam que ela disse, o que foi comprovado daquilo que permanece no campo da suspeita e o que é relevante para ajudá-la daquilo que apenas satisfaz uma curiosidade.

Os diários e cadernos de conhecimento pessoal podem desempenhar um papel importante nesse processo, desde que sejam compartilhados voluntariamente e tratados com respeito à confiança depositada por quem os produziu, uma vez que eles permitem acompanhar o desenvolvimento de uma pessoa, compreender suas preocupações e perceber como suas ideias se transformam ao longo do tempo. Não são, porém, instrumentos para reivindicar domínio sobre a consciência alheia, pois o conhecimento do próximo deve ampliar nossa capacidade de compreendê-lo, e não a pretensão de controlá-lo. Mesmo quando conhecemos profundamente alguém, não nos tornamos donos de sua história, de sua consciência ou de seu destino espiritual, pois a responsabilidade cristã de ajudar o próximo a alcançar o céu não elimina sua liberdade, nem nos confere autoridade para substituir a ação da graça divina por nossos próprios julgamentos.

A verdadeira estudiosidade exige humildade. Quanto mais conhecemos uma pessoa, mais percebemos a complexidade de sua história e os limites de nossas próprias avaliações, uma vez que o conhecimento genuíno tende a tornar o julgamento mais prudente, não necessariamente mais severo.

Por isso, o relacionamento intelectual precisa estar subordinado à verdade e à caridade. Sem a verdade, ele se transforma em especulação; sem a caridade, converte-se em instrumento de dominação. Somente quando ambas orientam o conhecimento é que a sociabilização pode contribuir para o aperfeiçoamento moral das pessoas envolvidas.

Conclusão

A maneira como nos relacionamos com os outros revela a finalidade que atribuímos ao conhecimento, uma vez que podemos conhecer uma pessoa para compreendê-la, ajudá-la e contribuir para seu aperfeiçoamento moral e espiritual, mas podemos, em contrapartida, acumular informações para alimentar fofocas, exercer chantagem, destruir reputações ou conservar narrativas convenientes aos interesses de determinado grupo.

A diferença entre essas atitudes é decisiva. Na primeira, o conhecimento se torna uma responsabilidade; na segunda, converte-se em poder exercido sobre a vulnerabilidade alheia.

A fofoca representa, portanto, uma corrupção da sociabilização porque substitui a busca da sabedoria pela circulação irresponsável de informações, pois ela transforma a vida privada em espetáculo, a suspeita em sentença e a reputação em instrumento de disputa social. Quando se afasta da verdade, esse comportamento pode ainda ultrapassar os limites morais e assumir consequências jurídicas.

A crítica à cordialidade, entendida como predominância desordenada das relações pessoais e afetivas, permite compreender por que a convivência nem sempre produz conhecimento, pois a proximidade social não garante a compreensão intelectual, assim como a abundância de informações não garante a sabedoria.

É preciso, portanto, recuperar a distinção entre conhecer o próximo e explorar sua intimidade. Aquele que deseja verdadeiramente compreender uma pessoa deve estar disposto a estudá-la com paciência, reconhecer a complexidade de sua trajetória e utilizar o conhecimento adquirido de maneira responsável. Na perspectiva cristã, essa responsabilidade encontra sua medida mais elevada na caridade: conhecer o próximo não para condená-lo diante dos homens, mas para ajudá-lo a se aperfeiçoar diante de Deus. Afinal, a finalidade superior do conhecimento não é transformar a fraqueza humana em instrumento de poder, mas permitir que a verdade seja conhecida e que o bem possa ser praticado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário