Pesquisar este blog

sábado, 1 de janeiro de 2022

Como um filho agregado pode ajudar a conquistar um condomínio edilício honrando pai e mãe?

1) Como a família é a base Igreja doméstica, é essencial que haja uma unidade entre os pais e os filhos, estejam eles na condição de dependência econômica dos pais ou mesmo de agregados. 

2) Se os filhos estiverem na qualidade de agregados, eles podem ajudar sua família empreendendo de tal modo a trazer riquezas de modo a ajudar a família. E ao ajudar a própria família, eles ajudam a eles mesmos, já que ganham eles passam a perceber uma maior remuneração de tal forma que possam viver da própria poupança a ponto de não precisarem trabalhar afastados do lar onde foram criados. 

3.1) Caso a família more num condomínio de casas ou apartamentos, a tendência natural é que os filhos agregados aluguem unidades autônomas dentro do mesmo condomínio edilício e acabem indo viver próximos do imóvel onde mora a sua família. Assim, este poderá ter sua própria esposa, casar e ainda dar assistência aos seus sem precisar ir muito longe, sem ser tomado como se fosse um estranho por parte de outros moradores. 

3.2) Com o tempo, esse imóvel alugado poderá ser adquirido junto ao senhorio a ponto de ser tomado como um imóvel próprio. E lentamente o condomínio de 48 famílias diferentes passará a ser um condomínio que agregará uma só família, uma vez que os núcleos se manterão unidos e próximos uns aos outros, a ponto de habitar unidades autônomas de um mesmo teto, o que facilita a mútua assistência e mútua santificação de todos. E neste sentido, o trabalho do incorporador acabará o seu real propósito dentro da economia da salvação, pois seu trabalho serviu a liberdade de muitos que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento  a ponto de quererem viver sob um mesmo teto, ainda que em unidades autônomas distintas.

4) A experiência liberal e socialista de um certo número de famílias diferentes e estranhas entre si morarem num mesmo condomínio edilício, cedo ou tarde, acabará dando lugar a uma pequena monarquia edilícia onde o síndico natural é o patriarca da família. Se o bom filho souber honrar pai e mãe e aprimorar a liberdade dos seus próprios, pouco a pouco eles conquistarão este condomínio sem matar ou roubar ninguém, assim como as terras próximas ao edifício. E uma pequena nação pode ser formada a partir daí.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 1º de janeiro de 2022 (data da postagem original).

Postagens Relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/09/do-seculo-xxi-como-o-seculo-do-egoismo.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2022/01/notas-sobre-protestantismo-e-familia.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2022/01/honra-teu-pai-e-tua-mae-do-papel-dos.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2022/05/da-santificacao-atraves-do-trabalho-de.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/09/quem-se-santifica-atraves-do-trabalho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário