1) Durante anos eu acompanhei discussões intelectuais de todos os tipos - e em muitas delas alguém valia-se arrogantemente do argumento de autoridade modo a pôr fim a todo o estado da questão que estava sendo debatido, cujo ponto estava sendo construído de maneira verdadeira e honesta na rede social.
2.1) Quando me tornei católico, uma das primeiras coisas que aprendi durante minha preparação para o Céu é que a autoridade em Cristo fundada aperfeiçoa a liberdade de muitos e que a verdade é o fundamento da liberdade, já que Cristo é o caminho, a verdade e vida.
2.2) Se a pessoa que tiver o dom de instruir os ignorantes ensinar as lições do Evangelho revestida de Cristo, então ela será capaz de imitar a Cristo em tudo quando estiver ensinando a palavra de Deus, a ponto de estar se santificando através desse trabalho de aperfeiçoar a liberdade de muitos através desse serviço essencial, a ponto de ser o senhor dos senhores sendo o mais humilde dos servos de Cristo.
3) As pessoas que fazem esse tipo de invocação do argumento de autoridade com fins vazios são naturalmente as mesmas que invocam o nome de Deus em vão, pois nunca amaram a Deus verdadeiramente nas suas atitudes. Do mesmo modo, essas pessoas são capazes de fazer da ciência um grande porrete para combater tudo aquilo que contesta o que conservam de conveniente e dissociado da verdade em seus corações duros e vazios.
4) É por essas e outras razões que não aceito dialogar com qualquer um na rede social. Quero estar diante de um bom exemplo de Cristão antes de conversar com alguém sobre assuntos importantes.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2022 (data da postagem original).
Nenhum comentário:
Postar um comentário