Pesquisar este blog

sábado, 8 de janeiro de 2022

Relatos da minha experiência de tomar o país de São João Paulo II como meu lar em Cristo tanto quanto o Brasil

1) Desde que as aulas de polonês terminaram, por conta do desinteresse da minha turma de continuar aprendendo a língua de São João Paulo II, eu fui servir a Cristo em terras distantes. Através da internet e me revestindo de Cristo, tentei ser um bom amigo para os poloneses, já que desejei tomar o país como meu lar em Cristo tanto quanto o Brasil.

2) De tanto rezar, eu conheci a Dorota, uma polonesa de Wieliczka que tem a minha idade. De tanto conversarmos sobre Cristo e de tanto passarmos bastante tempo cultivando uma boa amizade tendo por Cristo fundamento, ela tomou a iniciativa e resolveu me dar um presente: um livro de escatologia, escrito pelo pe. Henryk Łuczak. O livro está escrito em Polonês. Eu me senti tão abrigado pela amizade que não tive outra escolha senão aceitar este belo presente que ela me deu, em Cristo fundado.

3) Outro dia, minha mãe estava assistindo a uma análise da obra O Mágico de Oz e o expositor, Daniel López, estava falando sobre o significado do nome Dorothy (Dorota): em grego, este nome quer dizer presente de Deus. Ela foi um presente de Deus na minha vida e eu, revestido de Cristo e servindo a Cristo em terras distantes, tal qual foi fito em Ourique, fui um presente de Deus na vida dela. Se nome representa destino, tal como os romanos pensam, então ela foi a melhor coisa que já me aconteceu, ainda mais em janeiro, no mês do meu aniversário.

4.1) Como eu disse à minha amiga Marysia, também polonesa, tudo isto é conseqüência de como a minha vida foi-se trilhando desde que me tornei católico. 

4.2) Quando adotei o padre Jan como meu pai segundo Deus, eu passei a fazer parte de uma szlachta onde há nobres e santos - uma verdadeira elite de pessoas que se revestiram de Cristo de modo a aperfeiçoar a liberdade de muitos, pois a verdade é o fundamento da liberdade.  Padre Jan foi ordenado sacerdote por D. Karol Wojtyła, então arcebispo de Cracóvia - este, por sua vez, foi por ordenado sacerdote por D. Adam Sapieha, que, além de Cardeal, foi príncipe da Polônia, quando o país fazia parte do Império Austro-Húngaro.

5) É em torno deste background espiritual que me formei, já que tomei tanto a Polônia quanto o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves como um mesmo lar em Cristo. E fiz isso nos méritos de Cristo. A teoria que levei anos escrevendo está se tornando, dia após dia, testemunho de vida. Houve um santo que disse que devo cuidar muito bem da minha vida, pois este talvez seja o único evangelho que muitos vão conhecer. É isto que estou fazendo.

6) Estas são as experiências que tive por conta de ter remado contra a maré e ir servir a Cristo em terras distantes, através da internet. Se meus colegas de paróquia tivessem visto o que eu vi, certamente teriam seguido o mesmo caminho que eu segui - infelizmente, elas não viram o que não se vê, mas os seus desejos egoístas. Acabaram perdendo a melhor parte.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 08 de janeiro de 2022 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário