Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de março de 2014

Como começar a estudar a Lei Natural?


1) Qual seria o caminho mais básico, o mais elementar para se começar um estudo sistemático da Lei Natural, sobretudo quando não se tem um livro na mão, de modo a se começar ancorado na sabedoria dos que nos antecederam? Esta tem sido a pergunta que muita gente me faz, volta e meia, no meu mural de Facebook.


2) Eu costumo estudar a Lei Natural pela via da observação:

 
A) Estudo a relação social tal como ela é na nossa sociedade.


B) Percebo se essa relação é ou não conforme o todo, conforme os planos de Deus. Para isso, um exame da bíblia, dos ensinamentos da sagrada tradição e do sagrado magistério ajudam e muito, de modo a se compreender os planos de Deus e a conservar a liberdade em Cristo em nosso país.


C) Examino a legislação particular do Brasil e comparo com aquilo que Deus estabeleceu: se ela não estiver conforme os planos de Deus, ela será inconstitucional, pois ela destrói o sentido da pátria tomada como um lar.


D) Se não há legislação particular, que se busque referência ao direito comparado. Comece pelos países de cultura assemelhada (relação de forasteria), depois pelos países de cultura diferente e que tem a mesma fundação cristã que a da sua sociedade (relação de estrangeria).


E) Se a relação for de estrangeria, a ponto de se renegar a tradição cristã, é preciso combater isso, antes que essa insconstitucionalidade se torne norma na ordem jurídica nacional, pois há um monte de revolucionário aqui que quer impor a lei da sharia entre nós e que quer dar direitos pros criminosos que destróem a nossa pátria todos os dias, nas nossas cidades, com os seus crimes infames, cruéis e violentos.

Relacionado:

sobre a diferença entre estrangeiro e forasteiro: http://adf.ly/fQyIz

Nenhum comentário:

Postar um comentário