Ao descrever que os protestantes são considerados libertário-conservantistas, minha amiga Sara Rozante me mandou esta dúvida:
A) Sara:
1) José, certa ocasião você
disse que o protestantismo se encontra naquilo que você chamou de posição
libertário-conservantista
2) Não que eu os defenda, mas o fato é que há vários protestantes quese enquadram na situação descrita por você de liberal-conservador. Como assimilar este pensamento?
B) José Octavio
01) O Padre Paulo Ricardo costuma dizer que o protestante pode ser humilde, embora o protestantismo não o seja. Os humildes, ainda que criados em tradição cismática, sempre voltam pra casa do pai, pois o Cisma, que decorre da sabedoria humana, não os afeta, já que estes estão conformes à sabedoria divina. Ele deseja voltar à casa do Pai, pois preza a unidade e a paz entre os homens em Cristo. As coisas devem ser analisada em conformidade com o todo, tal como tenho tentado fazer.
02) Quem segue a Lei Natural, quem está conforme o todo, tende a seguir a reta tradição na Igreja que Jesus fundou. Quem está conforme o todo não busca o cisma e não se arroga achar mais sábio que Deus, Jesus ou o vigário de Cristo, no caso o Papa.
03) São
Pedro alertava que as Sagradas Escrituras não devem ser interpretadas
com fins particulares - a mesma coisa se aplica à Lei Natural. O
exercício de uma hermenêutica contra legem ofende ao Pai, pois dá margem
para que as pessoas tenham a sua verdade. A Interpretação da Lei, neste
ponto, é violação da Lei, o que caracteriza violação do princípio da não-traição à verdade revelada.
04) Basta negar a Igreja, que é a mestra da verdade, que deixam de ser conservadores, pois deixam de comungar
com tudo aquilo que Cristo edificou - esta atitude basta para que eles não estejam mais conforme o todo, causa necessária para se conservar a dor de Cristo, que morreu por todos nós na Cruz.
05) Afastada a Igreja, afasta-se a verdade, a sabedoria divina entre nós. Feito isso, conservar o que convém dependerá tão-somente de
sabedoria humana, e isso por si não é confiável. Por isso que a sabedoria divina deve guiar a
humana. Como fazer isso em mentalidade conservantista, que rejeita a
autoridade da Igreja? Desnecessário dizer que eles, os protestantes, são esquerdistas em
grau mais básico. E é de uma ordem protestante que veio o liberalismo
herético, condenado pelo Beato Papa Pio IX, e o marxismo.
06) Seguir a Lei Natural fica impossível se o fim libertário, o da negação da autoridade da Igreja, for o norte para se
interpretar os planos de Deus
07) Quando se nega a Santa Tradição e o
Sagrado Magistério, o exame da Lei Natural fica dentro dos mesmos parâmetros de livre exame, tal como ocorre com as Sagradas Escrituras. Como já disse, assim como é vedado interpretar a Bíblia para fins
particulares, a Lei Natural não pode ser interpretada com fins
particulares. Quem faz isso faz interpretação contra-legem e ofende ao
Pai.
08) O liberalismo, que aqui deve ser entendido como libertarismo, perverte a lei natural, no tocante à sua interpretação. O que nascerá disso é algo pervertido, fora dos planos de Deus. Por
isso que pensamentos protestantes da Lei Natural - principalmente os dos séculos XVI, XVII, XVIII, por não estarem
amparados na Santa Tradição - tendem a edificar heresias libertárias ou
totalitárias.
09) O
liberalismo moderno derivou de interpretações fora do sagrado magistério e da
sagrada tradição da Lei Natural. Interpretações contra-legem. Por isso que é herético.
10) O
grande perigo protestante é a hermenêutica libertária, que faz uma
interpretação contra-legem da lei natural. Isso leva às pessoas a
confiarem no fato de que cada um tem a sua verdade, mais cedo ou mais
tarde, pois leva a uma ordem onde as pessoas são levadas a pensar dessa forma, o que causa relativismo moral.