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quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Notas sobre a revolução financeira causada pelos dias 29, 30 e 31 - os chamados períodos de transição entre os ciclos poupadores, que são verdadeiros dias de graça

1) Os dias 29, 30, e 31 dos meses em que há esses dias constituem dias de graça, o período que marca o fechamento de um ciclo poupador e a abertura de um novo, a ponto de ser uma verdadeira revolução econômica no sentido latino do termo, pois todo ganho que eu perceber será depositado na poupança, no primeiro aniversário do mês subseqüente - o chamado dia 01.

2) É por isso que ele é o dia mais importante - ele recebe os rendimentos de seu próprio aniversário mas também os dias de graça. Por isso, o rendimento desse aniversário sempre será maior que os demais. E esse rendimento deve ser distribuído aos demais de modo a se criar uma receita uniforme. 

3.1) Além disso, ele me serve de entreposto entre mim e os demais aniversários seguintes, que devem ser vistos como lotes de terra fértil aguardando que eu plante alguma coisa neles de modo que eu colha alguma coisa ao longo do tempo. Entre o dia 01 e 28, há um caminho muito longo a percorrer - por isso, devo criar entrepostos intermediários de modo que minha receita cresça de maneira progressiva e fique uniforme ao longo do tempo.  A maneira pela qual devo criar os meus entrepostos é me santificando através do trabalho e do do estudo, de modo que meu espírito não fique ocupado desejando coisas alheias, a ponto de fazer isso por meio da violência, da grave ameaça ou da fraude - ou mesmo da traição, como vemos no abuso de confiança e na apropriação indébita.

3.2) Estabelecidos esses entrepostos, um a cada 4 dias, só preciso me preocupar em fazer com que o dinheiro renda tanto quanto o dinheiro do primeiro aniversário da poupança - e depois disso, eu devo irrigar o dinheiro até os dias imediatamente subseqüentes de modo que o fluxo fique uniforme. 

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 2 de setembro de 2021 (data da postagem original). 

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

"Carta Magda" e direito à educação - notas sobre ignorância programada ou entrando na mente do mar de azia

1) Na tal Carta Magda - ou Carta Margarida, tal como o partido Wiosna defende, aquele partido que quer transformar a Polônia numa nação homossexual, para quem não sabe -, o direito à educação é confundido com doutrinação. 

2) Nas aulas de educação física, por exemplo, as aulas de pilates são confundidas com aulas de ser como Pilatos - todo mundo aprende a conservar o que é conveniente e dissociado da verdade lavando as mãos.

3) É assim que se emburrece um povo - uma mão cínica lava a outra, que é sínica, a ponto de um asno afagar o ego de outro asno. Este é o maior ensaio sobre a cegueira que se pode fazer e não é preciso ser nenhum Saramago para se enxergar esta realidade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 27 de agosto de 2021 (data da postagem original).

Alba Cassin de França: Que Magda é essa, a Göebbels?

José Octavio Dettmann: Sim. Para ela, a constituição é mais burra que uma porta, uma folha de papel onde nela se escreve qualquer porcaria inútil que tá valendo como se fosse lei, já que lei é força - tal como pensou Ferdinand Lassalle, genro de Karl Marx, em seu livro A Essência da Constituição.

sábado, 21 de agosto de 2021

Por que certas redes sociais, como o academia.edu, necessitam de uma arquitetura diferente da arquitetura do facebook - relatos da minha experiência pessoal

 1) Quando converso com alguém que sabe tanto quanto eu, eu consigo obter muitas informações que dificilmente eu conseguiria sozinho, o que facilita e muito meu desenvolvimento intelectual. Se a rede social fosse melhor usada para se trocar boas idéias com gente bem-pensante, eu iria progredir muito bem nos meus estudos. 

2.1) Por isso, não posso usar o facebook como o lugar de troca dessas idéias, já que ele se tornou um lugar de conflito, mas o academia.edu, pois posso discutir com as pessoas nos mesmos moldes de uma conversa tal como havia no tempo do finado orkut. 

2.2) Nessa rede social, que foi arquitetada de modo a atender as necessidades de uma sociedade que anseia pela busca do conhecimento, a conversa pode se dar na via individual - o que agrada e muito ao meu estilo, ao meu jeito de ser, pois possibilita que eu reúna as melhores informações a partir das melhores pessoas disponíveis, a ponto de organizar um único sistema pessoal possível: o meu sistema pessoal de conhecimento, próprio de uma pessoa que anseia por conhecer a verdade enquanto fundamento da liberdade e que responda bem a estas circunstâncias favoráveis de modo a absorvê-las e estabelecer uma atividade econômica organizada, a ponto de se tornar igualmente atividade salvífica - o que é uma virtude, em Cristo fundada.

3.1) Se tivesse mais contatos onde pudesse fazer com essas pessoas intercâmbios de idéias de modo a progredirmos intelectualmente juntos, amizades interessantes poderiam nascer a partir daí, pois o amor ao conhecimento leva ao amor à verdade - e esta aponta para o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, que é Cristo.

3.2.1) Quanto mais cabeças bem-pensantes eu trouxer para o academia.edu, de modo a partilhar os tesouros de meu blog, mais comentários interessantes posso extrair deles, os quais serão incorporados às postagens de modo a enriquecer e aprimorar os conhecimentos já produzidos. 

3.2.2) Essas interações com os meus leitores geram não só um poderoso senso de integração, bem como fomenta um tremendo senso de responsabilidade pessoal a ponto de isso se tornar cultura, já que a necessidade ser leal virou liberdade e caridade, pois isso atende a um Cristo necessitado - da mesma forma como devo ser um pensador honesto e fomentar pesquisa séria tendo por fundamento a realidade, meus contatos se comprometem a comentar honestamente sobre o que vêem de modo a aprimorar a investigação que conduzo, pois, como autoridade, estou aperfeiçoando a liberdade de muitos. Isso faz com que surja uma noção de lealdade em via dupla, o que leva a uma amizade em Cristo fundada.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2021 (data da postagem original).

Rio de Janeiro, 23 de agosto de 2021 (data da postagem atualizada).

Histórias da Pandemia - Como a pandemia alterou a dinâmica social, principalmente nos fins de semana - balanço da minha experiência como cidadão brasileiro

1) Nestes tempos de pandemia, o fim de semana, antes usado pela gente comum para se ir à missa e descansar, agora se tornou uma ocasião para que os políticos se encontrem e conspirem sem muito alarde. A cultura do encontro degradou-se em um projeto de dominação.

2) Nestes tempos em que vemos a guerra política acontecer em tempo real, o tempo de pandemia se tornou um tempo de tna, de total non-stop action político, onde a conspiração e o conservantismo acontecem o tempo todo. 

3) Nunca a eterna vigilância se fez tão necessária quanto agora. Nestes tempos atuais, ser omisso é um pecado contra a bondade de Deus, o qual não merece perdão, uma vez que a bondade é um atributo do Espírito Santo, pois somos livres e salvos pela graça de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2021 (data da postagem original).

Da necessidade de combinar List com as idéias distributivistas de Chesterton e Belloc

1) Todo mercado se funda no encontro, nunca na sujeição. 

2) O começo, tal como a origem da vida, se dá na troca de idéias - se essa troca for produtiva, a tendência é a que a relação social fundada no intercâmbio de boas idéias se torne mais permanente, já que a cooperação entre A e B se torna vital para a produção de tal riqueza essencial não só para ambos, mas para toda a sociedade que depende dessa interação social constante.

2.1) Como disse List em seu Sistema Nacional de Economia Política, a capacidade de produzir riquezas é mais essencial do que as riquezas em si. 

2.2) Como a fonte da verdadeira riqueza é a verdade, que é o fundamento da liberdade, então toda atividade econômica deve ser necessariamente uma atividade salvífica, um caminho para não só uma pessoa mas também muitas possam se santificar através do trabalho, de modo que muitos possam colher o que produzem e assim se tornarem proprietárias, a ponto de também terem poder de usar, de gozar e de dispor dos bens da vida de modo a poderem colaborar para o bem comum da sociedade como cidadãos livres. 

3) Para uma nação ser tomada como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo, é importante que isso seja uma lição importante para as pessoas, tal como o ar que se respira. As lições do protecionismo educador de List devem ser conjugadas com o distributivismo de Chesteton e Belloc.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2021 (data da postagem original).

Do blog como um banco de idéias - notas fundadas na minha experiência pessoal

1) Meu blog se tornou mais do que um lugar onde salvo minhas postagens de modo a serem mais facilmente recuperáveis, já que no facebook não há um mecanismo de pesquisa. Ele se tonou um poderoso banco de idéias, cujas sementes do verbo ficam lá estocadas de modo a serem consultadas e servirem de partida para novas idéias ao longo do tempo.

2.1) O banco de idéias é fruto do meu trabalho acumulado como escritor que não foi ainda sistematizado na forma de livros, uma vez que os tempos para publicar livros andam muito complicados. 

2.2) As idéias acumuladas e contidas neste precioso estoque já se provaram fonte de construção de importantes lealdades, uma vez que os tomadores dessas idéias, meus alunos, se sentem endividados e acabam me pagando este serviço que prestei de alguma forma, nem que seja com livros ou com doações em dinheiro. 

2.3) Isto é a prova cabal de que os princípios da economia bancária não se restringem apenas às finanças mas também a outras áreas de conhecimento de modo a criar lealdades entre as pessoas. Se os tomadores do empréstimo vêem Cristo em mim, então eles se submetem a ponto de serem leais a mim, já que imitei o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem neste aspecto, uma vez que a verdade foi o fundamento da liberdade nesta relação econômica voltada para a salvação de muitos, ainda que pela via do conhecimento.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2021 (data da postagem original).

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Notas sobre a relação entre o sentido do tempo e o sentido da palavra revolução

1) Quando o idealismo alemão, de Kant e Hegel, esteve em seu auge, os filósofos daquele tempo tiveram a audácia de dizer que, fora o grego, o alemão era a língua da filosofia por excelência e que o conhecimento de nenhuma outra língua seria útil o bastante para se fazer uma boa filosofia. Quanta arrogância!

2.1) Não é toa que foi na Alemanha que a palavra revolução sempre teve relação com ruptura violenta, com derramamento de sangue, pois todo ato político violento é motivado por um ato inspirado em Chronos, esse demônio que age pela gula a ponto de consumir tudo o que é material, a ponto de corroer tudo que há de mais sagrado. 

2.2) Por isso, o sentido germânico da palavra revolução sempre está vinculado ao aspecto cronológico do tempo, a ponto de gerar um senso de materialismo histórico. A dialética, outra marca do idealismo alemão, ela cria o relativismo moral, já que é filha do liberalismo, onde o homem, inspirado em Lúcifer, não serve a Deus. Não é à toa que a expressão time is money é a que personifica esse horror metafísico do nosso tempo, a ponto de abrir os caminhos para o comunismo.

3.1) Em contraponto a Chronos, nós temos o tempo como a plenitude de todas as coisas, onde cada época das nossas vidas e das gerações humanas é marcada em ciclos. Quando um ciclo termina, um outro começa, a ponto de renovar todas as coisas e dar sentido de organicidade às coisas, já que a verdade é o fundamento da liberdade, pois tudo isso se funda em Deus. 

3.2) O tempo como plenitude das coisas, onde as realizações humanas do passado oferecem um desafio à gula insaciável de Chronos, isso tudo está representado em Kairós - e esse deus da Grécia Clássica foi a prefiguração do que viria a ser Cristo para nós todos hoje.

4.1) É do tempo como plenitude das coisas que a república romana evoluiu para uma organização política superior, a ponto de se tornar um império - e nela patrícios e plebeus, em concórdia, trabalhavam visando ao bem comum e à glória de Roma. 

4.2) A corporação de ofício nasceu neste contexto, marcando uma verdadeira revolução, a ponto de estabelecer um marco entre o fim da República e o começo do Império, dando início a uma nova era histórica e com ela novas possibilidades de santificação através do trabalho e de se tomar o pais como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo. E não foi à toa que isso se concretizou quando César deu lugar a Cristo como verdadeiro Deus e verdadeiro Homem que governa a todos no Império Romano, fazendo com que a ordem do Império Romano se transmutasse na ordem da Jerusalém Celeste, a ponto de seus princípios estarem escritos na Doutrina Social da Igreja Católica. 

4.3.1) Por esse motivo, a revolução no sentido romano do tempo sempre será marcada pelo tempo kairológico, pelo tempo como plenitude das coisas, na forma de ciclos. 

4.3.2) Na História do Brasil tivemos, desde o tempo em que fomos parte do Reino de Portugal até os tempos atuais, diferentes eras de santificação através do trabalho, a ponto de fazer do pau-brasil, do açúcar, do ouro, do café e da soja a base da nossa economia, estabelecendo diferentes ciclos econômicos. Durante cada ciclo econômico, diferentes tipos de sociedade existiram e o sentido delas fazia sentido aos olhos de Deus por conta desse tipo de santificação, a ponto de assumir um caráter civilizatório. 

4.3.3.1) Quando estes ciclos se encerravam, as sociedades iam se reorganizando de modo a encontrarem o sentido de sua existência em outra atividade economicamente organizada, o que abria caminho para novas formas de atividades salvíficas, uma vez que Cristo estabeleceu para nós a missão de ir servir a Cristo em terras distantes por meio dessa forma, que tende a se renovar a cada ciclo econômico, que é também salvífico. 

4.3.3.2) Os ciclos podem até passar ou mesmo se repetir, mas o mais importante é que as pessoas se santifiquem através do trabalho e se tornem plenas de Cristo nele - se o ciclo terminar, elas buscarão um outro caminho, pois sempre haverá a Santa Mãe Igreja para ajudá-los em tempos de crise, pois é nesse tempo que as pessoas se dispersarão em terras distantes de modo a ocupá-las e povoá-las, de modo a integrá-las a este império de cultura fundado na verdade como sendo o fundamento da liberdade. 

4.3.3.3) Quando estas terras estão integradas nesse propósito salvífico, sempre haverá a possibilidade da reunião do que estava disperso, a ponto de trazer novos conhecimentos e novas experiências de outros lugares de modo a estabelecer novas atividades econômicas organizadas, criando novas possibilidades de se criar riqueza, a ponto de abrir novos ciclos econômicos, quando do seu estabelecimento bem-sucedido, uma vez que o povo que habita esses diferentes lugares é tomado como parte da mesma família.

4.3.3.4) É neste sentido que a palavra Revolução tem uma profunda relação com a transcendência ou com a excelência, já que todos os caminhos levam à Roma. Nela, a verdade é o fundamento da liberdade a ponto de a ordem fundada no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem ser o verdadeiro sentido da História, já que Cristo é o juiz da História de todos os povos e de todas as nações. E neste ponto, o mundo é essencialmente o mundo greco-romano elevado à condição de Jerusalém Celeste, o que prefiguraria o Reino Latino de Jerusalém, e não o suposto mundo judaico-cristão ocidental como muitos falam, inspirado nas narrativas maçônicas e no exemplarismo puritano e americano, marcadamente revolucionário no sentido germânico do termo, que nega aquilo que pretendem afirmar.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2021 (data da postagem original).