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sábado, 22 de fevereiro de 2020

Notas de diário intelectual (22/02/2020)

1.1) Passados dois dias de descanso, retomei a série de escritos que vinha fazendo sobre esta relação de coisas: ética protestante, espírito do capitalismo e banimento da mendicância.

1.2) Este triângulo escaleno, que faz do homem mais um descendente do Faraó Antigo Egito do que propriamente de Deus, produz uma falsa ordem onde tudo é centrado no homem - no falso homem, rico no amor de si até o desprezo de Deus, que se acha eleito de antemão a ponto de determinar quem é condenado ou não à morte, justamente por ser incapaz de se defender ou de produzir alguma coisa útil para a sociedade segundo critério puramente humanos, fundados naquilo que se conserva de conveniente e dissociado da verdade, a ponto de incorrer em subjetivismo.

2.1) Enquanto estava descansando tomei conhecimento de que Portugal aprovou a lei da eutanásia - e a solução para o caso era escrever sobre isso, vacinando o povo de minha terra quanto a isto. Foi exatamente o que fiz.

2.2) A questão do aborto e da eutanásia têm profunda relação com a tal ética protestante e com o espírito do capitalismo - essa ética, junto com o comunismo, não só pode como DEVE ser banida de todo o mundo português. E quem defendê-la deveria condenado por alta traição, dado que é ato de apatria, já que afasta um país inteiro do senso de ser tomado como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo, a ponto de nos preparar para a pátria definitiva, que se dá no Céu.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2020.

Do carnaval em Portugal, comparado ao do Brasil

Todos os anos, a esta altura, começam os ataques sem sentido ao Carnaval. Ora se confunde excessos com pecados, ora se confunde aquilo que acidentalmente é feito com aquilo que se deveria fazer.

O Carnaval não é uma festa eclesiástica, mas também não é sua contrária, e pode assumir um espírito totalmente Cristão.

O Carnaval é a última festa antes do encerramento humano às coisas mundanas. A Quaresma - a ser levada a séria - era muito rigorosa. Imagine-se 40 dias sem carne, uma refeição por dia, sem qualquer festividade - casamentos, bailes, festas, música profana -, e ainda era aconselhado aos conjugues abster-se de certos afetos. Por isto, é que se permitia uns dias de excessividade para libertar a pressão com que habitualmente vivia e que iria sofrer na Quaresma, de modo que levasse este tempo o mais sério possível.

No contexto desta festividade, há três costumes que provam o espírito cristão. 1) O almoço da Terça-Feira Gorda; 2) o "diabo na rua"; 3) A queima do Entrudo.

1) O almoço que se fazia era de muito fausto. Mesmo nas casas pobres faziam-se esforços para levar à mesa carne de porco, frango, e vaca. Marcando desta forma a tal despedida.

2) Época de caos (o caos é fruto da desordem própria do Demônio) em que se trocavam os papéis sociais: os pobres se trajavam de ricos, e os ricos de pobres; as mulheres de homens, e os homens de mulheres. Em outras vezes, os homens mascaravam-se muitas vezes de forma arrepiante e faziam muitas travessuras - a perseguição às mulheres era a sua favorita. Esta concessão simbolizava o poder e império do demônio em que se mostrava que com o caos impossibilitava a ordem e justiça, e o império do diabo era passageiro, e destinado ao desterro (lembrando as tentações que Nosso Senhor teve depois da sua Quaresma...).

3) A queima de Entrudo simboliza a morte do ano anterior. E é também na Quaresma que a Igreja recomenda a contrição e o arrependimento dos nossos pecados. para na Páscoa nos unamos com sumo amor a Nosso Senhor. A queima do entrudo e a confissão dos nossos pecados tem uma ligação muito próxima, porque ambas, uma vez consumadas, ficam de vez esquecidos, como se nunca tivessem acontecido. Mas não é só: uma vez o entrudo queimado, lembra a todos os demais que somos como ele - pó e cinzas.

Telmo Pereira

Facebook, 22 de fevereiro de 2020.

Ética protestante, maçonaria e o espírito da eutanásia - comentários ao que houve em Portugal

1) Enquanto a mente do biedny é voltada para os dias atuais, para o desespero, para o crime, o ubogi vive imitando o exemplo das demais criaturas criadas por Deus: dependendo da boa vontade do Criador do Universo, que criou todas as coisas por amor. Agindo assim, o ser humano se torna o melhor dentre os animais, uma vez que foi dotado de razão, que foi criado à imagem e semelhança de Deus, a ponto de ser a primazia da criação.

2) É por conta dessa diferença de postura mental que a esmola nunca vai ser extorsão. É por conta disso que o livro Máfia dos Mendigos é um tremendo lixo porque o autor desse livro não tem o menor senso de proporção das coisas fundadas na conformidade com o Todo que vem de Deus, uma vez que mede as coisas segundo a sua estupidez, já que conserva o que é conveniente e dissociado da verdade, uma vez que esse sujeito é calvinista. Em todo lugar por onde essa seita herética tenha se instalado, a mendicância foi proibida - e o banco de Deus foi seqüestrado de modo a se tornar uma fábrica de usura, a ponto de se criar uma sociedade insolidarista onde ninguém é irmão de ninguém, criando uma divisão onde os ricos se vêem eleitos e os pobres são vistos como condenados, o que extremamente odioso. E isso pavimentou o caminho para o comunismo, pois o objetivo do eleito é eliminar o condenado, não fundir-se com ele - eis a origem da eutanásia.

3.1) A maçonaria é herdeira direta dessa cosmovisão. E o Brasil de 1822 foi projetado para ser uma sociedade dessa natureza, renegando suas raízes portuguesas e católicas.

3.2.1) Nos últimos anos, o calvinismo tem crescido por conta disso, dessa má consciência criada ao longo dos anos.

3.2.2) Esta guerra não é só política ou econômica, mas também espiritual, civilizacional. Ou o Brasil rompe com 1822 e volta a ser parte daquilo que se fundou em Ourique ou sucumbirá tal como Portugal sucumbiu desde que houve o fatídico regicídio, em 1908. E a maior prova disso é aprovação da lei que permite a eutanásia naquele país há poucos dias. 
 
3.2.3) Mais uma vez os "eleitos" matarão os "condenados" - é por conta de éticas dessa natureza que o mundo está neste estado lastimável.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2020.

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Notas sobre a falácia da erradicação da pobreza

1) A esquerda não tira ninguém da pobreza. Ela converte ubogi em biedny. Ela simplesmente rouba a esperança dos pobres, que deve ser depositada em Deus.

2) Em muitos casos, tenta criminalizar o hábito de se dar esmolas aos pobres. Recentemente, o município de Belo Horizonte tentou punir quem tentava dar esmolas aos mendigos com pesadas multas (no Blog do Angueth há referências sobre o assunto). Afinal, tudo deve estar no Estado e nada deve estar fora do Estado ou contra o Estado, a ponto de este ser tomado como se fosse uma religião. Por isso mesmo, ele é uma tentativa indevida de tomar as honras que são devidas ao verdadeiro Deus e verdadeiro Homem - e por isso, tal estado de coisas não deve ser tolerado.

3) Medidas assim visam simplesmente seqüestrar do pobre a condição de ser o banco de Deus. Mais ou menos como os calvinistas fizeram ao implementarem sua ética protestante e seu espírito capitalista. Trata-se de um verdadeiro horror metafísico.

José Octavio Dettman

Rio de Janeiro, 16 de fevereiro de 2020.

Notas sobre os dois tipos de pobre que há no polonês

1.1) No polonês, há dois tipos de pobre: o ubogi e o biedny.

1.2) O ubogi é aquele que recebe a esmola do bogaty, uma vez que o rico vê no pobre o espelho de si mesmo, uma vez que em certo momento no passado ele mesmo ou um ancestral muito importante foi um pobre que foi ajudado por um Cristo príncipe, que o salvou da condição de pobre pecador.

1.3) Como Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, o então ubogi foi transformado em bogaty de modo a ajudar outros ubogis que se encontram nesta terra e em terras distantes, uma vez que Cristo quis que seu Santo Nome fosse publicado lá também, tal como foi estabelecido em Ourique,

2.1) O biedny vive cada dia como se fosse o último, pois vive em constante desesperação.

2.2) Como o mundo foi dividido entre eleitos e condenados, e os ricos foram predestinados à riqueza e os condenados à pobreza, então a única solução que buscam para sobreviver a este vale de lágrimas é roubando dos ricos de modo a ter o que comer, uma vez que neste mundo dividido, o eleito, o rico, o predestinado à salvação, deve dominar o fraco, o condenado, e não fundir-se com ele.

2.3.1) Isto é prova cabal de que a visão de mundo protestante ajudou a colocar no poder o nazismo (o socialismo de raças) e o comunismo (socialismo de classes), enquanto o fascismo é o socialismo de nação (onde a nação é tomada como se fosse uma segunda religião de tal maneira a destronar a verdadeira fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus).

2.3.2) Do biedny vem o lumpemproletariado, o exército de marginais que a esquerda usa para derrubar a ordem estabelecida. Não é à toa que a esquerda trata os marginais como vítimas da sociedade, como se toda sociedade tivesse a mesma cosmovisão protestante.
 
2.3.3) A palavra biedny deriva de duas palavras (bie + dni). Bie é atual em polonês, enquanto dni é dia, em polonês. Ou seja, é aquele que vive os dias atuais, desconectado de suas origens, de suas razões de ser. É exatamente o típico homem moderno - ainda que tenha dinheiro à mão, ele vai torrá-lo com entretenimento que só alimentará o vazio de sua alma, como pornografia, por exemplo.

2.3.4) O biedny é o espelho de uma classe ociosa, que se afastou de Deus e passou a viver a vida a usufruir do que conquistou sem esforço. Essa gente é o espelho de Cômodo, que botou o Império Romano em ruína por preferir se divertir a governar - ele é a personificação da classe ociosa.

3) É importante que tenham este dado em mente, pois nos próximos artigos eu tratarei de outras coisas relacionadas a essa questão.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de fevereiro de 2020.

Postagens relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/08/coisas-que-vi-no-livro-o-brasil-nao-foi.html

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Comentários adicionais ao meu artigo de ontem

1) A respeito do artigo que escrevi sobre a pedagogia da pobreza, a verdadeira riqueza está no verdadeiro Deus feito homem, no príncipe que transforma os outros homens - então mendigos, estigmatizados pelo pecado - em príncipes como ele.

2) A verdadeira função empresarial pura está em viver como se dependesse de Deus para tudo. Por isso, a mendicância é a base para tudo. Se não imitarmos os mendigos, não podemos ser bons empreendedores. O mercado nada mais é do que o constante encontro entre esses príncipes criados por Cristo com outros Cristos mendigos. Deus (Bóg) cria a figura do rico (bogaty) para ajudar o pobre (ubogi). Eis a economia da salvação - ela continua a trindade no plano operativo das coisas, já que é destinada à salvação de muitos.

3) Se formos levar as coisas a ferro e a fogo, então o catolicismo é essencialmente isto, pois viver a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus é essencialmente mendicância. Somos o que somos porque somos livres para fazer a vontade de Deus. E a vontade de Deus é fazer o bem, promover o bem comum, a Santa Criação; se vivemos contra a vontade de Deus, nós vivemos abaixo da condição humana, que é a de ser a primazia da Criação. Não foi para isso que fomos feitos - por isso, é pecado. Fora da lei de Deus, somos o pior dentre os animais, como bem apontou Aristóteles. Por isso que ele disse que o homem é o animal que erra. Entre a lei de Deus e o amor de si, ele escolheu o que era conveniente e dissociado da verdade. E foi por essa razão que Cristo foi enviado.

4.1) Bóg é Deus, em polonês; bogaty é rico, em polonês e ubogi é pobre, em polonês. As três palavras possuem o mesmo radical nessa língua, o que torna o raciocínio perfeitamente claro de ser imaginado, se a pessoa tiver um pouco de conhecimento deste idioma.

4.2) Quando progredi na língua de São João Paulo II, eu progredi também no meu conhecimento filosófico, em razão das nuances do polonês, comparadas com o português. Este é o segredo para estudar esta língua. Você precisa servir a Cristo nestas terras tal como Crucificado de Ourique mandou nossos ancestrais pra cá. Eis o encontro de duas tradições cristocêntricas. Se São João Paulo II fala que devemos respirar a Igreja com dois pulmões, então respiremos o senso de tomar como um lar em Cristo dentro dessa forma, tomando tanto o Reino Unido Unido de Portugal, Brasil e Algarves quanto a Polônia como um mesmo lar em Cristo. Eis os dois pulmões do nacionismo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2020.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Minha influência acadêmica só cresce

1) No dia 23 de janeiro deste ano, eu fui citado 58 vezes no academia.edu.

2) Estamos no dia 14 de fevereiro deste ano - faltam 9 dias para completar o espaço de um mês. O número de citações saltou de 58 para 74.

3) Meu nome é citado academicamente ao menos uma vez por dia, no pouco que já publiquei. Ao longo de um ano, passarei fácil das 300 citações, por conta da qualidade do material produzido.

4.1) Se eu publicar mais coisas no academia.edu, o número só crescerá. Ao longo dos meus muitos anos de atividade, eu escrevi muita coisa boa - pode ter certeza que colocarei mais coisa lá também.

4.2) Como idéias têm conseqüências, talvez alguma coisa boa me aconteça. Por isso, vou deixar essas coisas no tempo de Deus. Lanço minhas iscas, minhas idéias, no academia.edu e colho o que planto. Não há caminho melhor para mim. Não há o que temer.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 2020.