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quarta-feira, 30 de junho de 2021

Para me tentar, o diabo vai comer o pão que ele mesmo amassou, pois é muito difícil me dobrar, com esses sucubus de quinta categoria que me manda

1) Os sucubus de internet só enxergam a cara, as aparências, não o coração. 

2) Quando vêem que sou um homem bonito, tentam me seduzir. Quando descobrem que sou católico e conservador, de mim sentem asco, a ponto de me bloquear na internet por conta disso.

3) Como já lidei com tantos sucubus, já lidei com tantos peitos e bundas expostos gratuitamente que já criei asco por essas almas pornográficas e imodestas. Além disso, as conversas com essa gente não vão muito pra frente, visto que essa gente não tem conteúdo.

4.1) Não é que eu seja difícil - a verdade é que já sei muito bem como funciona a cabeça desses demônios sexuais femininos de internet e não vejo nada de interessante vindo dessas pessoas além de seus corpos, mas isso não é o suficiente pra mim, pois não posso medir uma mulher só pelo seu corpo, mas também pela sua alma e pelo seu caráter, caso eu queira ter uma vida a dois com ela. 

4.2) Do jeito que está, acho que o diabo vai ter que fazer muito por onde, se quiser me tentar. Até agora ele não conseguiu - e duvido que consiga. Se as mulheres do meu país fossem modestas e tivessem conteúdo, a probabilidade de eu ir para o altar com uma delas seria bem alta.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 30 de junho de 2021 (data da postagem original).

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Como responder ao exibicionismo feminino - lições advindas da minha experiência pessoal

1) Nunca responda ao exibicionismo feminino com cantadas, com xingamentos ou com afetações de pseudomoralismo.  Uma atitude provocativa se responde com outra atitude provocativa, igual e no sentido contrário. 

2) Se a mulher induz o homem à sedução, à perdição do pecado da carne, a resposta deve se fundar no chamado à razão, à modéstia. E ela deve se dar forma mais intelectualizada, mais racional possível.

3.1) A resposta não precisa ser imediata - ela precisa ser bem dita, coisa que exige o melhor de você, como homem. Isso se dá na plenitude dos tempos kairológicos, nunca numa circunstância onde a gula de Chronos parece devorar todas as coisas a ponto de nada fazer sentido. 

3.2) Como diria Chesterton, tal situação induz a um casamento, a um duelo que nenhum homem jamais deve recusar.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de junho de 2021 (data da postagem original).

Como uma moça deve conquistar um homem como eu?

1) O que uma moça bonita e jovem quer de um homem como eu, principalmente quando só posta foto dela mesma e não tem nenhum conteúdo sobre o qual se deva conversar? Isso me cheira à ocasião de pecado e isso eu vou evitar.

2) Se ela fosse inteligente e quisesse a mim por marido, a maneira mais fácil de me conquistar era pegar em livros e estudar, a ponto de ficar inteligente e fazer da atividade intelectual sua profissão e vocação. Como gosto de mulher bonita, católica e que tenha conteúdo, é natural que eu acabe me envolvendo com esta pessoa fora da rede social, ainda que esteja ela distante de minha casa. Eu não sou difícil de ser conquistado - apenas não sou aberto à ocasião de pecado, como essa jovem parece ser.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de junho de 2021 (data da postagem original).

domingo, 27 de junho de 2021

O conservantista - quando ensina algo supostamente bom - só quer o aplauso do mundo. Não se iluda com essa gente

1.1) Antes de ensinar algo a alguém, eu primeiro dialogo com meu ouvinte onisciente, que é o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Se ele gosta de tudo o que produzo, então ele me permite que eu vá servir a Ele em terras distantes através dos meus escritos ou mesmo usando a minha fala como uma segunda escrita, como vemos nas palestras ou mesmo nos vídeos do youtube. 

1.2) Até me tornar um servidor e sair da catacumba pela vontade de Deus, eu precisei mortificar muito o meu eu, a ponto de não tolerar nenhum ato de arrogância e de estrelismos de supostas pessoas que têm muito a ensinar, mas que na verdade não têm nada a passar, por conta de estarem cheias de si até o desprezo de Deus e conservarem o que é conveniente e dissociado da verdade.

2) Ainda que o conservantista ensine coisas boas e interessantes que mereçam o aplauso dos homens, essas coisas ofendem a Deus, visto que esta pessoa não é humilde e não dá o crédito de suas conquistas Àquele que criou tudo por amor. Por isso, o conservantista é um verdadeiro câncer na sociedade porque sua alma é fechada à verdade, a qual se funda em Deus, por ser o fundamento da liberdade humana.

3.1) Embora para Deus nada seja impossível, eu reconheço ser muito difícil o esforço de se rezar por uma alma que só sabe conservar o que é conveniente e dissociado da verdade. Se você conseguir o milagre de converter uma alma conservantista, o céu se rejubila. 

3.2) De minha parte, de minha experiência pessoal, a única coisa que sei é que só uma espada pode deter sua obstinação em conservar o que é conveniente e dissociado da verdade - e foi para isto que Cristo a trouxe, quando veio pra cá. E esta é a maneira mais prática de se resolver os problemas que ele cria.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 27 de junho de 2021 (data da postagem original).

sábado, 26 de junho de 2021

Da eleição de 2022 como a Guerra dos Messias - comentário sobre isto

1) Em 2022, nós vamos ter uma guerra dos messias, como bem apontou o professor Loryel Rocha. 

2) De um lado, nós temos o Messias fabricado, um mentiroso contumaz, que foi múltiplas vezes condenado por corrupção e que se acha melhor do que Jesus, mas que não passa de um Barrabás, um criminoso da pior espécie. No caso, Lula, esse famigerado bandido de nove dedos.

3) Do outro, nós temos um presidente que cuidou bem de seu povo e que fez o país progredir, não obstante a tempos difíceis, como os da pandemia de peste chinesa.  Por coincidência, ele tem Messias no nome, mas não se arroga ser Deus como o primeiro. No caso, o presidente Jair Messias Bolsonaro.

4) Em outubro, nós vamos ter de escolher entre o que tem Messias nome e o Barrabás. Se a voz de povo é a a voz de Deus, que escolha sabiamente o que tem Messias no nome ao Barrabás - do contrário, é a pátria que será crucificada no socialismo, a exemplo da Argentina ou da Venezuela.

5) Trata-se do choque de dois Brasil: o Brasil do presente, que está fazendo o futuro promissor tornar-se realidade,  e o eterno Brasil do futuro dos socialistas, do futuro constantemente adiado, que nunca chega. Trata-se do choque de uma civilização que está florescendo e de uma anticivilização, impropriamente chamada de civilização pelos que conservam o que é conveniente e dissociado da verdade. Uma verdadeira guerra assimétrica.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 26 de junho de 2021 (data da postagem original).

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https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/09/lech-waesa-e-lula-ou-diferenca-entre.html

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Meditações sobre a Bíblia que venho tendo

1) Quando Deus instituiu o casamento como uma forma de os homens crescerem e se multiplicarem,  ele instituiu uma trindade de princípios que dão sentido salvífico ao casamento legítimo: a mútua assistência, a mútua santificação, além de ser o ambiente natural para a reprodução humana. Dentro desta trindade, o casamento é sagrado - e o que Deus uniu, o homem não pode separar, por meio do divórcio.

2) Nos tempos antigos, sobretudo de Abrahão e e Sarah, havia servidão de esposa. Se a esposa estivesse em idade avançada ou fosse estéril, o marido poderia ter filho com a serva de sua esposa, que acabava virando vigária da esposa, na hora das relações sexuais. O filho era considerado legítimo aos olhos de Deus e herdeiro. 

2.2) A treta que envolve a geração de Abrahão é que Sarah conceberia Isaac por milagre, já que Deus prometeu isso, e ele teve um filho com a vigária de Sarah, que geou Ismael. Isso gerou um problema muito sério que dura até hoje, como a questão dos árabes e dos judeus.

2.3.1) Na geração de Jacob, Leah e Rachel, junto com Rebecca e Sarah, formaram as quatro primeiras mães, a base sob a qual se assenta a virtude de uma nação. Jacob teve filhos com suas esposas e com as vigárias de suas esposas, a ponto de ter doze filhos. 

2.32) Jacob é descendente de Isaac e Abrahão - enquanto esteve vivo, ele manteve a memória de seus ancestrais viva, a ponto de ele ser um em três pessoas, configurando assim uma trindade.

2.3.3) Dessa trindade de patriarcas e desse quadrangular de matriarcas nós temos uma tradição que perdura até os dias de hoje, a ponto de a política ser a continuação da trindade, já que a autoridade do pai e a santidade da mãe aperfeiçoam a liberdade dos filhos, a ponto de os dois serem uma coisa só, um verdadeiro triângulo eqüilátero. Essa verdade conhecida passou a ser obedecida a partir do momento em que Cristo deu pleno cumprimento à lei mosaica, ao dizer que devemos amar o próximo como a nós mesmos.

3) Eis algumas reflexões que venho tendo sobre isso. 

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 25 de junho de 2021 (data da postagem original).

Do homem como ave - considerações sobre esta antiga classificação científica

1) Platão dizia que o ser humano é uma ave (ele é bípede, ainda que implume). 

2) Embora não voe fisicamente, sua imaginação voa como se fosse uma águia. Se ele morrer para si mesmo, de modo a servir a Cristo em terras distantes, ele poderá ser literalmente uma ave, a ponto de espalhar as sementes do evangelho pelos 4 cantos do mundo, ou mesmo ser uma ave fênix, a ponto de renascer das próprias cinzas, já que é um animal que erra, principalmente quando come da carne e bebe do sangue do verdadeiro Deus e verdadeiro Homem,  a ponto de ficar cada vez melhor, mais santo, de modo a não pecar mais, a ponto de não mais conservar o que conveniente e dissociado da verdade, o que ofende gravemente a Deus.

3) Se ele se santifica através do trabalho e do estudo, ele pode migrar do hemisfério norte para o hemisfério sul e vice-versa, a exemplo das aves migratórias de modo a ser cada vez mais produtivo. Isso vai fazer com que ele tome dois lugares como um mesmo lar em Cristo, a ponto de juntar as duas metades da esfera num todo - e se ele serve à verdade, essa esfera fica ordenada e conforme a vontade de Deus, que criou o mundo com muito amor.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 25 de junho de 2021 (data da postagem original).

Chat GPT: 

Seu texto conecta a metáfora das aves com a busca espiritual e o ideal cristão de transformação pessoal, e faz isso de maneira muito rica. Platão, ao definir o homem como um "bípede implume," procurava ressaltar a simplicidade e fragilidade do ser humano em comparação a outras criaturas. Essa ideia, aliada à imagem das aves, mostra uma visão elevada da jornada humana: nossa imaginação “voa” além das limitações físicas, abrindo-nos à possibilidade de nos elevarmos espiritualmente e espalharmos valores profundos.

Ao dizer que o ser humano pode "morrer para si mesmo" e "servir a Cristo em terras distantes," você introduz a imagem de um peregrino espiritual, alguém que, ao desapegar-se de seus desejos e interesses egoístas, torna-se uma “ave” de missão, espalhando as sementes da fé e da verdade. Essa metáfora da "ave fênix" representa bem a transformação contínua através da fé: a morte para o pecado e o renascimento para uma vida de santidade e renovação.

A migração das aves entre hemisférios torna-se uma metáfora para a busca do conhecimento e do crescimento pessoal. Assim como as aves que mudam de região conforme as estações, o ser humano, ao “migrar” e se adaptar aos contextos de sua missão, vai se tornando uma presença universal, uma unidade em Cristo que vê o mundo como um lar único, acima de fronteiras. Essa conexão final sugere que o indivíduo que se dedica à verdade constrói uma ordem divina em seu mundo, um reflexo do amor e da intenção de Deus ao criar tudo.

O texto é uma belíssima reflexão sobre a busca espiritual e o ideal cristão de autossuperação e serviço.

Dettmann: Qual é a ciência que estuda as aves?

Chat GPT:

A ciência que estuda as aves é a ornitologia. Essa disciplina faz parte da zoologia e se dedica ao estudo das aves em vários aspectos, incluindo sua anatomia, fisiologia, comportamento, ecologia e evolução. Os ornitólogos, especialistas nessa área, frequentemente estudam também a conservação das aves e seu papel nos ecossistemas.

Dettmann: Discorra sobre a ornitologia social, partindo da antiga classificação que Platão deu ao ser humano: ele é uma ave - ainda que bípede e implume, sua imaginação voa. E isso conta.

Chat GPT:

A ideia de ornitologia social, partindo da metáfora de Platão que define o ser humano como uma “ave bípede e implume” com a capacidade de “voar” pela imaginação, permite uma rica reflexão sobre o comportamento humano e seu papel na sociedade. Essa visão sugere que, embora fisicamente limitados e presos ao solo, os seres humanos possuem uma capacidade única de transcender essas limitações pela mente e pelo espírito. O voo, para Platão, simboliza a liberdade da mente e a habilidade de explorar reinos de ideias e significados que superam o mundo tangível.

Na ornitologia social, poderíamos imaginar o estudo das “aves humanas” em sociedade, observando como cada indivíduo voa por meio de suas ideias, aspirações e valores, e como esses “voos” pessoais contribuem para o conjunto social. Assim como as aves em bandos colaboram e formam padrões coordenados, os seres humanos, em sociedade, expressam comportamentos de grupo que nos revelam algo profundo sobre nossa natureza. Nos mesmos moldes que a ornitologia estuda os comportamentos de bandos e as migrações, a ornitologia social poderia analisar como o “voo” imaginativo das pessoas cria formas de associação, cultura, e organização social.

O “Voo” da Imaginação Humana

A capacidade de imaginar nos permite voar além das limitações físicas e conceituais, permitindo o crescimento pessoal e coletivo. Essa imaginação – esse voo mental – é o que nos impulsiona a desenvolver novas ideias, explorar territórios espirituais e inovar, criando novas direções para a sociedade. Assim, a imaginação, ao funcionar como uma “asa,” nos permite transcender as limitações físicas de nossa condição, movendo-nos por esferas que só a mente e o espírito alcançam.

Bandos Humanos e a Dinâmica Social

No reino animal, observamos que aves em bandos muitas vezes migram juntas, estabelecem hierarquias e desempenham papéis diferentes para a sobrevivência do grupo. Da mesma forma, a ornitologia social examinaria como as pessoas se organizam em grupos e buscam apoio mútuo. Cada sociedade tem suas hierarquias e dinâmicas internas, assim como um bando de aves que coordena suas posições para economizar energia durante o voo. Em vez de instinto puro, os “bandos” humanos são formados pela cultura, pelos valores e pela imaginação coletiva, que moldam crenças e objetivos compartilhados.

As Migrações Sociais e Culturais

As aves são conhecidas por suas longas migrações, movendo-se entre diferentes habitats ao longo das estações. Nos humanos, as migrações sociais ocorrem tanto no plano físico quanto no plano das ideias. Ao migrar fisicamente para outras regiões ou ao explorar novos paradigmas, trazemos conosco sementes de conhecimento e experiências que podem enriquecer o lugar de destino. Em um sentido simbólico, o ser humano é uma ave migratória que traz o poder de adaptação e transformação, possibilitando que diferentes culturas, ideias e valores sejam constantemente renovados e integrados.

A Ornitologia Social e o “Lar Espiritual”

No plano social e espiritual, a ornitologia social poderia explorar a busca humana por um “lar” – não só no sentido físico, mas como uma unidade maior que integra todos os lugares. Esse lar é onde a verdade e o propósito se alinham com o desejo de ordem e paz que transcende fronteiras. Se entendemos o ser humano como um viajante, uma ave migratória em busca de um propósito maior, vemos que ele busca não apenas sobrevivência, mas um significado maior, que dá sentido ao seu “voo” na vida.

Conclusão

A ornitologia social, portanto, é uma perspectiva que nos permite entender o ser humano como uma criatura cuja essência é tanto terrestre quanto celeste. Embora bípede e implume, o ser humano voa, movido pela imaginação e pela busca da verdade. Tal como as aves que formam bandos, constroem ninhos e migram, nós, humanos, também buscamos vínculos, lares e destinos espirituais. Esse “voo” imaginativo, unido à nossa vida em comunidade, faz de nós uma “espécie” única, que não só observa e aprende, mas também renova o mundo ao nosso redor.

Dettmann: Discorra sobre a emigração a imigração do ponto de vista da ornitologia social

Chat GPT:

Na perspectiva da "ornitologia social" – uma metáfora para o estudo dos movimentos migratórios humanos como se fossem fluxos migratórios de pássaros –, a emigração e a imigração são vistos como um fenômeno natural e cíclico, impulsionado por necessidades e condições ambientais, econômicas e sociais.

1. Motivações para Migração

Assim como aves buscam áreas mais favoráveis para alimentação e reprodução, grupos humanos também se deslocam em busca de melhores oportunidades de trabalho, segurança e qualidade de vida. Enquanto algumas espécies de aves migram por causa de mudanças climáticas e variação na disponibilidade de recursos, humanos frequentemente migram para evitar condições adversas, como crises econômicas, guerras e desastres naturais.

2. Instinto Social e Navegação Comunitária

Na ornitologia, observa-se que aves migratórias navegam usando padrões naturais, como campos magnéticos, e algumas seguem trajetos conhecidos e estabelecidos por gerações. Entre os humanos, ocorre algo semelhante: redes sociais e comunidades diaspóricas ajudam a orientar e facilitar o processo migratório. Assim, em uma "ornitologia social," as "rotas migratórias" são reproduzidas ao longo do tempo, mantendo uma conexão cultural e comunitária entre os emigrantes e seus locais de origem.

3. Territórios de Criação e Territórios de Sobrevivência

Há, na migração das aves, um claro contraste entre áreas de criação e áreas de sobrevivência. Para algumas aves, regiões com recursos abundantes servem como áreas de acasalamento e reprodução; já em outros períodos do ano, migram para áreas onde a sobrevivência é mais viável. Entre os humanos, isso se reflete na busca por territórios onde possam estabelecer suas famílias, educação, ou um "futuro" mais promissor. Assim, muitos trabalhadores migrantes buscam inicialmente uma melhoria econômica, mas ao estabelecerem laços, formam comunidades que muitas vezes passam a pertencer a uma nova geração.

4. A Adaptação e a Transmissão Cultural

Assim como aves podem adaptar seus padrões migratórios a novas condições, imigrantes humanos ajustam-se aos novos contextos culturais e econômicos. A "ornitologia social" aqui reconhece o intercâmbio cultural e a formação de "hibridismos" culturais – uma mescla das culturas de origem e de destino. Esse processo de adaptação implica tanto a preservação da herança cultural quanto a incorporação de novas práticas, costumes e valores. Dessa forma, o migrante torna-se um agente de transformação cultural nos países receptores, contribuindo para a diversidade e a evolução social.

5. Migração e Cuidado Coletivo

Em bandos, as aves adotam estratégias de voo, como a formação em “V”, para economizar energia e ajudar umas às outras a suportar longas distâncias. De maneira similar, os humanos emigram em grupos ou estabelecem redes de apoio em comunidades de imigrantes, provendo suporte emocional, financeiro e social. Esses sistemas colaborativos são essenciais para a sobrevivência e a integração dos migrantes em novos territórios.

6. Retorno às Origens

Na ornitologia, algumas aves retornam ao local de origem após o período de migração, um ciclo que pode ser visto também entre os seres humanos. Muitos emigrantes, após acumularem experiências e recursos, optam por voltar aos países de origem, levando consigo conhecimentos e habilidades adquiridos no exterior. Esse "retorno" pode ser um movimento individual, mas também representa um fluxo de "capital social" e econômico, beneficiando suas comunidades natais.

7. Impactos e Desafios

Assim como a presença de grandes bandos de aves pode impactar ecossistemas locais, grandes movimentos de migração humana afetam diretamente os países de acolhida e os de origem. No "ecossistema" social, esses fluxos influenciam o mercado de trabalho, a demografia e as políticas sociais. Países receptores enfrentam o desafio da integração, enquanto os países emissores lidam com o fenômeno do "brain drain" (fuga de talentos), que ocorre quando trabalhadores qualificados deixam suas nações de origem.

Em resumo, ao observar a migração humana através das lentes da "ornitologia social," é possível entender os fluxos migratórios como um fenômeno orgânico, regido por uma lógica de sobrevivência, adaptação e perpetuação social. Essa perspectiva valoriza tanto a interdependência entre migrantes quanto a contribuição desses movimentos para a transformação e a diversidade cultural nas sociedades de destino e de origem.

Dettmann: Discorra sobre a nacionidade a partir da perspectiva da ornitologia social

Chat GPT: 

Sob a ótica da "ornitologia social", a ideia de nacionidade pode ser compreendida como uma construção coletiva que envolve identidade, território, cultura e uma espécie de "instinto social" de pertencimento e cooperação. Comparando a nacionidade humana aos comportamentos das aves em relação a seus territórios e bandos, é possível interpretar a formação das nações como resultado de padrões naturais e evolutivos de cooperação, defesa, adaptação e continuidade.

1. Território e Identidade: O Lar e o Ninho

Assim como certas espécies de aves são territoriais e defendem seu espaço de forma ativa, a nacionidade também se relaciona com o conceito de território, onde um grupo humano estabelece raízes e constrói sua identidade coletiva. Na "ornitologia social", o território de uma nação é mais do que um espaço físico; é um "ninho" simbólico, onde valores, tradições e memórias culturais são nutridos e protegidos. A ligação a este território é muitas vezes emocional, fundamentada no senso de pertencimento e nas histórias compartilhadas, semelhante ao apego que as aves têm por locais específicos onde retornam para reprodução e criação de seus filhotes.

2. Migração Sazonal e Identidade Flexível

Algumas aves migram para sobreviver, mas retornam ao seu local de origem, onde encontram segurança e continuidade. Da mesma forma, a nacionidade humana é flexível e pode ser mantida mesmo diante da migração. Muitos migrantes preservam seus laços com a nação de origem, transmitindo valores e tradições aos descendentes. Esse fenômeno pode ser entendido como uma identidade de "migrantes temporários" que carregam consigo a cultura de origem, permitindo que a nacionidade persista, mesmo em um contexto de deslocamento. Assim como as aves retornam a locais familiares para se reproduzir e perpetuar sua espécie, os migrantes mantêm um elo com sua "nação-ninho," reforçando uma identidade que transcende o território imediato.

3. Bando e Coesão Social

A sobrevivência de várias espécies de aves depende de sua capacidade de se reunir em bandos e cooperar, seja na migração, no cuidado com os filhotes ou na defesa contra predadores. Na perspectiva da "ornitologia social," a coesão de uma nação depende de uma estrutura social que promove a unidade e a cooperação entre os cidadãos, garantindo estabilidade e segurança. A nacionidade, portanto, se constrói em torno do senso de bando, onde cada indivíduo encontra seu lugar e contribui para o bem coletivo, seja pela participação política, pela economia ou pela preservação cultural.

4. Diversidade e Hibridismo Cultural

Assim como algumas aves são altamente adaptáveis e capazes de viver em múltiplos habitats, as nações modernas são frequentemente compostas por uma diversidade de grupos culturais, étnicos e linguísticos. A nacionidade, então, adquire um caráter híbrido e dinâmico, absorvendo influências de diferentes culturas e mantendo-se em constante transformação. Tal como em ecossistemas onde espécies interagem e coevoluem, a diversidade humana enriquece a nacionidade, adaptando-a às necessidades e aos desafios do contexto contemporâneo.

5. Defesa e Instinto de Preservação

Muitas aves possuem comportamentos de defesa territorial para garantir a segurança do bando e a continuidade de sua espécie. Na nacionidade, o instinto de preservação e defesa é evidente na formação de forças militares e políticas de proteção nacional. A "ornitologia social" vê isso como um mecanismo de autopreservação que permite a sobrevivência do grupo como um todo. Assim como as aves guardam suas áreas de alimentação e reprodução, as nações defendem seus recursos, seu território e sua identidade cultural, o que reforça o senso de nacionidade e a união entre seus membros.

6. Comunicação e Transmissão de Conhecimento

As aves utilizam vocalizações, gestos e danças para se comunicar e ensinar práticas de sobrevivência aos mais jovens. Na nacionidade, a transmissão de conhecimento e cultura entre gerações se dá por meio da educação, da história e da arte. Esses meios de comunicação ajudam a consolidar uma identidade coletiva, ensinando às gerações futuras as tradições e os valores que fundamentam a nação. Tal como as aves ensinam os jovens a reconhecer os perigos e a encontrar alimento, a educação nacional prepara os jovens para atuar como cidadãos, preservando a continuidade e a resiliência da nação.

7. Conexão e Pertença à Rede Global

Por fim, embora as aves migrem em grupos e mantenham suas rotas, elas fazem parte de ecossistemas maiores e interdependentes. A nacionidade humana também deve ser vista dentro de uma rede global, onde cada nação é parte de um sistema interconectado. Tal como as rotas migratórias das aves podem atravessar continentes e influenciar diferentes ecossistemas, as nações humanas estão ligadas por comércio, diplomacia e cultura, e sua sobrevivência depende da habilidade de coexistir e cooperar em um contexto global. Essa rede internacional reforça tanto a identidade nacional quanto a necessidade de adaptação às realidades globais.

Conclusão

Em suma, a nacionidade, sob a perspectiva da "ornitologia social," é um fenômeno orgânico que evolui para atender às necessidades de identidade, proteção e preservação cultural. Inspirando-se nas dinâmicas de migração, cooperação e adaptação observadas entre as aves, podemos entender a nacionidade como um "bando social" estruturado, onde os indivíduos encontram sentido, segurança e pertencimento. A nacionidade assim mantém uma função vital na organização social e no desenvolvimento da cultura, promovendo uma identidade que é, ao mesmo tempo, local e global, estável e adaptável.

Dettmann: Neste sentido, tomar vários países como um mesmo lar em Cristo pode ser como uma forma de defesa da civilização do país à ação dos governos revolucionários que atuam no pais e matam o povo. Ter vários lugares que possam servir de refúgio - onde você não é considerado invasor, mas um cidadão que vai colaborar com o bem comum da nova terra que te recebe - é uma vantagem; quando a tirania acabar, pois ela só dura enquanto durar o dinheiro dos outros, você volta pra casa com experiência, conhecimento, novas histórias pra contar e até uma família já formada, que virá junto com você.

Chat GPT:

Sim, essa ideia de tomar vários países como "um mesmo lar em Cristo" conecta-se fortemente com o conceito de um refúgio espiritual e civilizacional, que ultrapassa as fronteiras políticas e as limitações impostas por governos tirânicos. Ao se entender como parte de uma comunidade cristã universal, o indivíduo passa a ver a sua identidade e missão de vida não apenas como pertencentes a um país específico, mas como cidadãos do mundo e, mais ainda, como cidadãos do Reino de Deus. Essa perspectiva pode oferecer uma resposta prática e espiritual a contextos de tirania e perseguição.

1. A Identidade Cristã como Cidadania Global

Ao enxergar cada lugar onde se pode viver em conformidade com os valores de Cristo como um lar, o cristão encontra uma cidadania que não se limita a passaportes e políticas nacionais. É uma cidadania baseada em princípios morais, no amor ao próximo e no desejo de contribuir para o bem comum. Esse pertencimento global também se traduz em uma mentalidade de "acolhimento," tanto para quem chega quanto para quem parte, promovendo uma identidade que vai além da nacionalidade e abraça a fé e os valores cristãos.

2. Refúgio e Resistência contra a Tirania

Na presença de regimes tirânicos que oprimem e, muitas vezes, eliminam os próprios cidadãos, a ideia de encontrar refúgio em outros países assume uma função de defesa civilizacional. Essa escolha de migrar temporariamente – não como um exílio forçado, mas como uma estratégia de resistência e crescimento pessoal – permite preservar a vida e, ao mesmo tempo, ampliar a rede de conhecimento e a influência cultural em novos territórios. Como você colocou, isso não é apenas uma questão de sobrevivência, mas de enriquecimento mútuo. O migrante cristão contribui para a nova terra com trabalho, valores e novas perspectivas, atuando como um agente de transformação e proteção da civilização que ele carrega em si.

3. Uma Rede de Laços e Cooperação

A exemplo das comunidades cristãs que historicamente preservaram e propagaram a cultura ocidental em tempos de crise (como nos primeiros séculos do cristianismo ou durante as perseguições religiosas), essa estratégia de criar laços em diferentes países permite que o indivíduo se fortaleça e crie raízes temporárias, sem perder a ligação com a sua identidade original. Esse processo de construção de laços não torna o cristão um “invasor” ou “estrangeiro,” mas sim um colaborador que se integra ao tecido social, contribuindo para o desenvolvimento do bem comum. Esse tipo de rede pode funcionar como uma teia de apoio e solidariedade, essencial para resistir e superar os momentos de tirania.

4. Retorno com Experiência e Enriquecimento

Com o tempo, e à medida que a tirania inevitavelmente se enfraquece (pois, como você mencionou, a tirania "dura apenas enquanto durar o dinheiro dos outros"), essa experiência de ter vivido em outras terras, colaborado com outras culturas e formado uma nova família pode se tornar uma riqueza inestimável para o país de origem. Ao retornar, o migrante traz não apenas novas histórias, mas também uma experiência sólida em como viver e prosperar mesmo em situações adversas. Ele traz uma visão de mundo ampliada, valores reforçados e até mesmo uma rede internacional que pode apoiar a reconstrução da sua nação.

5. Família e Comunidade como Pontes de União

A formação de uma família e a integração em uma nova comunidade reforçam esse sentido de pertencimento universal e ajudam a preservar a fé e os valores cristãos mesmo em meio à dispersão geográfica. A família, formada em uma cultura diversa, pode contribuir ainda mais para a compreensão mútua e a solidariedade entre as nações. Assim, ao retornar ao seu país de origem, o migrante não apenas enriquece a sua nação, mas fortalece os laços entre ela e os outros povos que o acolheram.

6. Cristianismo como Alicerce de uma Civilização Internacional

Tomar vários países como um lar em Cristo significa, em última análise, viver os valores cristãos onde quer que se esteja, fazendo de cada país uma extensão da civilização cristã. Esses valores – dignidade humana, justiça, liberdade, solidariedade – atuam como uma defesa contra qualquer forma de opressão e tirania, pois a civilização cristã não reconhece o poder tirânico como legítimo. Assim, o cristão migrante torna-se um portador da civilização que pretende preservar e que, um dia, poderá retornar ao seu país para ajudar na reconstrução de uma sociedade que respeite os direitos fundamentais e promova o bem comum.

Conclusão

Essa visão de “lar em Cristo” apresenta uma resposta de fé, resiliência e inteligência estratégica às ameaças internas de governos revolucionários e tirânicos. Transformar as dificuldades da migração em uma oportunidade de enriquecimento cultural, espiritual e social não apenas beneficia o indivíduo e sua família, mas também fortalece as redes de solidariedade e amizade entre os povos. No retorno, o cristão não só traz consigo novas perspectivas, mas também contribui para a preservação e o florescimento dos valores fundamentais que sustentam a verdadeira liberdade e a dignidade humana.

Dettmann: Aves são responsáveis por espalhar sementes de de um lugar ao outro. De que forma esses bípedes implumes foram jardineiros de ibirapuera ao levarem as sementes do senso de se tomar o Brasil como um lar em Cristo, por Cristo e para e Cristo em terras distantes, como os EUA a ponto de casar o mito de Ourique com o mito da fronteira americano, a ponto de abrirem um novo ramo ou capítulo da história da civilização, enquanto dendrologia social?

Chat GPT:

As aves desempenham um papel essencial na dispersão de sementes, atuando como jardineiras naturais que espalham a biodiversidade e promovem o crescimento de florestas. De maneira análoga, o “bípede implume” que Platão descreveu — o ser humano — também pode ser visto como um agente de disseminação de ideias e valores culturais que moldam a história e o tecido social de civilizações inteiras. No caso do Brasil, essa ideia de tomar a terra como um lar “em Cristo, por Cristo e para Cristo” evoca a missão espiritual e civilizatória que muitos brasileiros carregam, e que se expande além de suas próprias fronteiras, influenciando outras nações.

Esse conceito é comparável à tarefa das aves no Ibirapuera, que, ao espalhar sementes pelo parque, contribuem para criar e sustentar um ambiente fértil e diverso. Da mesma forma, os brasileiros que levam consigo o “mito de Ourique” e a ideia de uma terra consagrada a Cristo são como jardineiros de ideais e visões. Ao expandirem esses valores para outros países, eles plantam as sementes de uma visão de mundo que se enraíza e floresce de formas únicas em terras distantes, como nos Estados Unidos.

O Mito de Ourique e o Mito da Fronteira

O mito de Ourique — a vitória milagrosa de D. Afonso Henriques em 1139, considerada um sinal da proteção divina sobre Portugal e, por extensão, sobre suas missões — é uma narrativa que incorpora a ideia de uma vocação divina para a expansão da fé cristã e a formação de um lar espiritual. Esse mito encontra paralelos no mito da fronteira americano, que expressa a crença de que os EUA têm um destino manifesto, uma missão de expansão e desenvolvimento que os leva a conquistar novas terras e construir uma nova sociedade.

Quando brasileiros imbuídos desse senso de missão cristã chegam aos Estados Unidos, o encontro entre esses dois mitos — de Ourique e da fronteira — cria uma conexão cultural profunda. O ideal de expandir os “limites do lar” sob a proteção divina alinha-se com a crença americana de forjar uma nação onde a liberdade e os princípios divinos floresçam. Assim, um novo ramo da história é cultivado, um “novo capítulo” da civilização que une as raízes portuguesas e ibéricas a uma nova terra, criando uma árvore simbólica que conecta as nações em valores comuns.

Dendrologia Social: Plantar e Cultivar Ideias no Solo das Civilizações

A dendrologia social — o estudo metafórico de como ideias, valores e tradições enraízam-se e crescem em diferentes sociedades — permite ver essa disseminação cultural como um processo de plantar e nutrir ideias que, como árvores, podem crescer e oferecer sombra, alimento e abrigo. A jornada dos brasileiros ao levar uma visão cristã de lar a outras partes do mundo funciona como uma “dispersão de sementes” espirituais e culturais, que se estabelecem e se adaptam às novas realidades sociais, como uma árvore que cresce e se fortalece em um novo solo.

Em particular, quando a visão de um Brasil como lar em Cristo é levada para os Estados Unidos, ela “enraíza” no imaginário de uma nação que já possui um senso de propósito espiritual. Os valores cristãos de amor ao próximo, busca da verdade e compromisso com a justiça ganham novas expressões e nutrem a “árvore” da civilização em solo americano. Esse processo é uma forma de jardinagem cultural, onde cada nova ideia plantada tem o potencial de fortalecer a cultura e a espiritualidade locais.

Abrindo um Novo Capítulo da Civilização

Essa convergência entre o Brasil e os Estados Unidos na missão de construir uma civilização sob valores cristãos forma um novo ramo no tronco da civilização ocidental. Como uma árvore que cresce e gera novos brotos, a civilização ocidental — enriquecida pela fusão de culturas e valores — continua a florescer. Cada nova comunidade ou grupo que abraça esse ideal de lar em Cristo adiciona um novo “galho” à árvore da civilização, contribuindo para uma sociedade mais justa, amorosa e comprometida com a verdade.

Esse novo ramo pode ser visto como um movimento de renovação espiritual e cultural, onde as sementes plantadas em solo americano, oriundas de ideais brasileiros, trazem um senso renovado de propósito e unidade. Esse capítulo da história não só preserva o valor do passado, mas busca restaurar e perpetuar os valores cristãos como uma força unificadora e vivificadora.

Conclusão

Assim como as aves espalham sementes que geram novos ecossistemas, os brasileiros que levam consigo o mito de Ourique e a visão de um lar em Cristo estão plantando sementes culturais em novas terras. Em uma “dendrologia social,” esse processo de dispersão de ideias gera raízes profundas e, ao se fundir com o mito da fronteira americano, cria uma civilização que honra o amor, a fé e a busca pela verdade. Assim, a metáfora das aves e das árvores entrelaça-se na missão humana de cultivar um mundo onde todos, em qualquer canto, possam encontrar seu lar em Cristo.

Dettmann: Szondi falou que o eu do homem é um construtor de pontes. De modo a análogo, o eu do bípede implume é um construtor de ninhos. Discorra sobre isso do ponto de vista da ornitologia social.

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A metáfora de Szondi, ao descrever o "eu do homem" como um "construtor de pontes", sugere uma identidade que conecta, constrói e estabelece laços, indo além do indivíduo para alcançar o outro. De modo análogo, pensar no "eu do bípede implume" (o pássaro) como um "construtor de ninhos" reforça uma perspectiva de identidade focada no acolhimento, na proteção e na continuidade. Na "ornitologia social", esse paralelo entre o homem e a ave revela características de pertencimento e conexão que são fundamentais tanto para o desenvolvimento humano quanto para a sobrevivência e reprodução das aves.

1. Construção de Pontes e Construção de Ninhos: Propósitos Convergentes

Assim como o homem constrói pontes para conectar e atravessar barreiras, as aves constroem ninhos para proteger, acolher e permitir a continuidade da vida. O ninho é, para a ave, um espaço seguro onde a vida pode ser gerada e nutrida. De maneira semelhante, as "pontes" que o homem constrói representam o esforço humano de encontrar sentido e construir relações duradouras, seja através de laços familiares, amizades ou redes comunitárias. Em ambos os casos, há um instinto de cuidado e preservação: o homem, ao construir pontes, cria acessos a novas experiências e vínculos, enquanto o pássaro, ao construir seu ninho, cria um ambiente propício à vida.

2. Proteção e Cuidado com o Próximo

No universo das aves, o ninho é uma estrutura que proporciona segurança física e emocional para a criação dos filhotes. O "eu" do pássaro é, assim, voltado para um compromisso de preservação e cuidado. No contexto humano, as pontes são construídas para criar espaços seguros e acessíveis para aqueles que nos rodeiam, oferecendo a possibilidade de interações frutíferas e de apoio mútuo. A "ornitologia social" sugere que tanto o homem quanto o pássaro compartilham uma vocação para proteger os seus, seja no sentido de um abrigo físico ou de uma rede social.

3. Transmissão de Valores e Conhecimentos

Para as aves, o ninho é um ponto central onde os filhotes aprendem comportamentos essenciais para a sobrevivência, como o voo e a busca por alimento. O homem, por sua vez, ao construir pontes, conecta gerações e transmite conhecimentos, histórias e valores. Na "ornitologia social", essa transmissão é vista como um processo que fortalece a coesão do grupo e assegura a continuidade da identidade cultural e espiritual. O ninho representa um ambiente protegido onde o aprendizado ocorre, enquanto as pontes humanas permitem a expansão desse aprendizado e o enriquecimento da experiência coletiva.

4. Permanência e Efemeridade

A construção do ninho nas aves é uma tarefa sazonal e temporária, que serve a um propósito específico dentro do ciclo de vida. No entanto, mesmo sendo efêmero, o ninho é um símbolo de renovação e preparação para o próximo ciclo. As pontes humanas, por outro lado, podem ter uma permanência maior, mas também são vulneráveis ao tempo e às mudanças sociais e culturais. Assim, tanto os ninhos quanto as pontes são construídos com a consciência de que podem não durar para sempre, mas cumprem uma função essencial de continuidade enquanto existem.

5. Resiliência e Adaptabilidade

As aves frequentemente constroem seus ninhos em condições adversas, utilizando materiais disponíveis e adaptando-se ao ambiente para assegurar o bem-estar dos filhotes. Da mesma forma, o homem muitas vezes constrói suas "pontes" de relacionamento e pertencimento em contextos desafiadores, adaptando-se às circunstâncias para manter seus vínculos e preservar suas redes de apoio. A "ornitologia social" reconhece que tanto o homem quanto a ave exercem a capacidade de adaptação ao meio como uma forma de resiliência, assegurando que suas construções sirvam aos propósitos de proteção e continuidade.

6. Comunidade e Cooperação

Em muitas espécies de aves, a construção de ninhos e o cuidado com os filhotes envolvem cooperação entre os membros do bando ou casal. Esse esforço coletivo reflete a importância da comunidade na sobrevivência e na transmissão de conhecimento. No ser humano, a construção de pontes é um processo comunitário que exige colaboração, comunicação e compartilhamento de recursos. As pontes que ligam comunidades e indivíduos representam o esforço humano para criar um tecido social coeso, assim como o ninho é um símbolo da unidade e da cooperação entre as aves.

7. Simbolismo Espiritual do Ninho e da Ponte

O ninho, para as aves, não é apenas um abrigo, mas um espaço sagrado onde a vida surge e se desenvolve. De modo semelhante, a ponte é mais do que uma estrutura física; é um símbolo da capacidade humana de alcançar o outro, de transcender a solidão e de encontrar propósito e direção em uma realidade compartilhada. Na "ornitologia social," ambos são símbolos de compromisso, união e transcendência, onde o "eu" ultrapassa o simples instinto de sobrevivência para adotar uma função de cuidado e entrega.

Conclusão

Assim, ao pensar no "eu do bípede implume" como um construtor de ninhos, a "ornitologia social" revela que o instinto de proteção, continuidade e pertencimento é tão fundamental nas aves quanto a necessidade de construir pontes é no homem. Ambos agem com o objetivo de assegurar o desenvolvimento e a preservação de suas espécies, através de um compromisso com o bem-estar dos seus. O ninho é o símbolo de acolhimento e proteção, enquanto a ponte representa o movimento de expansão e conexão. Essas duas metáforas juntas revelam que, tanto para o homem quanto para as aves, viver em comunidade é um esforço contínuo de construção – seja de laços, de lugares seguros, de redes de apoio ou de lares temporários onde a vida pode florescer e se renovar.