Pintura de Hieronymus Bosch. De certa forma, foi um precursor da arte moderna |
1) Observem
esta arte de Hieronymus Bosch; ela foi pintada entre 1490 e 1510. Contém
nudez, depravação, zoofilia, crimes e, evidentemente, tem a intenção de
chocar.
2) Percebam, no canto inferior direito, que uma freira leitoa seduz
um burocrata. Bosch retratava todos esses vícios da forma correta:
condenados ao inferno, entre demônios, tristeza e desespero. Essa é uma
arte católica e o autor é considerado um dos maiores artistas holandeses
de todos os tempos. As pinturas de Bosch sobre o Céu e o Inferno
inspiraram pintores e converteram pecadores durante séculos. Rei Filipe
II, da Espanha, era seu admirador e expunha sua obra no próprio quarto.
3) A exposição do Santander também continha depravação e a intenção de
chocar. Entretanto, baseava-se na inversão moral e artística. Tratava o
ruim como bom e o feio como bonito. As imoralidades eram divinizadas
enquanto o sagrado era profanado. Crimes como pedofilia, zoofilia e
vilipêndio religioso eram tratados de forma elogiosa, o que dava o
inegável caráter de apologia. O que chocou na exposição não foi somente o
que nela estava retratado, mas toda sua motivação cruel e perversa. É
óbvio que devia ser encerrada e seus responsáveis punidos.
4) Censurar a pedofilia é um dever, pois expressar a opinião contrária a ela é
um direito. Na onda de inverter as coisas, a esquerda quer permitir a
pedofilia e censurar a opinião. Se Bosch estivesse vivo, os defensores
da exposição do Santander estariam retratados em sua obra.
Lucas Gelásio [https://www.facebook.com/lucasgelasio/posts/1449951458391488]
Porto Alegre, 12 de setembro de 2017.
Comentários:
Carlos Fabrício Santos: A arte de Bosch tem o propósito de alertar; o que houve em Porto Alegre teve o propósito de ofender. Outra
coisa curiosíssima: um desenho lá na exposição tem uma pessoa negra
sendo currada por um branco. Imagina se isso não fosse um evento querido
pelos esquerdistas?
Frederico Viotti: O mal costume da freira a transformou em um animal, mas não há zoofilia. Ela é representada como um animal como consequência de seus vícios. Na mostra atual, o que ocorre é o oposto. Um homem normal querendo ter sexo com animais e com outros homens, da forma mais vulgar possível. No quadro antigo, demonstra-se onde os homens vão parar pelos seus vícios. No atual, estimula-se o vício para libertar o homem da moral.
Frederico Viotti: O mal costume da freira a transformou em um animal, mas não há zoofilia. Ela é representada como um animal como consequência de seus vícios. Na mostra atual, o que ocorre é o oposto. Um homem normal querendo ter sexo com animais e com outros homens, da forma mais vulgar possível. No quadro antigo, demonstra-se onde os homens vão parar pelos seus vícios. No atual, estimula-se o vício para libertar o homem da moral.