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terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Dúvida que tirei sobre o conceito de ideologia

_ José, qual é o conceito de ideologia?

Eis a minha resposta:

1) Ideologia é tudo aquilo que é fundado em sabedoria humana dissociada da divina e que é voltado unicamente para a tomada do poder. 

2) Uma vez tomado o poder, a sociedade humana será moldada à imagem e semelhança do homem que ousa ser Deus, que promete o paraíso na Terra, de modo a que negligenciemos a vida eterna e o paraíso no Céu. E isso leva à destruição da própria sociedade, se ela aceitar viver em conformidade com o todo dessa sabedoria humana dissociada da divina, que pode ser tudo, menos aquilo que é verdadeiro.

3) As tintas do secularismo iluminista têm por propósito criar um mundo sem Deus e o grande impulso veio com a Revolução de Cromwell, a partir de um governo reformador e puritano, que perseguia católicos sistematicamente.

4) O motor do mundo sem Deus está no conservantismo, na falsa cultura decorrente da mentalidade de se conservar o que convém, ainda que isso esteja dissociado da verdade, que se dá em Cristo.

5) O conservantismo nasce da acomodação, do direito de ser feliz. Se a vida é luta e é marcada pela cruz, então o conservantismo nasce da busca constante de se evitar esse sofrimento. Querendo ou não esse sofrimento é necessário, posto que edificador.

6) Entender de que maneira e as razões pelas quais essa sabedoria humana dissociada da divina se estrutura de modo a compor a ideologia é crucial. Isso é crucial para o combate dessa mentalidade e da cultura decorrente dela.

7) Ideologia é uma estruturação lógica do discurso político, que é construído com o propósito de justificar a implementação de um ambiente histórico-social puramente humano. Nele, as tensões estruturais e estruturantes da vida, que decorrem de Deus, são abolidas por formas "não tensionais" e futuras, a serem realizadas num paraíso terrestre, diferente daquele prometido pelo Pai! Trata-se de falsidade e fuga da realidade - esse "paraíso" é uma utopia, um não lugar que só existe na imaginação de quem vê coisas fundadas numa sabedoria humana que não está em conformidade com o Todo que vem de Deus.

_ José, qual é o autor desta definição?

Respondi, com base nestas linhas: 

1) Eu meditei sobre isso, após muitos anos de investigação e após um bom tempo de vivência na fé católica. 

2) Muita coisa aprendi com o Olavo sobre a mentalidade revolucionária e outras coisas fui aprendendo a partir de estudos da Sagrada Escritura e através das homilias que ouvia na Santa Missa que ocorriam em minha paróquia.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Do conservador conquistador e do conservador pioneiro


01) Existem dois tipos de conservadores: o conservador que age tal qual um conquistador espanhol, que mete a espada nos bárbaros, onde quer que estejam, e o conservador que age como um settler, um povoador, que semeia consciência e edifica as coisas com seu trabalho e sua fé.

02) Por essência, eu sou mais um settler. Prefiro atuar conversando e ensinando. Estômago para aturar imbecil não é meu forte - isso requer habilidade para manejar a espada.

03) Se eu for atuar na assembléia, que seja no momento em que o ambiente político esteja saneado. É neste momento, em particular, onde me sinto mais útil. Só atuarei se for chamado para fazê-lo. Não faço em busca de riqueza ou glória pessoal, mas para servir. 

04) Enquanto os soldados atuam, eu já vou povoando e semeando. É o que posso fazer de concreto.

Hedonismo e conservadorismo não combinam


1) Toda vez que vejo gente querendo organizar encontros públicos conservadores em bares e churrascarias, sinto cada vez mais desgosto, pois vejo que o pessoal é conservantista - o hedonismo é marca de quem conserva o que convém, ainda que isso seja dissociado da verdade. No caso do Rio, em geral essa gente organiza esses eventos na zona sul da cidade, em lugares chiques, que são próximos às favelas e quase sempre à noite. Por isso que não me meto nessas canoas furadas.

2) O verdadeiro conservadorismo não se organiza em bares ou em churrascarias, mas nas paróquias. É o único lugar realmente livre que há - pois, sem a liberdade de Cristo, nenhum lugar de reunião ou de associação é possível. Paróquias são, em geral, próximas de casa e há pessoas com um certo nível cultural dispostas a amar e rejeitar as mesmas coisas que você, se você ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.

3) A vida comunitária começa nas paróquias e é ali que se deve começar a organização de um movimento político ou cultural que nos leve à conformidade com o todo que se dá em Deus. A força de um lugar está na paróquia, na diocese ou na arquidiocese - é ali que se aprende a tomar o lugar como um lar, em Cristo.

4) Quem me inventar a besteira de me chamar para uma chopada da vida, que seja bloqueado. A cidade está cara, o bosta do prefeito da minha cidade bagunçou todo o sistema de transporte e os lugares escolhidos são verdadeiros buracos quentes, inferninhos.

5) O dia que organizarem reuniões sem caráter ecumênico ou hedonista, aí, sim, eu topo me encontrar com o pessoal. Pois hedonismo é liberdade para o nada - é confundir liberdade com libertinagem.

Da genealogia dos Cristãos


01) Se nós somos uma grande família de batizados, o melhor método para se querer a amizade de alguém é subir até Cristo e descer a alguém que O preza como se fosse alguém enviado pelo Espírito Santo.

02) O que falei sobre a genealogia das nações, também se aplica à genealogia dos cristãos. E é só assim que se toma o país como um lar, em Cristo.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Para se legislar, é preciso conhecer bem o povo para o qual vai servir, ao reger

1) Para se tomar alguma medida que vá beneficiar a população, é preciso que se conheça o caráter do povo. 

2) Se o povo é conforme o Todo que vem de Deus, não é preciso grandes intervenções. Só quando o povo é muito conservantista, que conserva o que convém, ainda que dissociado da verdade, é que a intervenção se faz necessária, de modo a levá-lo à conformidade com o Todo que se dá em Deus. 

3) Por isso, é indispensável a aliança do altar com o trono - esse é o fundamento da Justiça, pois decorre de Deus.

4) Se o juiz conhece o Direito, ele precisa conhecer bem o seu povo, de modo a bem aplicá-lo. Eis aí porque os Reis e os Imperadores precisam conhecer bem o o seu povo, de modo a servi-lo. Presidentes sempre tomarão medidas ruins, pois eles, além de não terem sido educados desde cedo para governar, eles não conhecem o seu povo, a tal ponto que governam o país apenas com a sabedoria humana dissociada da divina.

Sobre a importância da meditação, de tempos em tempos

1) Para cada turno de trabalho, um tempo para meditar, não só sobre o que se fez de bom ou ruim, mas também de modo a deixar que idéias novas e edificadoras surjam a você através da ação do Espírito Santo.

2) Se tivesse condições, de tempos em tempos faria retiros numa estalagem medieval, administrada por monges beneditinos. Eis aí a importância da pausa para a meditação de fim-de-semana. Ela te edifica, após dias e dias de trabalho constante, causa de toda a santidade. Se a estalagem tiver capela ou uma Igreja próxima, melhor ainda.

3) Não fazer outra coisa que não meditar e conversar com Deus é também fazer alguma coisa, mas no sentido de te preparar para o combate espiritual que se dá todo dia e toda a semana.

Internet deve ser vista como um apostolado


1) Se responsabilidade é resposta a um chamado de Deus, de modo a servir a Ele em terras distantes, então o que o então Papa Bento XVI fez foi trazer Ourique para a vida virtual. Eis o fundamento para evangelização online. Navegar é preciso e viver para o nada não é preciso - eis porque precisamos estar em conformidade com o Todo que se dá em Deus, antes de usarmos a Internet.

2) Se a responsabilidade em dizer sim a Deus vem primeiro, como se deu com Nossa Senhora, de modo a gerar e a formar Cristo em Nós,  e a liberdade em Cristo vem depois, como um prêmio para quem serve a Ele, então a internet deve ser usada por todos aqueles que estão prontos a servir seus semelhantes, ainda que em terras distantes. 

3) Triste é o mundo onde todos são livres para fazer o que bem entendem. A liberdade para o nada contamina o mais nobre de todos os instrumentos e ele passa a ser usado para o mal, em vez de servir ao bem, como deve ser. 

4) O mal do facebook está em quem faz mal uso dele. É preciso cassar o direito dessas pessoas de usar a internet, de modo a matar a alma das pessoas, da mesma forma como se faz aos maus motoristas que fazem do carro uma arma para a prática do homicídio. Se a regulação é uma realidade necessária, então que seja fundada no fato de que você conhece a alma do indivíduo: se a pessoa é boa, que ela tenha a liberdade em Cristo para usar a internet de modo a edificar a seus semelhantes, não importando onde estas estejam; se a pessoa é má, que ela seja impedida de usar a internet, pois nada de bom será produzido por tal alma, pois essas pessoas que servem ao mal são mais perigosas do que aquelas que são capazes de matar tão-somente o corpo, como tão bem disse Jesus. 

5) Regulação de algo fundado em abstração vazia é proibição vazia, e é exatamente porque é fundado em fins vazios que tal proibição é odiosa. Eu não aceito sabedoria humana dissociada da divina. Nenhum julgamento será justo se o Estado estiver separado da Igreja, seja para proibir ou seja para liberar. Até mesmo a aplicação das leis será vazia de fundamento - e o direito se reduzirá à mera legalística, a pseudociência jurídica que se destaca por servir-se de engenharia social de modo a edificar a tirania entre nós. 

6) Eis aí porque me preocupo tanto em fazer as coisas de modo prudente e sensato.  As coisas devem edificadas de uma maneira concreta, em Deus fundada. Se meu ouvinte for vazio, a palavra que falo entrará por um ouvido e sairá pelo outro.