Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Comentários sobre o que é uma forma consistente


1) Uma forma é consistente quando ela é capaz de responder às exigências de seu tempo e de seu lugar, de modo a que o conteúdo nela contido nos conduza de modo a dizer sim a Deus.

2) Tempos diferentes modificam os lugares, de modo a ficarem diferentes uns dos outros.

3) Para que a mensagem continue universal e salvífica, é necessário readequar as formas, dando ensejo a uma constante renovação das coisas. E readequação das coisas se dá numa forma paraconsistente, cuja lógica se dá em Deus. Se o reino de Deus não é deste mundo, então ele se funda numa lógica que não é a deste mundo, pois o que é verdadeiro para Deus não se torna falso, ainda que isso extrapole as formas conhecidas pelos homens.

4) Quando se faz da Bíblia crença de livro, a forma se desgasta e não sobrevive ao teste do tempo. É como construir um castelo na areia - a água do mar leva tudo e tudo será esquecido, dado que não há Santa Tradição nem sagrado magistério.

Oitenta é perfeição dobrada, responsabilidade dobrada


1) 80 é 40 x 2. Se 40 é número de perfeição, tal qual o fato de os hebreus haverem ficado 40 anos de deserto, então 80 é perfeição dobrada, bênção sobre bênção.

2) bênção sobre bênção é bênção ao quadrado, pois dividir é multiplicar - isso é chamar constante mente Deus para que Ele te guie nesse caminho tão penoso que é a vida intelectual. Se as coisas se dão no tempo de Deus, isso dá margem ao processo de capitalização moral.

3) Se muito lhe é dado, muito lhe será cobrado. E para isso você deve ler os livros mastigando e digerindo. E achar ouro em cada montanha que você explora não é tarefa fácil.

4) Quando a bênção se multiplica e se distribui por conta de todo o seu trabalho se dar no tempo de Deus, então suas idéias deixam o mundo interior, a vida privada, e atingem o mundo da praça, onde as pessoas se reúnem de modo a saber as coisas que acontecem no país, no mundo e talvez em busca de coisas interessantes que as edifiquem, como uma proposta de emprego.

5) Quadrado em inglês é square. E square em inglês também significa praça.

6) Quando falo que bênção sobre bênção é bênção ao quadrado, isso significa dizer que as boas idéias são como as sementes que se deixam voar ao sabor do vento - elas caem sobre a terra e colonizam novos lugares, arvorando a idéia de se tomar o país como um lar, fundado na pátria do céu. Por isso, elas devem sair do mundo interior, da vida privada, e devem edificar o mundo a partir do mundo da praça - até influir na vida pública, no mundo que se dá nos gabinetes e nos palácios. 

Sobre o potencial do Twitter

1) O chato do twitter é que ele é limitado a 140 toques. Você não pode fazer reflexões sérias nele.

2) Uma reflexão mais séria pode se dar no facebook, cuja quantidade de toque no teclado é ilimitada. E as postagens do facebook devem ser armazenadas num blog, de modo a que sirvam de repositório de texto.

3) Trabalhando com encurtadores remuneratórios, você não só encurta os links para o twitter como também cria interstícios interna corporis para o blog, de modo a você ser remunerado pelo esforço feito.

4) Quando você difundir suas idéias, faça-o no twitter - só depois é que você fornece o facebook, de modo a que só os sérios venham, de modo a contribuir decisivamente para o seu pensamento.

Das três formas de se ler o marxismo


1) Quando se lê marxismo só por provar, você vai achar isso lindo. Você será só um idiota útil a serviço do marxismo.

2) Quando se lê marxismo engolindo, você estará sendo doutrinado. E aí você se torna um excomungado da pátria.

3) Quando se lê marxismo mastigando e digerindo, você está achando meios de combatê-lo.

4) Isso é de difícil digestão - e esses alimentos cuja digestão é difícil necessitam do apoio de um líqüido, de modo a serem digeridos melhor.

5) Quando se combate o marxismo, você certamente necessitará da comunhão em duas espécies, onde a hóstia fica mergulhada no vinho. Isso deve ser feito, em razão da penosa dificuldade exigida por esse trabalho, que se funda na caridade de Cristo.

domingo, 21 de setembro de 2014

Não ceda aos desafios fundados no modismo

1) Circula por aí um desafio intelectual em que devo citar 10 dez livros que inspiraram o meu pensamento.

2) Ocorre que alguns livros são para serem provados, ao passo que outros são para serem engolidos, enquanto outros são para serem mastigados e digeridos.

3) Olavo recomenda a leitura de 80 livros por ano.

4) Se você lê 80 livros por ano só para efeito de provar, na verdade você não leu nada.

5) Se você lê 80 livros por ano engolindo, você o faz tal qual se faz com cerveja: você confunde estudo com happy hour. Você só vai regurgitar coisas sem sentido, achando que está produzindo sabedoria. E sabedoria humana dissociada da divina é prestar serviço ao diabo.

5.1) Ler engolindo é doutrinação: isso é confundir liberdade com libertinagem. Você não será capaz de entender as nuances das coisas. E tudo se reduzirá à crença de livro. Enfim, é um tipo de protestantismo.

6) Se você lê 80 livros por ano mastigando e digerindo, você é um espírito abençoado e terá uma vida de estudos longa e abençoada. Isso é caminho de santidade, coisa que te leva à conformidade com o todo de Deus.

6.1) Os livros são que nem montanhas, Para escavá-la, você necessita retirar pequenas pedras.

6.2) Eu comecei a tirar pedras de algumas montanhas, mas a soma disso não chega a 10 montanhas - é por essa razão que não posso apresentar uma lista de 10 livros.

6.3) Escavar uma montanha, de modo a retirar os seus recursos até o pleno esgotamento, é um processo inacabado. Às vezes, esse livro, para ser mastigado e digerido, necessita de muitos anos ou de muitas gerações de estudo. É o que se faz com a Bíblia.

6.4) Quando se lê mastigando e digerindo, aí você firma uma tradição intelectual que dá margem para o país ser tomado como um lar.

6.5) É por essa razão que esses "desafios intelectuais" são inúteis, pois confundem liberdade com libertinagem. Isso é bem na linha da apatria mesmo, que toma o saber como se fosse religião.

6.6) Se o saber é tomado como se fosse religião, então a nação, fundada nesse conhecimento, será tomada como se fosse religião. Boa coisa não nasce daí.

Novas notas sobre o processo de capitalização moral

1) Usura é cobrança de empréstimo não produtivo

2) Investimento é empréstimo de caráter produtivo.

3) Existem dois tipos de produtividade: a objetiva e a subjetiva.

4) A produtividade objetiva edifica uma ordem pública: visa a produção de riquezas

5) A produtividade subjetiva resolve problemas de cunho pessoal ou familiar: paga despesas de cunho médico-hospitalar, educação ou outras coisas.

6) Quando se investe em produzir riquezas, eu tenho o direito de cobrar do empréstimo prestado. Tenho direito a me manifestar sobre todas as decisões concernentes sobre a realidade produtiva da empresa.

7) Quando um empréstimo busca a solução de problemas de caráter pessoal, a produtividade desse dinheiro se dará na carne e vai ser medida no tempo de Deus. Se esses problemas resolveram e ajudaram muito, a pessoa em gratidão te devolverá o dinheiro e mais uma recompensa pelos serviços prestados.

8) Não cobre pela recompensa - deixe que ela venha, pois de graça se recebe, de graça se dá.

9) Quando se concede empréstimo por generosidade, por caridade, a generosidade dar-se-á na recompensa, na hora em que o dinheiro for devolvido, pois a coisa se resolveu no tempo de Deus. Por isso, não cobre de um irmão - o seu irmão, por liberalidade, retribuirá o empréstimo retornando a quantia paga e dando algum acréscimo ou alguma coisa diversa de dinheiro. E isso deve vir do coração.

10) Toda cobrança justa deve se dar em algo de caráter produtivo, de modo a edificar algo concreto na ordem pública. Quando visa a se edificar algo na vida privada, todo empréstimo de bom coração pode gerar uma recompensa de bom coração. Por isso dê, sem esperar algo em troca, pois a coisa se funda no tempo de Deus.

11) É por essa razão que quem empresta ao pobres empresta a Deus. Pois a produtividade desse dinheiro se dará no tempo de Deus. Quando o dinheiro for devolvido, algo a mais será acrescentado, por conta da gratidão que se dá por conta do serviço prestado. Por isso, deixe que a coisa venha.

O processo de se tomar o país como um lar em Cristo se dá na carne

1) Como sei que a maioria não tem o domínio pleno da linguagem, então eu não usarei logo de cara o termo "nacionismo", mas o seu conceito: tomar o seu país como se fosse um lar em Cristo de modo que isso nos leve até a pátria definitiva, que se dá no Céu.

2) Quando estiver na carne o entendimento de que é preciso se tomar o país como um lar em Cristo, aí é que a pessoa poderá dizer-se nacionista, pois faz as coisas de modo a tomar o país como um lar amando e rejeitando as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, na conformidade com o Todo que vem de Deus.

3) E para se tomar o país como um lar, ela deve ter por base a pátria no céu e não a terra em si mesma. É preciso um componente transcendental, que aponte para Deus, pois o materialismo mata a causalidade das coisas. Se agirmos assim, a cidade dos homens será um espelho na terra da cidade que se dá no Céu. Enfim, a vida em conformidade com o todo de Deus, a vida em santidade será um dado da realidade que não pode ser desprezado.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2014.