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segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Notas sobre a diferença entre tributo e imposto

1.1) Quando os sujeitos à proteção e autoridade do vassalo de Cristo conseguem ver nele a figura do Crucificado de Ourique, eles tenderão a pagar o tributo espontaneamente, quer na força da moeda, quer na força da prestação de serviço in natura, quer cedendo coisas em benefício da administração da Coroa, para o bem da missão salvífica que nos foi confiada em Ourique.

1.2) Afinal, o tributo se deve ao Rei dos Reis, que escolheu Portugal para que servisse a Ele em terras distantes; Ele escolheu um vassalo dentre os descendentes de D. Afonso Henriques para cuidar desse povo, com o intuito de edificar uma república com este propósito - uma república em que o primeiro cidadão da mesma é o vassalo de Cristo, o rei de Portugal. Por isso, a monarquia portuguesa sempre será uma monarquia republicana.

1.3.1) Como na Roma antiga, Portugal é uma república porque todos os homens não estão sujeitos ao capricho de homem nenhum, tomado como um Deus vivo, tal como o Faraó do Antigo Egito. Esse Faraó foi destronado de modo que o verdadeiro Deus, o que livrou Israel da escravidão, fosse adorado e glorificado.

1.3.2) Esses cidadãos da pátria do Céu estão sujeitos à santa escravidão de Deus. Como o Rei dos Reis instituiu que devemos nos amar uns aos outros, então o povo deve ser tomado como parte da família de batizados de Cristo, o que constitui a Cristandade. Dentre os batizados, os portugueses devem ser tomados como família especial de batizados que foi eleita pelo próprio Cristo para executar um propósito salvífico, a ponto de tomarem o lugar que tradicionalmente ocupam, Portugal, como seu lar n'Ele, por Ele e para Ele. E esse propósito salvífico é o Império que Cristo quis construir para Si.

1.3.3) A passagem da República para a monarquia leva um elemento de transição: o principado. O melhor cidadão da República Cristã de Portugal é escolhido vassalo de Cristo de modo que este sirva a Cristo em terras distantes - e esse principado se torna hereditário, pois o filho aprende o exemplo do pai e o processo se repete ao longo das gerações. Esse vassalo faz um papel sacerdotal, a ponto de ser pai de muitos de seu povo, a  ponto de organizar a política e promover a caridade, de modo que uns ajudem aos outros, a ponto de formarem uma nacionalidade, por meios da mais estreita cumplicidade, solidariedade.

1.3.4) Esse vassalo é o senhor dos senhores sendo servo dos servos de Cristo. Ele chefia a nobreza de modo que esta sirva ao povo. Assim, clero, nobreza e povo trabalham em sintonia, de modo que os estados gerais componham um todo orgânico fundado na conformidade com o Todo que vem de Deus. É por essa razão que toda contribuição à causa salvífica em que Portugal está envolvido é um sacrifício digno de louvor, causa de nacionidade.

2.1) Onde o Estado é totalitário, esse sacrifício tende a ser voltado para o nada, uma vez que as leis não observam os mandamentos de Deus, pois o Estado é tomado como se fosse religião, em que tudo está no Estado e nada pode estar fora dele ou contra ele. É o retorno do governo do Faraó, que faz dos sujeitos à autoridade desse tirano escravos de seus caprichos mais mesquinhos.

2.2) É com base nesse despotismo faraônico que muitos acabam se reduzindo a escravos, por conta de uma dívida tributária impagável por força do sucessivo aumento da carga tributária, a tal ponto que a propriedade privada acaba toda passando para as mãos do Estado. E é no Estado que se concentra todo o poder de usar, gozar e dispor, a ponto de criar um verdadeiro inferno na Terra, um verdadeiro absolutismo.

2.3.1) Eis a prova cabal de que o comunismo deriva da pretensa busca por liberdade fora da liberdade em Cristo, que é a verdade em pessoa.

2.3.2) Basta se conservar o que conveniente e dissociado da verdade que o senso de tributo, que deve ser dado a Deus, é voltado para o nada, a ponto de tudo se reduzir a imposto.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 4 de dezembro de 2017 (data da postagem original).

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http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2018/04/mais-notas-sobre-diferenca-entre.html

Notas sobre a política tributária fundada em Ourique, em comparação com a do Estado moderno

1) Quando você serve aos semelhantes naquilo que mais necessitam, eles te remuneram por conta do serviço prestado. Afinal, o dinheiro é símbolo de compromisso: significa que você fez pelo próximo aquilo que este mais queria, mas que não podia fazer por si mesmo. E todo compromisso fundado na excelência aponta para a conformidade com o Todo que vem de Deus.

2.1) Para se tomar o país como um lar em Cristo, todo vassalo de Cristo deve estimular os que estão sujeitos à sua proteção e autoridade a servirem bem uns aos outros de modo que um dia o próprio vassalo seja bem servido pelos súditos, quando este mais precisar. Afinal, quem serve ordem um dia será servido pela ordem, a tal ponto que seu governo é considerado legítimo por estar em conformidade com o Todo que vem de Deus. 

2.2) É por força disso que tributos são dados por força do reconhecimento dessa autoridade que serve a Cristo protegendo a todos aqueles que tomam o país como um lar n'Ele, por Ele e para Ele. E neste ponto, a monarquia portuguesa é um verdadeiro modelo de Estado, uma vez que os reis e o povo eram cúmplices do projeto de se servir a Cristo em terras distantes. E a livre iniciativa era uma forma de o súdito colaborar com o poder real de modo que essa missão tivesse pleno cumprimento no Deus feito homem.

3.1) Quando a autoridade é legítima, tributos são dados por força do reconhecimento de muitos anos sob um governo esclarecido e conforme o Todo que vem de Deus. 

3.2.1) E esses tributos podem ser dados em moeda, em prestação de serviço in natura ou por meio de cessão de bens corpóreos ou incorpóreos úteis à organização da administração pública - e isso pode ser feito de maneira espontânea, se o povo enxergar no vassalo de Cristo a figura do próprio Cristo. 

3.2.2) Afinal, colaborar com o soberano de modo que este continue fazendo o país ser tomado como um lar em Cristo cria a figura do contribuinte. Como o governante é também um irmão em cristo que protege os outros irmãos, então dar sistematicamente o que ele necessita após anos de governo esclarecido é um tipo de distributivismo, uma vez que dar aos necessitados é emprestar a Deus - e a contribuição regular é um empréstimo que o povo concede ao governo por força do tributo que deve ser dado a Deus, que colocou um vassalo diretamente escolhido por Este ou por intermédio da Igreja de modo a nos proteger dos bárbaros, quer sejam os pagãos ou os muçulmanos.

4.1) Só em casos muito excepcionais, como uma guerra ou uma catástrofe, que se deve cobrar impostos.

4.2) Como dizem os economistas, a função da lei é cortar os custos de transação decorrentes dos conflitos de interesse qualificados pela pretensão resistida. Como transigir com conservantistas é difícil, então a lei que cria uma obrigação de dar moeda ao erário deve ser excepcional, quando se trata de guerra ou calamidade. E quando esta situação excepcional cessa, a lei precisa ser revogada, de modo a não trair a aliança do altar com o trono edificada em Ourique.

5.1) Em países onde o Estado é tomado como se fosse religião, em que tudo está no Estado e nada pode estar fora dele, o imposto tem natureza ordinária, pois a força tornou-se monopólio do Estado, a ponto de desarmar sistematicamente os cidadãos de modo a inviabilizar uma revolta contra o governo. 

5.2) Como este Estado enxerga o homem como um lobo do próprio homem e tende a dividir o mundo entre amigos e inimigos, marcando os "amigos" - os nascidos neste território - com o estigma da nacionalidade, então as pessoas tendem a só fazer as coisas com base naquilo que a lei permite ou não proíbe (uma vez que a não proibição pode se fundar numa conveniência de Estado ou numa falha de governo).

5.3) Esse estado de coisas "cria" a liberdade a partir do nada, a ponto de ser tomado como uma espécie de ídolo, a ponto de se amar o Estado com fim nele mesmo - e não é à toa que isso foi condenado pela Igreja Católica, pois gera um socialismo de nação, um Estado totalitário.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 4 de dezembro de 2017.

domingo, 3 de dezembro de 2017

Da importância de se ter um hobby como um exercício para se desenvolver a paciência

1) O professor Olavo de Carvalho sempre nos aconselha que é urgente ter paciência. Afinal, os revolucionários sempre prosperam em projetos de longo prazo porque são pacientes.

2.1) A melhor forma de se desenvolver a paciência, essencial para todo e qualquer projeto contra-revolucionário, é fotografar livros impressos e fazer deles ebooks você mesmo. Digo isso por experiência própria.

2.2) Todo dia estou fotografando uma página de livro por dia. Eu vou fotografando o projeto até ficar pronto, com a melhor qualidade possível.

3.1) Se não tivesse essa paciência, eu seria mais um dentre os conservantistas que ficam a fazer salvacionismo. Gastaria minha saliva e meus esforços de modo a conservar essa falsa liberdade que o liberal (aqui no sentido de libertário-conservantista) tanto prega, que é voltada para o nada.

3.2) Muita gente está comprometida neste esforço, só que ele não prosperará, pois é tão revolucionário quanto o comunista. Essa gente não percebe - por conservar isso conveniente e dissociado da verdade, seja por burrice ou por malícia - que é parte da liberdade voltada para o nada querer o Estado tomado como se fosse religião, em que tudo está no Estado e nada pode estar fora dele ou contra ele.

3.3) Enfim, trocar o radical pelo moderado é usar meios moderados de defesa da verdade, o que constitui sério desserviço àquilo que é fundado na conformidade com o Todo que vem de Deus. Afinal, conservadorismo não é conservantismo, uma vez que ninguém se lembrará da dor de Cristo para conservar a verdade, pois ninguém dentre os hedonistas se lembrará da cruz, mas dos luxos e dos confortos, uma vez que a defesa fundada nisso é meramente pragmática.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 2017.

Qual é o melhor momento para se fotografar livros pequenos, aqui em casa?

1) Estou digitalizando o livro O Príncipe, de Nicolau Maquiavel. Trata-se de um livro de bolso, da Coleção Leitura, publicada pela Paz e Terra.

2) Aqui onde eu moro, quando o tempo é bom, o melhor momento para se fotografar um livro pequeno e com páginas brancas é em torno das 7:30 (hora de Brasília). A qualidade da foto tende a ser a melhor possível.

3) Eu tenho observado as condições de luz por isso estou fotografando no melhor tempo e sempre num horário específico.

4) Fotografar é um exercício de paciência.Se quiser ser capaz de executar um projeto de longo prazo, então fotografe. Basta uma página por dia, todos os dias, que você terá o seu projeto pronto.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 2017.

Observações:

1) Quando digo bom é quando o céu é ideal para vôo - céu de brigadeiro.

2) Antes que me perguntem, a câmera que eu uso é uma Mitsuca de 12MB, configurada na função texto. Trata-se de uma excelente câmera. Tenho minha câmera desde que completei 30 anos de idade e estou com ela até hoje.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 2017.

sábado, 2 de dezembro de 2017

Conservantismo é a mistura de burrice com malícia - a tal ponto que um robô tende a ser mais humano do que aquilo que encontramos no Brasil

1) Se inteligência é a capacidade de perceber a realidade das relações humanas e a circunstância que nos rodeia, de modo que isso nos aponte para a conformidade com o Todo que vem de Deus, então pose e afetação são mecanismos de conservantismo, de se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade.

2.1) Conservar o que é conveniente e dissociado da verdade é a combinação fatal de burrice com malícia.

2.2) Nem mesmo um dispositivo eletrônico com uma inteligência artificial limitada é capaz de fazer coisa pior do que a burrice humana sistemática, que prega um intelectualismo artificial que se resume a falso moralismo e doutrinação hipócrita. Por isso que os personagens do The Sims tendem a ser mais humanos do que o nativo desta terra, biologicamente falando.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 2 de dezembro de 2017 (data da postagem original).

Pela minha experiência, conversar com um estrangeiro tem sido muito melhor do que conversar com gente de minha própria terra

1) Nas poucas vezes que me relacionei com estrangeiros, a conversa me saiu mais genuína do que as conversas que venho tendo com gente da minha própria terra. A impressão que eu tinha era que lidava com uma pessoa real, ainda que a milhares de quilômetros de distância. Quando se trata de lidar com alguém na minha terra, a conversa chega a ser tão artificial e vazia que até mesmo os personagens robotizados do The Sims são mais humanos e mais genuínos do que as pessoas que costumo encontrar, seja online ou no mundo real.

2) Com gente da minha terra, a conversa tendia a ser muito unilateral: eu tinha algo acrescentar a esta pessoa e a pessoa nada tinha a me oferecer. As conversas tendiam a superficialidade e logo terminavam.

3.1) Geralmente, a impressão que tenho, quando lido com pessoas de fora, é que elas têm sempre uma história interessante para contar - e elas não têm medo de compartilhar as coisas que conhecem. Elas contam as coisas com uma vivacidade de detalhes que nunca que me deixa enfadonho (até porque aqui no Brasil não há nada de novo, a não ser tragédia).

3.2) O que os estrangeiros costumam me contar não se trata de fofoquinha ou intriga, como costumam fazer aqui, mas situações de vida pessoal - ou mesmo de terceiros - relevantes, que poderiam ser bem documentadas num livro de literatura e que poderiam ser muito bem objeto de análise filosófica.

4.1) Acredito que essa deve ser uma boa razão para se tomar um outro país - mesmo que seja a Rússia, com todas as suas mazelas e seus erros monstruosos - como um lar junto com o Brasil.

4.2) Uma pessoa estrangeira e muito cristã tem uma bagagem de vida muito maior do que a de um nascido nesta terra, biologicamente falando, uma vez que o cristianismo aqui praticado é só de fachada, dado que casamento virou evento social, bem como o batismo de uma criança.

4.3) E é por causa dessas coisas que a agonia do Crucificado de Ourique é muito intensa, por conta do conservantismo sistemático praticado por esses apátridas.

5.1) Se o Brasil de hoje é periferia, isso se deve à mentalidade reinante nesta terra.

5.2) Você só encontrará alguém que preste na internet - e mesmo assim, você vai ter que peneirar muito. Não conte com ninguém da sua vizinhança ou mesmo da sua paróquia, se a pessoa não estiver interessada em conhecer a verdade, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus, fonte essencial para uma história de vida ser muito bem contada.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 2 de dezembro de 2017.

Sendo polímata, o mesmo homem pode ser múltiplo, desde que fundado na conformidade com o Todo que vem de Deus

1) Se fosse agricultor, eu iria pedir a Deus - por intermédio da Nossa Santa Mãezinha - chuva, se o solo estivesse muito seco. Se o tempo estivesse muito nublado, inviabilizando a prática da fotografia, eu iria pedir sol. Sol e chuva não são antagônicos; são complementares, a ponto de gerar vida - tal como o homem e a mulher, em sagrada união a Deus por meio do matrimônio.

2) Para cada clima, para cada estação, uma atividade diferente.  E neste caso a conformidade com o Todo que vem de Deus pede que sejamos necessariamente polímatas, uma vez que as múltiplas atividades são fungíveis, pois se o clima não é favorável a uma atividade, então você pode praticar outra, se tiver condições de fazê-lo.

3.1) Uma pessoa eternamente grata a Deus jamais reclama nem murmura. E essa murmuração pode ser explicada pelo fato de a pessoa se dedicar a somente a um tipo de atividade, quando na verdade dispõe de tempo livre para fazer outras atividades, quando não há clima favorável.

3.2) Afinal, um único homem pode ter vários dons: um bom agricultor pode ser um bom fotógrafo, um bom escritor, um bom carpinteiro, um bom marceneiro. Basta rogar a Deus que lhe conte mais um pouco sobre si mesmo e aí poderá fazer bem qualquer trabalho, inspirado pelo poder do Espírito Santo. Pois a quem pedir muito, muito lhe será dado - e se muito lhe é dado, muito lhe será cobrado.

3.3) Na relação criador-criatura, Deus é capaz de dar sistematicamente diversos dons e habilidades de modo que uma mesma pessoa possa cumprir sua missão em múltiplos fronts. E dar sistematicamente é distribuir - e isso tem um fundo sobrenatural. E neste ponto, a troca torna-se heterônima, pois troca-se ignorância por sabedoria, coisa essa que vem de Deus. Só os que buscam liberdade fora da liberdade em Cristo é que vêem troca autística, uma vez que não vêem o que não se vê, pois Deus também é uma pessoa e nos criou por amor.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 2 de dezembro de 2017 (data da postagem original).