Pesquisar este blog

domingo, 10 de outubro de 2021

O Brasil precisa de revelação, não de ficção imaginativa

1) O professor Olavo de Carvalho, em suas primeiras aulas de seu Curso Online de Filosofia, dizia que o imaginário do Brasil é tão pobre que devemos pensar as coisas tais como são feitas pelos ficcionistas imaginários.

2) Pela minha experiência de escritor, as melhores histórias são aquelas que você vivencia. Como a vivência na vida real é pobre e não te produz nada de virtuoso, então você deve buscar essas experiências nos melhores simuladores da vida existentes do mercado - como o The Sims, o Civilization ou mesmo o Sim Sity. Enquanto você simula essas experiências, você aprende a sã doutrina católica em paralelo.

3) De cada experiência colhida, mantenha sempre um diário e anote tudo o que você descobriu - isso será a base para os seus artigos ou mesmo romances. Busque sempre extrair o lado bom dos jogos e tente criar situações ou diálogos para as cenas que você queira descrever, caso você queira escrever um romance - se possível, faça um curso de arte dramática de modo a imaginar os possíveis diálogos para esse tipo de situação. Isso produzirá uma boa experiência dramática, tão convincente e real a ponto de ser digna de ser contada em forma de livro.

4) Essa experiência boa fabricada a partir dos simuladores, que são um verdadeiro centro de P e D literário, ela tem que ser contraposta à experiência ruim da nossa realidade, de modo que o mau modelo de comportamento possa ser trocado pelo bom. 

5) Quando já se tem um personagem que seja o arquétipo do bem que se deseja estabelecer e que não possa ser esquecido, uma vez que devemos ver o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem nesse arquétipo, faça um filme ou mesmo um jogo de qualidade cinematográfica. Se você não tem recursos para isso, ao menos faça um adventure textual para computador e vá acrescentando o resto com sucessivos remakes com o passar do tempo - como diz Sid Meier, o jogo deve primeiro proporcionar boas experiências e é em torno dessas boas experiências que as demais coisas devem ser acrescentadas ao longo do tempo, por conta do avanço da tecnologia e da melhora dos recursos financeiros. 

6) Isso tem que causar uma impressão autêntica nas pessoas de tal modo que o errado seja trocado pelo correto e nobre, uma vez que isso se funda no Cristo, pois a verdade é o fundamento da liberdade. As imagens associadas a dados verdadeiros geram uma revelação - e elas são mais concretas que a ficção imaginativa, posto que as imagens produzidas por esse tipo de ficção não passam de laboratório de conservantismo, uma vez que incentivam as pessoas a fazerem da insensatez uma experiência laboratorial, o que é errado, pois verdade conhecida é verdade obedecida, uma vez que devemos sempre partir do que se sabe para o que não se sabe, nunca o inverso.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2021 (data da postagem original). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário