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sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Carga Tributária pesada incide sobre o material escolar


Na volta às aulas, uma queixa frequente dos pais é o preço do material escolar. A reclamação não é por menos, já que os itens mais comprados no período, como mochilas, lápis, agenda, apontador, entre outros, sofrem com altas cargas tributárias.

Segundo dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), os impostos podem representar quase a metade do valor total de um material. Uma caneta, por exemplo, tem uma carga tributária de 47,49%, enquanto mochilas e lancheiras têm tributações de 39,62% e 39,74%, respectivamente.

Outros itens básicos para o início do ano letivo também têm seus preços inflacionados por conta dos altos impostos. Mais de 43% do valor de uma agenda escolar, apontador ou borracha é encaminhado para os cofres públicos. A tributação para o estojo chega a 40,33% e até a cola branca não escapou do alto imposto, com 42,71%. Já entre os menores tributos estão os livros escolares, com 15,52%, como pode ser observado abaixo:

Materiais/carga tributária:

Agenda Escolar - 43,19%
Apontador - 43,19%
Borracha Escolar - 43,19%
Caderno Universitário - 34,99%
Caneta - 47,49%
Cola Tenaz - 42,71%
Estojo para lápis - 40,33%
Fichário - 39,38%
Folhas para fichário - 37,77%
Lancheiras - 39,74%
Lápis - 34,99%
Livro Escolar - 15,52%
Livros - 15,52%
Mochilas - 39,62%
Papel pardo - 34,99%
Papel Carbono - 38,68%
Papel Sulfite - 37,77%
Pastas plásticas - 40,09%
Régua - 44,65%
Tinta Guache - 36,13%
Tinta Plástica - 36,22%
Redução da carga tributária

Para mudar o atual panorama, a ABFIAE (Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares) solicitou o apoio do governo e do Ministério da Educação para aprovação de um projeto que prevê redução da carga tributária para materiais escolares. O Projeto de Lei nº. 6705/2009 já tramita há mais de quatro anos e, atualmente, encontra-se em discussão na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal.

“Em um país onde os governantes cansam de afirmar que educação é prioridade, torna-se no mínimo contraditório, se não um absurdo, convivermos com a elevada carga tributária que incide sobre cadernos, borrachas, agendas, lápis, estojos, canetas e, até mesmo, tinta guache e folhas para fichário”, ressaltou o presidente da ABFIAE, Rubens Passos.

(do mural de Maria S. Pedrosa)

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

As comunidades eclesiais de base estão sendo relançadas

Retornam as "Comunidades de Classe"?
Germán Mazuelo-Leytón (Tradução livre)

"De 7 a 11 de janeiro, em Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, Brasil, se reunirão os delegados as Comunidades Eclesiais de Base de todas as juridições eclesiásticas do país continente. Desde a chegada à Cátedra de Pedro do novo Pontífice Francisco, , as CEBs brasileiras especialmente, encontram-se em processo de "relançamento". Os organizadores prevém a assistência de quatro mil delegados para verificar "um novo pentecostes das CEBs".

Originalmente as CEBs atuaram sob o denominativo de "Igreja do Povo". Posteriormente ao receber a aprovação de múltiplos Bispos, e até a benção de Conferências Episcopais, promovendo-as como "sua principal opção pastoral", estas foram multiplicando-se não somente no Brasil, seu país de origem, mas também em toda a América Latina e outras latitudes.

Dois esclarecedores documentos desvelaram completamente o agir das CEBs, braço operativo da Teologia da Libertação de corte marxista: "As CEBs das quais muito se fala e pouco se conhece" do Prof. Plínio Correa de Oliveira, e a também "muito oportuna publicação pelo episcopado mexicano de um excelente informe sobre a Igreja do Povo", escrito por Frei Boaventura Kloppenburg, OFM, Reitor do Instituto Pastoral do CELAM, documento que "freou a ação subversiva marxista no México", desenvolvida nas vésperas da III Conferência Geral do Episcopado Latinoamericano em Puebla.

O quê era, o quê são e o quê pretendem ser as Comunidades Eclesiais de Base?

Um de seus mais preclaros expoentes, Leonardo Boff, em "Eclesiogêneses" teorizou seu conceito de Igreja partindo da "primitiva participação do povo cristão do poder da Igreja", até chegar à III Conferência Geral do Episcopado em Medellín, tempo em "a Igreja aparecia obviamente como a ideologia religiosa legitimadora da ordem imperante" (pág. 58).

Então "tudo começou a mudar com a aparição das "comunidades de base". À partir de 1960, com efeito, apareceram as condições históricas para uma Igreja que nasça do povo. Frente à uma Igreja de cristandade, encarnada em uma classe hegemônica apareceu uma igreja popular, capaz de integrar-se na sociedade revolucionária, uma igreja libertadora cujas características são totalmente distintas e opostas à primeira".

"Nela são os leigos que tem o poder sagrado, depositado pelo Espírito Santo na comunidade primitiva" (Reflexões em torno à Teologia da Libertação, Pe. Francois Francou, SJ), logo, a "Igreja do Povo" é um repúdio à "Igreja tradicional" como instituição hierárquica e dogmática, que considera um "aburguesamento do Cristianismo". "É a divisão, a mesma divisão da luta de classes; uma é a "Igreja Popular", mas eu como cristão considero que é também a igreja verdadeira, porque a outra apóia os exploradores, trai o Evangelho" (Ernesto Cardenal).

Segundo seus ideólogos, as CEBs nunca pretenderam ser eclesiais; "elas foram batizadas com o nome de Comunidades de Base, expressão inspirada na terminologia marxista, equivalente a soviets" (Dom Miguel Balaguer, Bispo de Tacuarembó, Uruguai); "atualmente tudo é de cima para baixo. Por quê o povo não pode participar na eleição de seus párocos, dos Bispos e do Papa? Por quê o Papa tem que ser escolhido apenas por alguns Cardeais?" (Pe. Joseph Comblin, ideólogo da Teologia da Libertação e promotor das CEBs).

Como prelúdio de Puebla, circulou uma avalanche de aportes oficiais (das Conferências Episcopais), e "aportes à Puebla" não oficiais, nos que predominavam "tendências secularizantes, dessacralizantes, progressistas, modernistas, protestantes e marxistóides".

Não obstante o terremoto endereçador das teses comuno-progressistas, no discurso inaugural de João Paulo II em Puebla, o "Documento Final" de Puebla concluiu com "uma lista de nove sinais de esperança e de alegria da Igreja na América Latina", cujo primeiro lugar ocuparam as "Comunidades Eclesiais de Base em comunhão com seus Pastores". De tal forma que com Puebla, as CEBs adquiriram carta de cidadania eclesial.

Mas foi na sua recente visita ao Brasil em 1980, que João Paulo II foi diretamente enérgico com as politizadas Comunidades Eclesiais de Base:

"É particularmente insistente o risco de intromissão do político. Esta intromissão pode dar-se na própria gênese e formação das Comunidades, que se congregariam não a partir de uma visão de Igreja, mas com critérios e objetivos de ideologia política. Tal intromissão porém, pode dar-se também sob a forma de instrumentalização política de Comunidades que haviam nascido em perspectiva eclesial." (Mensagem aos líderes das CEBs do Brasil)

Em pleno auge das CEBs, a Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, na Instrução "Sobre alguns aspectos da Teologia da Libertação", em 6 de agosto de 1984, sanciona que expressões como "Igreja dos pobres", "Igreja do Povo", "Comunidades populares", chegam a significar "comunidades de classe" (cf. IX, 10).

Joseph Comblin não deixa dúvidas do leitmotiv de suas CEBs:

"No plano original, as CEBs foram concebidas para ser fermento, um fator de transformação social e econômica. Se elas contentam-se só em fazer trabalho paroquial - catecismo para crianças, preparação para a primeira comunhão, para o Batismo, etc. - perdem força. Este tipo de trabalho não cria nenhum problema, não leva à nada. Para isso não é necessário que haja CEBs, que são a expressão socializada e politizada da Igreja."

Iniciado o Terceiro Milênio, as CEBs foram um esteio para a promoção de alguns governos na América Latina. A perspectiva das CEBs na era do Papa Bergoglio, será totalmente eclesial ou sociológica?"

Tradução de Sara Rozante

Artigo original em espanhol: http://adf.ly/bmQ7j

Comentários sobre a política, em Aristóteles

01) Aristóteles utiliza-se do termo política para um assunto único: a ciência da felicidade humana. A felicidade consistiria numa certa maneira de viver, no meio que circunda o homem, nos costumes e nas instituições adotadas pela comunidade à qual pertence. O objetivo da política é, primeiro, descobrir a maneira de viver que leva à felicidade humana, isto é, sua situação material, e, depois, a forma de governo e as instituições sociais capazes de a assegurarem. As relações sociais e seus preceitos são tratados pela ética, enquanto que a forma de governo se obtém pelo estudo das constituições das cidades-Estados, matéria pertinente à política.

02) Segundo o estagirita, governo e constituição significam a mesma coisa, sendo que o governo pode ser exercido de três maneiras diferentes; por um só, por poucos ou por muitos. Se tais governos têm como objetivo o bem comum, podemos dizer que são constituições retas, ou puras. Por outro lado, se os poderes forem exercidos para satisfazer o interesse privado de um só, de um grupo ou de apenas uma classe social, essa constituição está desvirtuada, depravou-se. Nota-se aqui o claro confronto ressaltado por ele entre a busca do bem comum e o interesse privado ou de classe. Quando um regime se inclina para o último, para algum tipo de exclusivismo, voltando as costas ao coletivo, é porque perverteu-se.

03) O exame do comportamento político dos homens feito por Aristóteles, mostra que eles sempre se organizaram em três formas de governo: a monárquica (governo de um só), a aristocrática (governo dos melhores) e, finalmente, a democrática (o governo da maioria ou do povo). Essas formas, no entanto, estão sujeitas, a serem degradadas pelos interesses privados e pessoais dos homens, sofrendo alterações na sua essência. A tirania e a oligarquia, por exemplo, são deformações da monarquia e da aristocracia que terminam por beneficiar interesses particulares, o do tirano e o do grupo que detém o poder, marginalizando o bem público. Quanto à democracia, Aristóteles lhe manifesta maior simpatia do que Platão, mas indica que ela está sujeita à influência dos demagogos, que constantemente incitam o povo contra os possuidores de bens, causando tentativas revolucionárias. Essas são esmagadas por golpes dados em nome da ordem. A polarização das forças na vida da cidade é estabelecida pelo conflito de interesses contrários: o dos pobres (pró-democráticos) e o dos ricos (a favor da oligarquia).

Formas de governo para Aristóteles:

Formas puras:

-Monarquia: governo de um só homem, de caráter hereditário ou perpétuo, que visa o bem comum, como a obediência as leis e às tradições.

-Aristocracia: governo dos melhor homens da república, selecionados pelo consenso dos seus cidadãos e que governa a cidade procurando o beneficio de toda a coletividade.

-Politia: governo do povo, da maioria, que exerce o respeito às leis e que beneficia todos os cidadãos indistintamente, sem fazer nenhum tipo de discriminação.

Formas pervertidas:

-Tirania: governo de um só homem que ascende ao poder por meios ilegais, violentos e ilegítimos e que governa pela intimidação, manipulação ou pela aberta repressão, infringindo constantemente as leis e a tradição.

- Oligarquia: governo de um grupo economicamente poderoso que rege os destinos da cidade, procurando favorecer a facção que se encontra no poder em detrimento dos demais

- Democracia: governo do povo, da maioria, que exerce o poder favorecendo preferencialmente os pobres, causando sistemático constrangimento aos ricos.

04) Para obter uma sociedade estável, Aristóteles considera, que o regime mais adequado é o misto, que equilibre a força dos ricos com o número dos pobres. Para ele a sociedade ideal seria aquela baseada na mediania, que, ao mesmo tempo em que, graças presença de uma poderosa classe média, atenua os conflitos entre ricos e pobres, dando estabilidade à organização social. Esse governo, ele definia como timocracia (timé = honra), onde o poder político seria exercido pelos cidadãos proprietários de algum patrimônio e que governariam para o bem comum. Em outros momentos este regime ideal é chamado de politia (governo da maioria, mas regido por homens selecionados segundo a sua renda), que ele classifica entre as constituições retas.

Por Flavio Fortini

Facebook, 07 de janeiro de 2014 (data da postagem original).

Da amizade como a base da sociedade política: http://adf.ly/c8q6A

Sobre os quatro significados do mito da caverna de Platão: http://adf.ly/cBUUu

O limite da ordem vai até onde você pode ser ouvido e compreendido: http://adf.ly/c8q9b

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O debate entre esquerdistas e direitistas não faz sentido - Parte 1

1) O debate esquerda x direita não faz sentido ao povo brasileiro.

2) Nosso povo acha que entender as chaves do futebol é mais importante que o que faz um deputado ou senador. 

 3) O debate deve se dar desta forma: Democraticos x Antidemocraticos. 

 4) Isso faz todo o sentido, pois quando surgir um termo como "direita fascista" o próprio termo cai por terra, por ser antidemocratico; e quando surgir o termo "socialismo", este também cai por terra, devido aos inúmeros atos antidemocraticos feitos em nome das minorias. 

 (André Tavares) 

Ver também:

1) O PT é cínico, totalitário e antidemocrático (comentários do Olavo no True Outspeak): http://adf.ly/6fbKa

2) Não existe debate: a esquerda concentra o que há de mais podre no ser humano: http://adf.ly/bTQMu

3) O que é direita? http://adf.ly/1Owchj

4) André Tavares comentando a realidade política do Brasil: http://adf.ly/1PsBRV

sábado, 28 de dezembro de 2013

A fonte chavista secou


Acabou o tempo do dinheiro fácil para financiar o "socialismo do século 21" na América Latina. A profunda crise na Venezuela tem afastado de sua órbita, na prática, os países que, embora ainda compartilhem o mesmo discurso demagógico e o mesmo desapreço pela democracia do falecido caudilho Hugo Chávez, entenderam que a proximidade com o chavismo já não é mais lucrativa. Há contas a pagar, e vários governos ditos "bolivarianos" perceberam que, para isso, terão de atrair investimentos externos e aceitar a cartilha do Fundo Monetário Internacional (FMI), em vez de esperar que o governo venezuelano venha em seu socorro.

"O bolivarianismo foi criado e mantido em torno de três elementos: o carisma, o talão de cheques e as ideias de Chávez. Hoje, a Venezuela não tem dinheiro nem para comprar papel higiênico", disse para o Estado o analista venezuelano Moisés Naim, do Carnegie Endowment for International Peace.

O esgotamento do modelo bolivariano de integração regional, conforme descrito por Naim, é evidente. Um exemplo representativo desse colapso foi noticiado pelo jornal venezuelano El Nacional, segundo o qual a Venezuela cortou em 68% a ajuda que dava aos países do Petrocaribe. Trata-se de uma zona econômica especial, criada por iniciativa de Chávez, na qual o petróleo venezuelano é vendido a países caribenhos a preços módicos e em condições de pai para filho - a Jamaica, por exemplo, pagava sua cota com aulas de inglês para os venezuelanos.

O presidente da estatal petroleira PDVSA, Rafael Ramírez, foi surpreendentemente claro ao comentar que os beneficiados pelos acordos do Petrocaribe terão de se contentar com menos daqui para a frente, já que as necessidades da Venezuela se impõem de forma urgente. "Temos dito a alguns países que estamos precisando de diesel para usinas elétricas. A prioridade está aqui, e não posso exportar", disse Ramírez.

O caso mais significativo do afastamento pragmático dos clientes do chavismo, no entanto, é o da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba). Enquanto a Venezuela afunda - em meio a uma inflação de mais de 50%, crescimento econômico de 1%, desemprego de quase 10%, desabastecimento generalizado e apagões diários -, Bolívia, Equador e Nicarágua adotam políticas de ajustes na economia para obter meios de financiamento independentes de Caracas.

Na Bolívia, apesar de manter o discurso nacionalista e estatizante, o presidente Evo Morales parece disposto a aprovar reformas que facilitem o investimento estrangeiro na exploração de suas riquezas minerais. Nada disso significa que Evo tenha tomado juízo, mas sinaliza a preocupação boliviana diante das dificuldades de seu patrono chavista - cuja infinita bondade, na época de ouro do populismo petroleiro, permitiu que Evo e outros companheiros latino-americanos bancassem o assistencialismo travestido de "fim da pobreza" que tantos votos lhes deu nos últimos anos.

Pelas mesmas razões, a Nicarágua do sandinista Daniel Ortega seguiu as recomendações do FMI e fez reformas para reduzir o déficit externo e aumentar as reservas internacionais. No Equador, o governo busca um acordo de livre-comércio com a União Europeia, uma atitude que contrasta com a da Venezuela, cujo presidente, Nicolás Maduro, disse que "o livre-comércio é como trocar pepitas de ouro por espelhinhos, sistema com o qual nos colonizaram há 500 anos". É desse tipo de reducionismo primitivo que os sócios da Venezuela na Alba parecem querer se distanciar.

Os prejuízos causados pela crise venezuelana não se limitaram aos países da Alba e do Petrocaribe. A Argentina, por exemplo, socorreu-se várias vezes do dinheiro venezuelano para amortizar dívidas. Hoje, esse tipo de ajuda não é mais possível, e isso explica em parte os apuros da presidente Cristina Kirchner.

Ao propor a fundação da Alba, Chávez disse que a integração latino-americana por ele projetada era vital: "Ou nos unimos ou afundaremos". Pelo visto, os países bolivarianos estão se afastando da Venezuela justamente para evitar esse abraço dos afogados.

Editorial d'O Estado de São Paulo (aka Estadão), de de 27 de dezembro de 2013.

Humor segundo Fábio Porchat

Eis o que pensa Fábio Porchat sobre o humor:


Como vem da religião a fonte dos valores morais e dos bons costumes, em tese ele deveria escarnecer toda e qualquer religião, mas ele não faz isso. O deboche é seletivo: ele escarnece do Cristianismo. E eis a razão:


É por essas razões que eles merecem, sim, ser processados, não só nos termos do artigo 208 do Código Penal, mas ter também a apatria declarada (por alta traição aos valores fundamentais da pátria, mas isso aqui falo em termos de lei natural). Pois é matando o Cristianismo aos poucos que se mata o sentido fundacional desta pátria. 

Acesso à petição pública que exige que o Porte dos Fundos seja processado e punido por essa conduta reiterada: http://adf.ly/bKE3p

Matéria relacionada:

Postagem do Logos Apologética contra o Porta dos Fundos: http://adf.ly/bHlRq

Igreja e Política na Europa no sec. XIX


O Prof. Dr. Orlando Fedeli comenta um caso de 1948, numa troca de cartas entre maçons: 

1) Para destruir a Igreja é preciso destruir a mulher - ora, é impossível destruir a mulher, mas é possível corromper a mulher. Se a mulher for corrompida, a igreja será destruída. 

 2) Uma criança que viu a mãe rezar, que viu a avó rezar, certamente vai ser católica. A santidade da mãe é a base da imitação de Cristo, já que o parâmetro é a virgem Maria. 

 3) É por isso que é preciso que a mulher seja parâmetro no vício - que cheire o vício, que Veja o vício, que escute o vício, que apalpe o vício, que respire o vício, que sinta o vício 

 4) É por essa razão que inventaram a televisão. A televisão é a prostituição eletrônica, por excelência. E ela se encontra fácil nos lares.

(Do mural de Jéssica Maria Barros)