Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Por que Camus disse que o absurdo é a primeira verdade?

1) Quando saio de casa, algo de inusitado acontece. Na verdade, essas coisas desordenadas sempre ocorrem - eu só não as testemunhei ou tomei conhecimento por meio de outras pessoas que testemunharam. Seja uma mulher fazendo pole dance no metrô ou nego fazendo maluquice nas barcas que levam de Niterói para o Centro do Rio, todo dia acontece o inusitado, o insólito, o inesperado. Quando se trata de gente que perdeu tudo exceto a razão, o absurdo tende a se tornar a primeira verdade, no dizer de Camus.

2.1) Como todo mundo tem a sua própria verdade, que se tornou um "direito humano", o paganismo se estabelece, pois a liberdade voltada para o nada leva à loucura e à autodestruição da criação, por ser desordenada, fora da conformidade com o o Todo que vem de Deus. Isso é a marca da desobediência adâmica, pois em algum grau nós somos todos birutas, por sermos todos pecadores.

2.2) Essas "primeiras verdades", fundadas no fato de se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, que é Cristo, precisam ser registradas e depois analisadas. E uma vez analisada, é preciso expor os fatos a todos aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, uma vez que auto-exposição ao ridículo é um indício de baixa autoestima. Como a pessoa é uma pobre coitada, então seu nome deve ser preservado da ridicularização pública, do mórbido, daquilo que se funda no mundo, pelo mundo e para o mundo. 

3) Como Cristo disse que os últimos serão os primeiros, então as últimas verdades serão definitivas e restaurarão a sanidade do mundo decorrente dessas "primeiras verdades" decorrentes da desobediência adâmica. Afinal, Cristo é o segundo Adão e veio a restaurar as coisas fundadas na conformidade com o Todo que vem de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 29 de novembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário