Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Das razões pelas quais Cristo expulsou os vendilhões do templo

1) O conservador nominal de hoje costuma ser muito anti-Estado, pendendo fortemente ao libertarismo econômico - isso chega a ser engraçado. Se você ler os evangelhos com atenção, verá que Cristo, apesar de não ser um defensor entusiasta do Estado, disse claramente que era para dar o que era de Deus a Deus, e a César o que era de César. Em contrapartida, o único momento nos evangelhos em que Ele fica furioso e sai descendo o cacete foi quando encontrou os tais "vendilhões" do Templo, os quais, na verdade, eram cambistas ou credores particulares.

2) Os templos, antigamente, eram, além de centros de culto religioso, o mercado financeiro que fazia empréstimos sem juros. Na época de Cristo essa prática havia acabado, e os religiosos - principalmente os fariseus - se tornaram os exploradores do povo. Essa a razão pela qual eles aceitavam de bom grado tudo que Cristo dizia, mas abominavam, a ponto de quererem matá-Lo, a partir do momento em que Ele falava em perdão dos pecados - o que também significa perdão das dívidas, tal como aparece na oração do Pai-Nosso.
 
3) O perdão das dívidas tem duas dimensões na Bíblia:

A) A dívida contraída com Deus é aquela em que você endivida com os poderosos do mundo, a ponto de se tornar escravos dele (banqueiros e financistas estrangeiros) e

B) Essa dívida propriamente dita, que era crescente e levava o povo à escravidão, Cristo veio para relevar e revelar - para além de muitas outras coisas - esses dois segredos esquecidos, além restaurar o instituto do PERDÃO da divida dando um claro recado aos poderosos (banqueiros e financistas, que se encontravam no templo): "Deus perdoará vocês, poderosos do mundo, se vocês perdoarem as dividas dos pequeninos, que vocês escravizam financeiramente, freqüentemente em conluio com César, que vocês corrompem".

Roberto Santos (https://www.facebook.com/roberto.santos.3114/posts/10214884814417326)

Facebook, 10 de novembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário