Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Notas sobre a questão do conhecimento por presença - o caso das belas moças polonesas que vi na JMJ

1) Eu posso afirmar que o que vi na JMJ me ensinou mais sobre castidade do que muitas das minhas catequeses do meu tempo de crismando.

2) O professor Olavo de Carvalho fala em conhecimento por presença. A maior prova disso é que beleza exterior das polonesas, refletindo a sua beleza interior, me ensinou muito mais sobre isso do que as aulas dos meus catequistas. Para mim, as ações delas me bastaram mais do que as palavras.

3) Por mim, haveria JMJ todos os anos aqui no Rio de Janeiro. São essas coisas, esse tesouro de exemplos, que fazem o país ser tomado como se fosse um lar em Cristo, pois é do exemplo do peregrino virtuoso que podemos ter um parâmetro para comparar o certo e o errado, do ponto de vista da conformidade com o Todo que vem de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 9 de outubro de 2017 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário