Pesquisar este blog

sábado, 14 de outubro de 2017

Notas sobre nacionidade e o cultivo das virtudes heróicas

1) Uma pessoa que não tem virtudes não pode ser vista nem no presente, nem na eternidade. Portanto, uma pessoa que não tem virtudes não pode ser lembrada, uma vez que amor é a constante lembrança de que a coisa amada não pode ser esquecida.

2.1) Alguns dizem que eu não amo ninguém, mas eu amo os virtuosos, os manifestamente virtuosos.

2.2) E num país onde simplesmente não há o cultivo das virtudes, é impossível que eu ame alguém, posto que são as virtudes que fazem com que eu ame uma pessoa concreta, a ponto de tomar o país onde ela nasceu e foi criada como se fosse meu lar em Cristo, sem que eu me esqueça dos compromissos que tenho com esta terra, que também amo como se fosse meu lar em Cristo.

3) Agora vocês entendem porque eu tendo a gostar das mulheres da Polônia, em vez das que nasceram em minha terra.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de outubro de 2017 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário