Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Se o Brasil não foi colônia, então a colonização de nosso imaginário se deu a partir do golpe de Estado que houve em 1822, o qual chamam de "independência"

1) Quando estava estudando nacionidade com a professora Cecília Azevedo, nas aulas de mestrado em História que assistia como ouvinte, ela havia mencionado a questão da colonização do imaginário.

2) Se o Brasil não foi colônia de Portugal, então o processo de perversão do senso de tomar o país como um lar em Cristo começou com essa mentira de que o Brasil foi colônia. E essa mentira começou naquilo que chamam de independência, que não passa de golpe de Estado. Enquanto toda uma farsa foi construída, todo o nosso passado, toda aquela realidade fundada em Ourique foi sistematicamente apagada, a ponto colocarem outra coisa no lugar. E foi neste ponto que se começou o processo de colonização do imaginário, de programação mental.

3) Com o Brasil separado daquilo que foi fundado em Ourique, influências alheias à nossa fundação foram importadas a ponto de perverterem ainda mais as coisas. E como disse o professor Loryel Rocha, o Brasil é o projeto de Estado totalitário mais perfeito que há, uma vez que a colonização do nosso imaginário se deu a partir da independência - e a importação de idéias estranhas à fundação original reforçou ainda mais esse senso de tomar o país como se fosse religião em que tudo está no Estado e nada pode estar fora dele ou contra ele.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário