Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Educar é semear e povoar, enquanto doutrinar é pilhar e expulsar gente de sua terra nativa

1) O ser humano, na tenra idade, não é uma folha de papel - até porque o papel aceita qualquer coisa, ainda que essa coisa esteja fundada no fato de se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade.

2) O ser humano, na tenra idade, é uma terra fértil. Criado na Igreja doméstica, os pais começam semeando esta terra com histórias de contos de fadas. E aqui entra o termo "colonização", no sentido de lavrar a terra.

3) Com uma educação literária sólida a criança até a fase adulta vai sendo povoada de personagens e modelos de conduta que personificam o que é bom e o que é mau, a ponto de distinguir o certo do errado, no campo da realidade prática.

4) Se Cristo é a verdade, então as terras começam a ser tomadas como um lar em Cristo, quando estão vazias. E como estão vazias, começam a ser lavradas. E é por haver uma colônia agrícola que outras pessoas passam a morar na região e a se dedicar a outras atividades de modo a formar uma cidade. E é por haver cidades que existe povoamento.

5) Em terras que já são povoadas, a evangelização de povos que não conhecem a palavra de Cristo se dá por meio do casamento. E estas almas começam a ser semeadas na verdadeira fé até serem integradas à nossa pátria de modo que o pais seja tomado como se fosse um lar em Cristo, junto com estes povos.

6) A educação religiosa não é uma doutrinação porque é o próprio Cristo quem semeia a mente desses povos. E sendo Deus, Ele usa as mãos de seus missionários de modo que a semeadura produza muitos frutos. Na doutrinação, você não vê Cristo. Nela, nós vemos pensadores como Karl Marx fazendo pacto com o demônio de modo a poderem manipular essas pessoas de geração em geração por meio dos livros.

7) Enquanto na educação terras são povoadas com personagens imaginários e que espelham pessoas de carne e osso, na doutrinação pessoas são expulsas por violência. E a maior prova disso é expulsando o Deus feito homem e a família por tabela.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2017 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário