Pesquisar este blog

domingo, 3 de setembro de 2017

É da mudança das atitudes que se prepara a mudança de fato, a ponto de muitos preferirem o campo à cidade

1) Como falei, trocar de lugar é um vôo. Afinal, o modelo de excelência é uma águia e não uma galinha.

2) Você aprende a voar na terra mesmo. E isso pede que você se prepare de modo que tome o campo como o seu lar tanto quanto a cidade. A mesma coisa ocorre quando você troca o Brasil pela Polônia, por exemplo.

3) Quando você se prepara espiritualmente para isso, você muda seu jeito de ser, a ponto de trocar o que é viciado e morto pelo que é virtuoso e conforme o Todo que vem de Deus. Essa troca deve se fundar na missão de que é preciso servir a Cristo em terras distantes. E um exemplo de terra distante pode ser o seu próprio vizinho de porta, no condomínio.

4.1) Sem essa mudança de jeito de ser, fica impossível reverter o fluxo migratório da cidade para o campo.

4.2) Afinal, a desordem urbana que há nas favelas e nesses condomínios onde todos vivemos empoleirados está numa desordem da alma. Você deve buscar o belo, mesmo que isso vá contra todas as convenções fundadas naquilo que é conveniente e dissociado da verdade. Os portugueses venceram mares nunca dantes navegados por Cristo - você conseguiria, por Cristo, vencer este mar navegado por poucos, a ponto de ser praticamente nunca dantes navegado?

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 3 de setembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário