Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Notas sobre a relação entre educação e distributivismo

1.1) Se parar pra pensar, o mundo é dos desiguais - e isso é da vontade de Deus (wola Boża). Uns sabem mais porque tiveram oportunidade de estudar e outros pouco ou nada sabem porque não tiveram a mesma oportunidade.

1.2.2) Alguns, no entanto, sabem demais porque tiveram a pretensão de buscar o conhecimento de modo a querer mudar o mundo e usurpar o lugar que é próprio de Deus - e esses sujeitos são ricos em má consciência. Diante dessa pretensão, é preferível ser analfabeto a ser doutrinado, pois a doutrinação é um tipo de analfabetismo funcional, pois a pessoa conserva o que é conveniente e dissociado da verdade sistematicamente a ponto de ser incapaz de ver a verdade em pessoa, que é Cristo, Nosso Senhor.

1.3) E há, ainda, os que têm a possibilidade de aprender, mas não o que querem por serem preguiçosos. 

2.1) Como conseguir o conhecimento que o agraciado por Deus recebeu por graça divina (boska łaska)? Fazendo amizade com as pessoas certas, que amem e rejeitem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. Se você não fizer isso, você estará lascado.

2.2) O agraciado por Deus (bogaty) distribuirá o que tem de melhor ao carente de instrução (ubogi). Afinal, Deus usa os que foram por Ele agraciados de modo a ajudar os pobres, já que Deus (Bóg) ama os pobres e os humildes de coração.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 3 de julho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário