Pesquisar este blog

sábado, 29 de julho de 2017

Notas sobre o ciclo da leitura e da vivência


1) A vivência pura e simples no tempo presente tende a ser linear e progressiva.

2) O estudo do passado faz com que regridamos no tempo. E a visualização desse passado se dá por meio da imaginação, em que vemos a viabilidade de se restaurar certas coisas do passado de modo a que sejam úteis às atuais circunstâncias em que nos encontramos, no presente. Afinal, a utilidade de algo se mede do casamento da liberdade com a verdade, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus.

3) O que conecta essas linhas paralelas, em que uma corre em sentido contrário à outra? As nuances - é nas nuances do presente que registramos na literatura que se faz com que a linha do estudo busque a realidade de modo a que seja bem aplicada, bem observada. Do mesmo modo, isso faz com que a realidade busque o estudo de modo a ser melhor compreendida por parte de quem observa as coisas, criando uma espécie de ciclo.

4) Do casamento da leitura com a vivência vem o ciclo virtuoso do conhecimento, em que algo menor prepara o caminho para algo maior, o qual, por sua vez, serve de meio para algo maior ainda. Se a pessoa não estiver aberta às nuances que conectam uma coisa à outra, ela estará atrasada, ainda que esta se diga a mais progressista do mundo, posto que fugiu da realidade, ao não captar as nuances das coisas, essencial para trazer algo do passado, ou mesmo do futuro realmente possível, para o presente - o verdadeiro mercado, o ponto de encontro onde a imaginação se torna algo concreto e realista.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 29 de julho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário