Pesquisar este blog

sábado, 22 de julho de 2017

Cultivar a inteligência é artesanato, mas cultivar burrice é revolução industrial

1) Uma coisa é certa: cultivar uma alma na conformidade com o Todo que vem de Deus é como praticar artesanato. Cada peça é única - e por ser única, ela tem um grande valor por si mesma, pois não poderá ser reproduzida, por conta de seu valor intrínseco - e se o seu produtor já tiver falecido, mais valiosa essa peça se torna, dado que essa peça terá a responsabilidade de transmitir a quem está sujeito à sua natural proteção e autoridade toda a formação que recebeu.

2) Agora, a estupidez é fabricada em escala industrial. Todos recebem os mesmos ensinamentos com base numa metodologia padrão. Como os mesmos são fundados numa diretriz política que conserva o que é conveniente e dissociado da verdade, no final todo mundo sai estúpido.

3) A Revolução Industrial também atingiu as escolas. E isso se dá no ensino de massa - um dos fundamentos da cultura de massa, cultura essa que valoriza o hedonismo, o materialismo, tudo o que não presta, menos a verdade.

4) Agora vocês entendem por que razão coletivismo e totalitarismo são filhos da industrialização? O industrialismo é uma ideologia, pois preza o pragmatismo. Afinal, desde quando sujeito letrado - que sabe ler, escrever, mas que não compreende nada do que está contido no texto - é meta para se construir um país civilizado? Meta por meta, isso é edificar liberdade para o nada. E mesmo que dobrem a meta, o que é nulo é inexistente, pois 2 x 0 = 0.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de julho de 2017 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário