Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Uma lição sobre administração

rocza - transparência, em polonês

Bóg - Deus, em polonês

book - livro, em inglês

plata - dinheiro, em espanhol

srebro - prata, em polonês

cérebro - órgão vital para o homo sapiens

złoto - ouro, em polonês

zeloso - aquele que bem administra um bem ou uma atividade economicamente organizada.

1) Uma pessoa que administra uma atividade economicamente organizada precisa ser zelosa e prudente em relação à atividade à qual se dedica. Afinal, zelo vale ouro.

2) Uma pessoa zelosa precisa apreender a realidade e tomar a melhor decisão possível de modo que as coisas possam fluir bem, em relação ao fluxo de caixa. E isso implica usar o cérebro para promover a capitalização financeira da empresa, posto que dinheiro chama dinheiro - mas isso não pode ser tomado como se fosse religião, pois livro-caixa não pode ser lido como se fosse uma crença de livro, posto que isto pode ser adulterado.

3) No livro-caixa da empresa, ele precisa fazer os registros do modo mais transparente possível, pois é a transparência que faz as fundações da empresa estarem ancoradas em rocha sólida. Afinal, o que ele faz é servir aos seus semelhantes de modo que o país seja tomado como se fosse um lar em Cristo. Como é uma vocação, um chamado ao serviço, então ele é administrador porque atendeu a esse chamado. Trata-se de um sacerdócio.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de junho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário