Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Notas sobre a relação entre patrimonialismo e distributivismo, tendo por fundamento o que foi edificado em Ourique

"A cultura bacharelesca tem raízes na dependência financeira da nobreza ao carguismo público real. O seu prestígio social se baseia no carreirismo estatal." Tiago Barreira

Comentários:

1) A nobreza decorre da realeza. Os que colaboram com o vassalo de Cristo na missão de servir a Cristo em terras distantes recebem a liberdade de tomar o mundo português como um lar enquanto bem servirem ao vassalo, que serve bem a Cristo. É um tipo de distributivismo.

2) O soberano é patriarca tanto em casa quanto fora dela, já que o povo que está sujeito sob sua proteção e autoridade é tomado como parte da família do soberano. Se Cristo fez de D. Afonso Henriques Rei, então ele é regente desse povo que foi escolhido por Deus de modo a servir a Cristo em terras distantes, já que Portugal foi fundado para propagar a fé cristã.

3) As universidades são centros estratégicos, pois preparam os melhores para a missão que herdamos em Ourique. E isso é parte da alta cultura.

4) O dinheiro é fruto de trabalho. Riqueza é construída quando se faz da vocação uma forma de servir a Cristo em terras distantes - e isso conecta o trabalho da nobreza ao trabalho do povo. Criando uma aristocracia distribuída.

5) Quando essa conexão de sentido é perdida, o Estado é tomado como se fosse religião, pois tudo está no Estado e nada pode estar contra ele ou fora dele. E isso cria uma forma pervertida de patrimonialismo. Aqui, a fisiologia manda mais do que o amor a verdade. E na fisiologia, o amor ao dinheiro é maior do que o amor que deve ser dado a Deus. Eis o carreirismo.

6) A forma pervertida de monarquia é a tirania. E a república, tal como temos, é tirania.

7) A forma pervertida de aristocracia é a oligarquia. E a república brasileira é oligárquica.

8) Onde a tirania mete a mão, tudo é corrompido. Logo, o patrimonialismo está corrompido.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 12 de junho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário