Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Notas sobre palestras e distributivismo intelectual

1) Há um hábito bem comum entre os intelectuais anotarem os pontos principais da fala de uma pessoa de modo a responderem na hora - todos fazem isso e já tentaram me ensinar isso, coisa que acabou não dando certo, pois esse não é o meu jeito de ser. Isto pede um grande senso de intelecção auditiva, coisa essa que eu não possuo. Sou muito preso ao texto, já que ler é ver duas vezes melhor.

2) Se estivesse numa palestra, eu pediria para ela fosse gravada. Em seguida, que a palestra fosse toda transcrita. As perguntas que vierem no curso desta palestra não são respondidas ali mesmo, por conta não ter essa capacidade que todos na academia possuem. Eu as responderei quando puder e tentarei da melhor maneira possível não deixar pessoa alguma sem resposta.

3) Terei o e-mail de todos os que estavam presentes naquela palestra. Os transcritos e as respostas iriam para esses e-mails de modo que todos pudessem ler e meditar também - e se eles tiverem anotações particulares das palestras, que mandem pra mim também, pois isso pode me aperfeiçoar. E isso é uma forma de distributivismo intelectual, pois faço todos colaborarem comigo, sobretudo onde for falho.

4) Quem participa de uma palestra minha é também partícipe de toda a atividade intelectual que produzo. E isso é uma forma de transparência.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 7 de junho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário