Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Por que o trabalho que faço é complexo?

1) Se o trabalho do intelectual fosse mais ou menos como ocorre numa fazenda, então a natureza desse trabalho de base que faço abrange pelo menos cinco categorias: transcrição, tradução, digitalização, adaptação e criação. E um bom pioneiro nessa área deve ser que nem um homem renascentista: ser bem versado nestas 5 categorias.

2) Quando a fala é usada como uma segunda escrita, a transcrição deve ser feita. Caso a fala seja feita numa língua estrangeira, é preciso fazer uma tradução - e se a fala estiver centrada numa realidade distinta da nossa, você precisa adaptar o textos com notas que esclareçam o contexto da fala - e esse conhecimento pede que você tome o país do palestrante como um lar em Cristo tanto quanto o seu.

3) No caso de livros, você precisa digitalizá-los. E é da versão digitalizada que você faz uma tradução com adaptações, de modo a criar uma versão brasileira.

4) Quando você estiver suficiente informado, você pode criar muitos artigos por meio de empiria, sem necessidade de informação adicional.

5) O passo 4 é sem dúvida o mais difícil. Ele pede que seus olhos estejam todos para a realidade, fundada no senso de viver a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus. E não é qualquer um que tem isso.

6.1) Em parte, o trabalho que faço é um tanto de guerreiro quanto de colono. O teclado é minha única espada; dependendo da circunstância, ela pode converter-se facilmente em arado. E preciso ser bem versado nessas duas coisas.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 29 maio de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário