Pesquisar este blog

sábado, 13 de maio de 2017

Notas sobre sobre a diferença entre medida popular e medida populista - e sobre a razão pela qual o romantismo dá causa a isso?

1) No país tomado como se fosse um lar em Cristo, povo é o conjunto de pessoas que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. Como a amizade é a base da sociedade política, então é natural haver casamentos arranjados por força de algo fundado na conformidade com o Todo que vem de Deus, uma vez que casamento é pôr-se a serviço de Deus para bem servir à comunidade, de modo a que a verdade esteja sempre entre nós.

2) No país tomado como se fosse religião, em que tudo está no Estado e nada poder estar contra ele ou fora dele, o povo é um órgão. Como as eleições são ditadas pela classe política, nele vê-se a aplicação da teoria do input e do output. Quando o povo não agrada os pretensiosos, costuma-se dizer que ele não sabe votar - e isso é uma bela razão para se acabar com a democracia.

3) Basicamente, esta é a diferença entre medida popular e populismo.

4.1) A base do populismo se dá no romantismo.

4.2.1) É bem verdade que há razões no coração que o cérebro desconhece, mas a verdade é que a alma deve mandar no corpo e não o contrário.

4.2.2) Tudo o que é fundado na matéria se funda no fato de se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, o que gerará desserviço, pois as coisas serão servidas com fins vazios, insinceros.

4.2.3.1) O maior exemplo disso são os casamentos.

4.2.3.2) Quando são fundados no sexo e não no desejo de colocar o amor que um tem pelo outro de modo a servir a Deus, então tudo terminará em divórcio. E é exatamente isso que faz do casamento civil uma ilusão, posto que o Estado está sendo tomado como se fosse religião, de modo a matar a Santa Religião verdadeira.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de maio de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário