Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de maio de 2017

Notas sobre nacionidade, tradição, aprendizado e conhecimento

1) Na falta de professor, você deve aprender sozinho.

2) O processo de aprendizado é lento, pois pode levar uma vida inteira. Em troca de todo esse esforço, você pode passar isso a seus filhos, que sucederão você no processo de aprendizado.

3.1) O pai deve ser, além de amigo dos filhos, o primeiro professor, quando este teve de aprender sozinho, por falta de professor, de modo a lhe servir de exemplo.

3.2) Como professor é facilitador, então seus filhos saberão tanto quanto você e evitarão os caminhos falsos que você teve de trilhar, de modo a chegar à verdade. E é por conhecer os caminhos falsos que eles aprimorarão todo o seu legado.

3.3) E ao ensinar a todos os que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, eles permitem que outros olhares colaborem para o desenvolvimento de uma verdadeira ciência, fundada numa tradição de conhecimento acumulado.

4.1) Esse conhecimento começa como uma tradição de família e depois atinge a comunidade dos amigos, daqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.

4.2.1) Esses passam para outras pessoas dentro desta mesma circunstância até o ponto de a família ampliada inteira aprender todo o conhecimento acumulado, o que favorece o país ser tomado como se fosse um lar em Cristo.

4.2.2) E é neste ponto em que uma nação se torna uma escola de nacionidade, pois a causa nacional passa a servir a uma causa universal, uma vez que alguns serão chamados a servir a Cristo em terras distantes, fazendo com pessoas de lugares estranhos tomem a terra de onde esse conhecimento foi gerado como seu lar também.

5) É assim que nasce um império de cultura e não um império de domínio.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de maio de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário