Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Notas sobre a diferença entre capitalização e capitalismo

1) O verdadeiro liberal é livre em Cristo. É livre porque ama a verdade e conserva a dor de Cristo. E sem eucaristia não há conservadorismo, enquanto movimento da Igreja militante de modo a servir ao bem comum. Como a verdadeira liberdade decorre da verdade, então o liberalismo decorre da prática do bem, da caridade. Da prática do bem, vem a capitalização moral, que afeta todo o senso de tomar o pais como um lar.

2) A capitalização se dá no tempo de Deus que opera tudo em todos, no tempo d'Ele. É Ele que faz o senso de tomar o país como um lar gerar riqueza para todos.

3) O capitalismo é fazer do processo de capitalização uma religião, o que faz com que as coisas percam a causa de tudo isso: Deus.

4) Quando se pratica o enriquecimento sem causa, o tempo é manipulado com base em razões humanas, em interesses humanos fundados no fato de se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade - por isso mesmo, fora da lei natural. E aí ocorre cobrança das coisas sem razão produtiva, sem boa razão, uma que isso é ilícito. Eis a usura.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 29 de maio de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário