Pesquisar este blog

domingo, 2 de abril de 2017

Se a comunicação com Deus se dá de forma meditada, então a confissão vai além do verbo, pois Jesus vê a alma da pessoa

1) Confessei meus pecados. Para a próxima quaresma, eu me comprometo a não comer carne nas sextas-feiras, tal como os poloneses costumam fazer. Tenho falhado miseravelmente neste ponto.

2) A impressão que tive nesta confissão é que confessei pecados que tinha mesmo que ainda não os tenha declarado ao meu confessor, o padre Jan - e isso se deu  porque não me lembro das coisas ruins que causei aos meus semelhantes, após tanto tempo decorrido.

3.1) Deus sabe tudo - mesmo que não diga, por força de não me lembrar mais dos males que causei aos meus semelhantes, eu busquei a confissão da forma mais sincera que pude.

3.2) Sinto que consegui fazer uma excelente confissão, dado que toda a minha comunicação com Deus se dá de forma meditada - por ter este hábito, a confissão, ainda que não declarada labialmente, se estende a todos os pecados que estão em meu pensamento.

3.3) Afinal, se o ouvinte é onisciente, então ele pode ler a minha mente. É isso que eu realmente aprecio - eu aprecio comunicação não-verbal.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 2 de abril de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário