Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Notas sobre o direito real de empresa

1) Se lucro é ganho de uma vantagem econômica devida, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus, então o direito de organizar uma empresa de modo a servir a seus semelhantes é um direito real, que recai sobre as coisas que serão organizadas de modo a se servir a outras pessoas.

2) Se a empresa é um complexo de bens, então é um complexo de coisas que são úteis a quem organiza uma empresa de modo a servir seus semelhantes. São acessórios que seguem a sorte de seu principal, a atividade de seu organizador e de seus sucessores.

3.1) O direito do trabalho trata de empresa temporária.

3.2) Embora juridicamente seja possível montar uma empresa que só funcione até a época da páscoa ou do natal - coisa que faz com que a relação empregatícia tenha caráter temporário, excepcional -, do ponto de vista ético é fora da conformidade com o Todo que vem de Deus, visto que o caráter temporário da empresa é fundado com base no amor ao dinheiro, o que implica ganhar dinheiro sem assumir muitos ônus, riscos.

3.3.1) Se a atividade organizada nasce de uma vocação que se torna sistemática quando o organizador serve a todos de maneira profissional e habitual, então essa atividade perdura no tempo e afeta as coisas - e essa atividade deve ser protegida contra todos aqueles que tentam sabotá-la - como os comunistas ou mesmo os que amam o dinheiro de tal maneira de modo a eliminar a concorrência, como os metacapitalistas.

3.3.2) Se essa vocação é passada para a família como uma escola para se tomar o país como um lar, então a atividade segue o principal, que é a família. E a família deve ser protegida, visto que é a razão de ser de uma empresa, pois servir aos semelhantes é viver a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de abril de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário