Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de abril de 2017

Notas sobre erudição e estilos literários

1) Antigamente, havia guildas de escritores - e cada guilda tinha sua escola de gramática. Se gramática é a construção material da linguagem, então os estilos literários eram construídos por meio de regras que, se devidamente observadas, faziam com que a pessoa dissesse o que era indizível.

2) Afinal, dizer o que era antes indizível e exprimir a coisa de uma maneira bela e edificante - logo, culta - é algo que é conforme o Todo que vem de Deus. Por isso, erudito.

3) A língua portuguesa é uma língua de guerreiros e navegantes. É uma língua própria para a poesia.

4) Se tivéssemos que escrever textos jurídicos dentro da tradição da língua portuguesa, o positivismo jurídico sucumbiria. E os casos forenses seriam descritos em todas as suas nuances de tal maneira que não só a lei seria aplicada mas também criaria um estado de ânimo tal que faria as pessoas não mais delinqüirem. Seria algo realmente genuíno - não essa coisa teatral e insincera que nós vemos hoje.

5) Eu estive jogando Civilization V - e uma das modificações que baixei para o jogo trouxe um povo antigo que viveu na Península Ibérica, anterior à romanização, que tinha por hábito redigir suas leis em verso. Achei isso realmente interessante. Depois vou ver onde coleto mais informações sobre isso.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro,18 de abril de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário