Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Das funções do estoque numa atividade economicamente organizada

A) O caso da importação e exportação de mercadorias

1) Uma das funções do estoque, ao se administrar uma empresa, é prevenir uma eventual falha por conta da troca intertemporal decorrente da compra de mercadorias do exterior e a conseqüente venda no mercado interno.

2) A maior prova disso é que o tempo para se adquirir  um produto por meio da importação e preencher o estoque não é o mesmo tempo necessário para esvaziá-lo - esse tempo, dependendo das circunstâncias, pode ser sazonal ou mesmo eventual, como um tempo de bonança ou mesmo um tempo de crise.

3) Não é à toa que é preciso um bom entendimento da realidade social do país, que deve ser tomado como se fosse um lar, de modo a fazer os ajustes corretos e fazer uma boa intendência na empresa.

B) O caso da compra de insumos para a indústria

1) Outra função do estoque é precaver-se de uma eventual falha de mercado - nem sempre há produto disponível quando você tem necessidade de possuir um determinado produto de modo a empresa fazer bem seu trabalho, enquanto atividade economicamente organizada.

2) Quem tem um bom entendimento da realidade do país deve ser precavido - deve comprar os insumos necessários quando há oferta disponível e em abundância, pois os preços são sempre baixos. E esses insumos devem ser transformados de tal maneira a gerar um produto com alto valor agregado.

3) Um bom produto é aquele que você produz muitas unidades do mesmo tipo com um mínimo de matéria-prima - por isso, saber otimizar é uma forma de aumentar o valor agregado do mesmo.

C) Da possibilidade de esperar o melhor momento para a venda de um produto acabado (especulação)

1) Se você tiver uma economia de base familiar, tal como vemos no distributivismo, um membro da família que esteja a tocar uma fazenda pode lhe suprir a demanda por matérias-primas. Numa família grande, as diferentes vocações produzem uma divisão do trabalho e abrem novas frentes de trabalho que visam a atender às necessidades da empresa e às da vizinhança, uma vez que uns trabalham em função do outro, por conta de amarem e rejeitarem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.

2) Quando se age dessa forma, a empresa trabalha no seu próprio ritmo e não fica tão dependente das eventuais falhas ou imprevisões do mercado - e dessa forma, poderá especular, esperando a melhor hora para se vender o produto armazenado nos estoques.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 28 de abril de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário