Pesquisar este blog

domingo, 5 de março de 2017

Notas sobre tradição, cultura e nacionidade

1) Se culto é o homem cultivado na verdade, na conformidade com o Todo que vem de Deus, então cultura é o legado acumulado de homens cultivados nessa verdade, de modo a que o País seja tomado como se fosse um lar em Cristo e não como se fosse religião imanente de Estado totalitário, em que tudo está nele e nada poderá estar fora dele ou contra ele. Por isso, cultura e tradição são verdadeiros sinônimos.

2.1) Eu tenho feito o meu trabalho - e meu trabalho tem como ponto de partida a experiência de outros homens, seja aqui no Brasil, seja de outros países em que as pessoas se basearam nas experiências locais de modo a que servissem a uma causa universal, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus. 

2.2) Como digo, para eu tomar o meu país como se fosse um lar, eu devo me universalizar primeiro, uma vez que não encontro na minha época exemplo vivo desse senso, dado que tomam o país como se fosse religião de Estado totalitário (eis no que dá 127 anos de República - o país parece que estagnou em 1964 - e isso é pior do que 1968, pois é um ano que se recusa a morrer, na realidade da maioria das pessoas de minha terra).

2.3) Ainda que minha contribuição seja modesta, é o que posso oferecer, com base naquilo que me foi possível trilhar, pois viajar me é inviável e certas coisas eu não posso adquirir porque me são caras. Pelo menos, isso já é uma grande ajuda, para quem não tem nada.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 5 de março de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário