Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de março de 2017

Notas sobre a relação entre voto aberto e a observância da desigualdade natural que há entre as pessoas tanto em relação à instrução quanto em matéria de experiência eleitoral

1) Se o voto fosse aberto, haveria desigualdade em matéria de opinião e experiência de votar, o que faz com que o valor do homem se meça pela sua responsabilidade e experiência - e quanto mais responsável for o eleitor, maior é o peso do seu voto, que servirá de motivo determinante para se eleger ou não determinado candidato.

2.1) A sociedade é composta de homens desiguais: há pessoas jovens e pessoas mais idosas.

2.2) Uma pessoa jovem sequer tem experiência de vida de modo a que possa selar o destino de uma nação - logo, o peso relativo de seu voto terá pouca influência sobre a escolha de um candidato, pois ainda não tem idade para discernir o que é certo do errado, muito menos cultura suficiente para motivar seu voto.

2.3) Uma pessoa mais idosa, mais experiente, participou de várias eleições e tem experiência para motivar seus votos com sabedoria, a ponto de fazer boas escolhas de modo a que o país seja tomado como se fosse um lar em Cristo. E isso tem um peso crucial, pois os mais idosos são a reserva de sabedoria da nação - logo, são uma reserva moral. 

2.4.1) É justamente porque a sociedade é composta de pessoas desiguais o que peso de suas opiniões, palavras e votos é desigual.

2.4.2) Logo, os mais sábios e sensatos são os que possuem o direito natural de escolher aqueles que são chamados a servir ao país de modo a que seja tomado como se fosse um lar em Cristo, ainda que esse chamado se estenda a terras distantes, tal como foi estabelecido em Ourique.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 21 de março de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário