Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de março de 2017

Notas sobre a relação entre populismo e totalitarismo

1) Se a voz do povo é a voz de Deus, então o Estado é tomado como se fosse religião, pois os políticos se fazem de vigários de sacerdote, o que é uma espécie de vigarice. E uma das coisas mais nefastas é manipular a vontade de Deus de modo a tirá-Lo do Centro do mundo, que é o seu verdadeiro lugar, e nele colocar o povo, que são os homens reunidos por Ele de modo a que o país seja tomado como se fosse um lar em Cristo.

2) Não é à toa que o populismo decorre dessas coisas - e não é à toa que ele é irmanado com o totalitarismo, uma vez que isso é socialismo do povo, pelo povo e para o povo, já que o canal para exercer isso se dá na democracia de massas, uma das conseqüências do avanço das idéias libertárias, próprias da Revolução Francesa.

3) Se o comunismo precisa ser proibido tal como o nazismo, então o populismo precisa ser igualmente banido, pois ser idiota não é um direito mas uma irresponsabilidade, uma vez que a pessoa foi chamada a ser santa, a ser uma fiel servidora da verdade e da boa razão que decorre da verdadeira fé, mas preferiu conservar o que é conveniente e dissociado disso.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 6 de março de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário