Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de março de 2017

Notas sobre a importância de se ter um hospital próprio para tratar dos seus empregados

1.1) Se eu tivesse uma atividade econômica organizada e tivesse um filho formado em Medicina, eu criaria um hospital voltado para atender aos funcionários da minha empresa e seus familiares.

1.2) O direito a ser tratado nesse hospital seria um salário que receberiam por força de trabalharem na minha empresa. Eles seriam muito bem tratados - e isso os estimula a serem leais à empresa, fazendo com que seus filhos sucedam este empregado, fazendo com que a relação trabalhista se prorrogue a outras gerações, tornando-se permanente, por conta dos laços de confiança que acabam se transformando em verdadeira amizade.

2.1) Os médicos sob supervisão do meu filho seriam verdadeiros médicos do trabalho - nenhuma especialidade será negligenciada.

2.2) Eles cuidariam dos meus empregados, de modo a que possam estar recuperados e aptos a voltarem a trabalhar para a empresa.

2.3) Como a empresa fica dentro do complexo, eles não precisariam perder seu tempo se deslocando inutilmente.

2.4) O hospital estaria disponível à população da cidade também, de modo a atender quem estiver necessitado. E se a pessoa não tiver recursos para pagar pelo tratamento, pode vir a trabalhar na empresa, como uma forma de pagar o tratamento.

2.5) Além disso, o hospital pode atuar como escola de modo a que os estudantes de medicina possam se especializar em medicina aplicada ao âmbito do trabalho.

3.1) Enfim, ao invés de impessoalizar a economia a ponto de tratar a meu semelhante como se fosse um ser humano indigno, eu estou me organizando de tal maneira a cuidar da saúde dos meus empregados - não só da saúde física como também da espiritual, pois no complexo haverá uma capela para que os meus empregados possam rezar e pôr seus dons de modo a servir a Cristo nesta terra e em terras distantes.

3.2) Eis aí porque haverá aliança entre a atividade econômica organizada, coisa que pode ser feita pelo leigo, e o altar - o que constitui um microcosmo da aliança do Altar com o Trono estabelecida em Ourique.

3.3) Certa ocasião, meu professor de Direito Comercial me disse, quando estava na faculdade, que empresas constituem um microcosmo do Estado. Se o empresário é um pequeno rei, então é natural que haja um microcosmos dessa aliança do Altar com o Trono estabelecida em Ourique. E isso é também distributivismo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de março de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário