Pesquisar este blog

domingo, 5 de março de 2017

Alguns pensamentos sobre a quaresma

1) Com relação à quaresma, eu costumo adotar o seguinte critério: que tipo de coisa para mim é supérflua? Se é supérfluo, tanto faz eu ficar com ou sem essa coisa por 40 dias ou 365, pois isso não afetará o meu ser, a integridade do meu caráter.

2.1) Há algumas coisas que viveria sem e numa boa: futebol, televisão, chocolate (embora eu goste muito disso, eu cortaria isso do meu cardápio por 40 dias sem problemas).

2.2) Se morasse sozinho, eu evitaria comer carne durante as sextas-feiras - para isso, eu iria comer num self-service, pois lá posso escolher o que vou comer, coisa que não posso fazer em casa.

2.3) No self-service, basta não escolher carne - e a alimentação será feita a base de carboidratos, legumes e vegetais. Só à noite, véspera de sábado, é que comeria carne no jantar (a não ser que esteja na quaresma, como agora). No domingo, o dia da ressurreição, é que fica liberado, como já me foi contado. Se Cristo é a verdade e venceu a morte, então a liberdade passou a ser a ordem do dia por conta de sua ressurreição - e ela é movida à eucaristia, em que recordamos a paixão e a morte de Cristo, enquanto se espera a Sua volta.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 5 de março de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário