Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Primeiras impressões do livro Ética Protestante e O Espírito do Capitalismo, de Max Weber

1) Recebi o livro do Weber que encomendei (Ética Protestante e O Espírito do Capitalismo).

2) Na página final do livro, percebo estes comentários do resenhista: o capitalismo foi analisado como uma cultura (o fato social foi tomado como se fosse coisa).

3.1) Algo fora da verdade, fora da conformidade com o Todo que vem de Deus, é tomado como se fosse coisa se isso for conveniente e dissociado da verdade.

3.2) Como o capitalismo é produto de uma contracultura católica, o comunismo é um desdobramento dessa contracultura, pois ela se alimenta da liberdade voltada para o nada que o capitalismo produziu - e é da liberdade voltada para o nada que o Estado é tomado como se fosse religião, em que tudo está nele e nada poderá estar fora dele ou contra ele.

3.3) Esse tipo de coisa leva ao desvio da finalidade do Estado: ao invés de o Estado ser o instrumento de legítima defesa sistemático da população que toma o país como um lar em Cristo, ele se torna o instrumento sistemático de desarmamento da população em todas as suas vertentes (arma branca, arma de fogo, livros e fé). E o povo, desarmado, perde a fé em Deus - e a perda da fé em Deus faz com que todas as coisas percam a sua real finalidade, o que leva a todos à apatria, à morte da civilização.

4) Esta foi uma aquisição importante. Vou estudar este livro com afinco. Uma digitalização deste livro virá numa próxima oportunidade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 8 de fevereiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário