Pesquisar este blog

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Notas sobre um efeito decorrente dos muitos anos de vida virtual

1) Desde 2007, eu levo uma vida online. Graças ao orkut e ao facebook, eu consegui conhecer pessoas com cabeça muito parecida com a minha, ainda que dispersas por todo o território nacional ou na Lusitânia Dispersa (países onde a língua oficial não é o português, mas que tem parte da população capaz de se comunicar perfeitamente bem em língua portuguesa).

2) Graças a esses amigos adequados, que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, eu pude desenvolver minhas habilidades intelectuais e me tornei católico. Durante o tempo em que São João Paulo II foi Papa, eu estava inclinado a ser católico, mas não tinha quem me ensinasse os fundamentos da fé verdadeira - e isso eu encontrei na vida online. Os mais de 3000 artigos que escrevi entre 2014 e hoje são um atestado do quanto progredi na vida em dez anos de vida online.

3) Passados dez anos desta vida, eu comecei a me relacionar com as pessoas da paróquia. Sinto-me mais solto - até porque tenho os amigos adequados para me ajudarem naquilo que eu mais precisar. Eu fui pra vida online porque o que encontrava na minha circunstância não supria o que precisava: de boas amizades, onde pudesse crescer intelectualmente e espiritualmente. Agora volto ao mundo real preparado para ser a luz do mundo e sal da terra.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 12 de fevereiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário